World Street Skateboarding Rome 2022 – Começou nesta quarta-feira a corrida olímpica para Paris 2024.

Publicado por AdrenaNews 0

Começou nesta quarta-feira as disputas do World Street Skateboarding Rome 2022. O evento começou com a primeira fase feminina. Gabriella Mazetto, foi o destaque avançando para a segunda fase.

Gabriela Mazetto em ação. Foto: Julio Detefon / CBSk

“Graças a Deus eu consegui acertar minhas manobras e passar para a próxima fase”, destaca Gabriela Mazetto. “A gente teve muitos dias de treino. Fiquei feliz por ter acertado a minha volta. Espero que na próxima fase eu também continue acertando”, completa a skatista da Seleção Brasileira.

Logo na abertura das classificatórias, às 3h45 desta manhã (horário de Brasília), Kemily Suiara e Carla Karolina entraram na primeira bateria de disputa. Marina Gabriela e Gabriela Mazetto, competiram nas baterias seguintes, Mazetto, foi a única que avançou para a segunda fase do evento na 14ª posição com 48.14 pontos.

Carla Karolina em ação. Foto: Julio Detefon / CBSk

Um total de 27 skatistas se classificaram. Carla Karolina (32ª – 21.73), Kemily Suiara (35ª – 20.66) e Marina Gabriela (38ª – 18.44) também representaram o skate nacional, porém não conseguiram suas classificações. Nas classificatórias e nas quartas de final, cada skatista tem direito a dar duas voltas (45 segundos), valendo como pontuação final a nota da melhor volta.

Kemily Suiara em ação. Foto: Julio Detefon / CBSk

No total, serão 17 brasileiros nas disputas em Roma, incluindo Rayssa Leal e Kelvin Hoefler, medalhistas olímpicos em Tóquio. Além deles, Pâmela Rosa, Felipe Gustavo e Giovanni Vianna, que também representaram o Brasil no Japão, estarão no evento.

Marina Gabriela em ação. Foto: Julio Detefon / CBSk

No masculino, os primeiros a representar o país serão Wacson Mass e Wilton Souza, às 3h45 da manhã, mas na quinta-feira (30). Filipe Mota, Eduardo Neves, João Lucas “Xuxu”, Gabryel Aguilar, Ivan Monteiro, Carlos Ribeiro, Giovanni Vianna e Felipe Gustavo também estarão na primeira fase de disputas na capital italiana.

Filipe Mota em ação. Foto: Julio Detefon / CBSk

“A pista tem uma ‘vibe’ incrível, com o Coliseu bem de frente, um lugar histórico de Roma. É a minha primeira vez na Europa; tem sido uma experiência incrível”, destaca Filipe Mota, skatista da Seleção Brasileira Júnior.

Felipe Gustavo em ação. Foto: Julio Detefon / CBSk

“Minha segunda vez em Roma. A primeira foi no ano passado, fez parte da minha história: foi onde eu me classifiquei para os Jogos Olímpicos. E este ano eu espero poder representar o Brasil, junto com o resto do time”, destaca Felipe Gustavo, skatista da Seleção Brasileira

Eduardo Neves em ação. Foto: Julio Detefon / CBSk

“É a minha segunda vez em Roma. Estou muito feliz que vou conseguir participar de todo o ciclo olímpico. Essa é a primeira etapa, tem vários brasileiros. Espero que todos se deem bem. Boa sorte a todos!”, completa Eduardo Neves, da Seleção Brasileira Principal.

Pâmela Rosa e Rayssa Leal, que ocupam a primeira e a segunda colocação do ranking mundial, respectivamente, e Kelvin Hoefler, quarto colocado do ranking, entrarão direto na segunda fase da competição (quartas de final), que acontece sexta-feira (01). As quartas de final reunirão 32 atletas no feminino e 32 no masculino, considerando os pré-classificados (medalhistas olímpicos e o top 5 do ranking mundial) e os skatistas que avançarem na primeira fase.

As semifinais do evento acontecem sábado (02) com 16 atletas no feminino e 16 no masculino. As finais serão domingo (03), com os oito melhores por categoria. Na semifinal e na final, a nota de cada skatista será composta pela somatória de três notas: a volta (45 segundos) de maior pontuação e as duas manobras de maior nota. Cada skatista tem direito de realizar duas voltas e cinco tentativas de manobra nessas duas fases da competição. A competição terá transmissão ao vivo das semifinais e da final pelo Olympic Channel, no Youtube, e pelo SporTV.

Programação dos brasileiros na quinta-feira (30):

Masculino:

HEAT 1: Wacson Mass e Wilton Souza (8h45 de Roma; 3h45 da manhã de Brasília)

HEAT 4: Filipe Mota (12h45 de Roma; 7h45 de Brasília)

HEAT 6: Eduardo Neves (15h25 de Roma; 10h25 de Brasília)

HEAT 7: João Lucas “Xuxu”, Gabryel Aguilar e Ivan Monteiro (16h45 de Roma; 11h45 de Brasília)

HEAT 8: Carlos Ribeiro, Giovanni Vianna e Felipe Gustavo (18h05 de Roma; 13h05 de Brasília)

Reportagem: Rafael Miramoto – CBSk

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas