World Street Skateboarding Rome 2022 – 04 brazucas avançam nas classificatórias de quinta-feira.

Publicado por AdrenaNews 0

04 brazucas avançaram nas classificatórias do World Street Skateboarding Rome 2022. O Brasil, terá um total de 08 representantes, nas quartas de final. Gabryel Aguilar, foi o melhor brasileiro na quinta-feira.

Gabryel Aguilar em ação. Foto: Julio Detefon – CBSk

Gabryel Aguilar exaltou a preparação dos atletas realizada pela CBSk e lembrou da ida à capital italiana em 2021 para a disputa do Mundial que definiu os classificados para os Jogos de Tóquio 2020. “Eu sempre sonhei em estar aqui de novo, porque na primeira vez que eu vim, eu tive a oportunidade de passar para a semifinal e foi quase, bati na trave. Agora, com a Seleção Brasileira, nós fizemos vários treinos, preparação física, então nós estamos bem mais preparados do que a última vez. Hoje foi muito especial, consegui acertar todas as manobras que eu queria”, comentou Aguilar.

Eduardo Neves em ação. Foto: Julio Detefon – CBSk

A etapa em Roma, é a primeira que valerá pontos para a corrida classificatória aos Jogos Olímpicos de 2024. Além de Gabryel Aguilar (4º – 71.59 pontos), mas 03 brazucas conquistaram suas vagas, Filipe Mota (5º – 70.77), João Lucas Alves (8º – 60.97) e Carlos Ribeiro (22º – 46.03) estão classificados para as quartas de final do Pro Tour de Roma. Os quatro skatistas avançaram entre os 27 melhores nas classificatórias desta quinta-feira (30).

Filipe Mota em ação. Foto: Julio Detefon – CBSk

“Para mim está sendo uma experiência inexplicável, andando de skate com os melhores skatistas do mundo, estou elevando bastante meu nível e espero que amanhã eu consiga andar muito mais de skate, me divertir e conseguir passar para a próxima fase”, completa João Lucas Alves.

João Lucas Alves em ação. Foto: Julio Detefon – CBSk

Além dos quatro classificados, o Brasil ainda foi representado por Wacson Mass (31º – 39.00), Giovanni Vianna (42º – 34.21), Eduardo Neves (43º – 34.07), Felipe Gustavo (47º – 32.52), Ivan Monteiro (82º – 19.43) e Wilton Souza (128º – 7.57), que fizeram boas apresentações mas não suficiente para terminar entre os classificados.

Wacson Mass em ação. Foto: Julio Detefon – CBSk

As quartas de final, nesta sexta-feira (01), reunirão 32 atletas no feminino e 32 no masculino, considerando os pré-classificados (medalhistas olímpicos e o top 5 do ranking mundial) e os skatistas que avançaram na primeira fase.
Nas classificatórias e nas quartas de final, cada skatista tem direito a dar duas voltas (45 segundos), valendo como pontuação final a nota da melhor volta.

Carlos Ribeiro em ação. Foto: Julio Detefon – CBSk

No feminino, o Brasil terá Pâmela Rosa e Rayssa Leal, que ocupam a primeira e a segunda colocação do ranking mundial, respectivamente, e entram direto nesta fase da competição. Nas quartas, o skate nacional terá também Gabriela Mazetto que avançou nas classificatórias (primeira fase) na 14ª posição.

Gabriela Mazetto em ação. Foto: Julio Detefon – CBSk

“Estou muito feliz. Segunda vez em Roma. Na primeira vez a gente estava fechando a janela para os Jogos Olímpicos e agora estamos abrindo. É muito bom estar aqui. É uma das cidades que eu gosto. O clima está muito bom, eu gosto de calor. Estou me adaptando muito bem. Agora é só se acostumar ainda melhor com a pista, poder encaixar as manobras e bora para a competição”, destaca Pâmela Rosa, skatista da Seleção Brasileira de Skate.

No masculino, além dos classificados desta quinta, o skate brasileiro terá Kelvin Hoefler, quarto colocado do ranking mundial e que, por isso, já estava com vaga direta na segunda fase do evento. No feminino, as disputas terão início às 10h20 da manhã em Roma (5h20 da manhã no Brasil). No masculino, as quartas de final começam às 15h55 pelo horário italiano (10h55 no Brasil).

As semifinais do evento acontecem sábado (02) com 16 atletas no feminino e 16 no masculino. As finais serão domingo (03), com os oito melhores por categoria. Na semifinal e na final, a nota de cada skatista será composta pela somatória de três notas: a volta (45 segundos) de maior pontuação e as duas manobras de maior nota. Cada skatista tem direito de realizar duas voltas e cinco tentativas de manobra nessas duas fases da competição. A competição terá transmissão ao vivo das semifinais e da final pelo Olympic Channel, no Youtube, e pelo SporTV.

Reportagem: Rafael Miramoto – CBSk

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas