WSL escolhe SOS Mata Atlântica como uma das ONGs beneficiadas da WSL PURE

Publicado por AdrenaNews 187 views0

World Surf League escolhe SOS Mata Atlântica como uma das ONGs beneficiadas da WSL PURE.

Foto: Patricia Ferreti

Em comemoração ao Dia da Terra, a World Surf League (WSL) anunciou que a SOS Mata Atlântica foi uma das ONGs escolhidas para receber uma bolsa da WSL PURE (ONG da WSL) esse ano. O benefício é concedido a Organizações Não Governamentais localizadas em regiões importantes para a World Surf League, cujo trabalho apoia a campanha “We Are One Ocean” da WSL, para a proteção e conservação do oceano em todo o mundo.

Foto: Patricia Ferreti

“O programa de benefícios da WSL PURE é muito importante para nós, porque nos permite aprofundar nossa conexão com as comunidades onde a WSL realiza eventos, apoiando o incrível trabalho dessas organizações”, disse Emily Hofer, Diretora Executiva da WSL PURE. “Estamos comprometidos em trabalhar a nível global e regional para proteger o oceano e, em particular, investir na juventude como administradores do oceano”.

A SOS Mata Atlântica é uma organização ambiental não governamental (ONG), que trabalha buscando inspirar a sociedade para proteger a floresta costeira ameaçada do Brasil. A doação será usada para financiar uma campanha de mobilização e conscientização, para envolver os governos locais e as comunidades a tomarem medidas visando proteger ecossistemas essenciais, incluindo manguezais, dunas e recifes de coral, ao longo da costa brasileira.

A Mata Atlântica é o bioma brasileiro mais próximo do oceano. São mais de 300 municípios localizados pela extensa linha de costa, onde se desenvolvem manguezais, restingas, praias, recifes e vários outros ecossistemas. “A enorme biodiversidade da Mata Atlântica também se deve à essa interação com o oceano e todo o processo de evolução que ocorreu no contato desses sistemas ao longo de milhões de anos”, destaca Diego Igawa Martinez, biólogo e coordenador de projetos da SOS Mata Atlântica.

Foto: Patricia Ferreti

Por outro lado, essa área também é uma das mais populosas do país. Além de mais de 70% da população brasileira morar na Mata Atlântica, a densidade demográfica na zona costeira chega a ser cinco vezes superior à média nacional. Ainda que, em números absolutos, o Brasil tenha grandes áreas marinhas protegidas, várias regiões no litoral da Mata Atlântica ainda carecem de maior e melhor proteção integrada aos municípios costeiros.

“A vida começou no oceano e a vida na Mata Atlântica brasileira evoluiu sob a influência do oceano”, diz Diego Igawa Martinez. “Trabalhamos há mais de 30 anos para inspirar as pessoas a defenderem a Mata Atlântica e seus ecossistemas costeiros e marinhos. Mas, a próxima década será decisiva para a conservação desses ambientes e temos o prazer e a honra de colaborar com a WSL PURE neste compromisso global. Mais de 70% da população de nosso país vive na área do bioma Mata Atlântica, próxima ao mar. É hora de retribuir mais aos lugares que são nossa casa, que nos proporciona tantas oportunidades e bem-estar geral”.

Neste Dia da Terra e ao longo desta temporada, a WSL está se empenhando em preservar o futuro do nosso esporte, com a petição “We Are One Ocean” convocando os líderes mundiais da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica de 2021, para proteger e conservar pelo menos 30% do oceano global até 2030. A WSL exige que os líderes mundiais sejam guiados pela ciência e por um processo inclusivo que abranja todas as comunidades de partes interessadas, considerando o valor do oceano para os povos de todas as nações.

A WSL incentiva os amantes do oceano em todo o mundo a celebrar o Dia da Terra, aprendendo mais e assinando a petição em weareoneocean.org.

We Are One Ocean é apoiado pela Shiseido, Gillette Venus como parte de seu compromisso contínuo de usar menos recursos até 2030 e o veículo elétrico híbrido Jeep 4xe.

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – Estabelecida em 1976, a World Surf League (WSL) é a casa do melhor surf do mundo. Uma empresa global de esportes, mídia e entretenimento, a WSL supervisiona circuitos e competições internacionais, tem uma divisão de estúdios de mídia que cria mais de 500 horas de conteúdo ao vivo e sob demanda, por meio da afiliada WaveCo, empresa que criou a melhor onda artificial de alto desempenho do mundo.

Com sede em Santa Monica, Califórnia, a WSL possui escritórios regionais na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e EMEA. A WSL coroa anualmente os campeões mundiais de surf profissional masculino e feminino. A divisão global de Circuitos supervisiona e opera mais de 180 competições globais a cada ano do Championship Tour e dos níveis de desenvolvimento, como o Challenger Series, Qualifying Series e Junior Series, bem como os circuitos de Longboard e Big Wave.

Lançado em 2019, o WSL Studios é um produtor independente de projetos de televisão sem roteiros, incluindo documentários e séries, que fornecem acesso sem precedentes a atletas, eventos e locais globalmente. Os eventos e o conteúdo da WSL, são distribuídos na televisão linear para mais de 743 milhões de lares no mundo inteiro e em plataformas de mídia digital e social, incluindo o WorldSurfLeague.com. A afiliada WaveCo inclui as instalações do Surf Ranch Lemoore e a utilização e licenciamento do Kelly Slater Wave System.

A WSL é dedicada a mudar o mundo por meio do poder inspirador do surfe, criando eventos, experiências e histórias autênticas, afim de motivar a sempre crescente comunidade global para viver com propósito, originalidade e entusiasmo.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com

SOBRE A WSL PURE – PURE é uma organização sem fins lucrativos da WSL que significa Proteger, Entender e Respeitar o Meio Ambiente. Fundada em 2016, a WSL PURE tem a missão de inspirar, educar e capacitar a proteção do oceano, começando pela comunidade global do surf. A WSL PURE está especificamente focada em alertar sobre a crise climática, a poluição marinha por plásticos e a preservação do oceano. PURE aproveita a incrível plataforma da WSL para iluminar as pessoas que possam fazer a diferença – ambientalistas, atletas, organizações de defesa, comunidades e indivíduos – e colaborar com parceiros sem fins lucrativos do mundo todo.

Para mais informações, visite wslpure.org

Reportagem: João Carvalho – WSL Latin America

Edição Texto e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72