World Skate Street League – Skateboarding World Championship – 10 Brazucas brilharam na sexta-feira de maratona de disputas.

Publicado por AdrenaNews 129 views0

Dez brasileiras estão na semifinal do Mundial de Skate Street, do Super Crown da Street League Skateboarding (SLS), que ocorre em São Paulo até domingo, 22. Elas entram em ação na pista montada no Pavilhão de Exposições do Anhembi neste sábado, a partir das 15h.  A tarde foi a vez dos homens, os brazucas, fecharam a sexta-feira (20) de quartas de final no World Skate Street League Skateboarding World Championship com dobradinha de Lucas Rabelo (1º) e Giovanni Vianna (2º), que ainda faturou o primeiro 9 Club do evento. As finais, no domingo, a partir das 14h, já estão esgotadas.

Lucas Rabelo em ação. Foto: Julio Detefon – CBSk

Virgínia Fortes Águas, de 13 anos, foi a brasileira mais bem colocada nas quartas de final, terminando na sexta colocação geral. “Estou muito feliz de estar na semifinal com todas as minhas amigas. Espero que todas andem bem e que ninguém se machuque”, disse Virgínia. Isabelle Menezes, Isabelly Ávila, Gabriela Mazetto, Ariadne Silvera, Karen Feitosa e Marina Gabriela também garantiram vaga, completando o time de dez representantes brasileiras (confira abaixo lista completa das classificadas nas quartas). Neste sábado, elas se juntarão às primeiras colocadas do ranking mundial, que entram em cena apenas nas semifinais da competição. Entre as quatro pré-classificadas, três são brasileiras e ocupam as três primeiras posições: Pâmela Rosa, a número um, Rayssa Leal, dois, e Letícia Bufoni, a número três. Além delas, a australiana Hayley Wilson completa o pelotão de elite que já estava garantido.

Virgínia Fortes Águas em ação. Foto: Julio Detefon – CBSk

As 24 semifinalistas do feminino e do masculino voltam à área de competição nesta sábado, a partir das 14h. Entre os homens, um dos destaques é Kelvin Hoefler, o brasileiro mais bem colocado do ranking mundial, quarto lugar, já estava classificado e não precisou disputar as quartas de final nesta sexta-feira. “Lutei muito para entrar na semi direto e não foi fácil. Tive que correr muitos campeonatos para isso. Mas hoje me sinto muito bem preparado”, revelou Kelvin. Ele que esteve na área de competição aproveitou para avaliar o potencial dos adversários e dos conterrâneos, que disputaram as quartas. “É muito legal ver outros brasileiros avançar na competição. Isso ajuda o skate a crescer ainda mais em nosso território”, acrecentou Kelvin. “Percebo que a criançada hoje pira de ver essa galera andando bem e ganhando competições importantes.”

No masculino o skate brasileiro fechou a sexta-feira (20) de quartas de final no World Skate Street League Skateboarding World Championship com dobradinha de Lucas Rabelo (1º) e Giovanni Vianna (2º), que ainda faturou o primeiro 9 Club do evento, e o total de sete representantes do feminino avançando para a semifinal. Destaque para Virgínia Fortes Águas (6ª), mais bem colocada entre as meninas. Carlos Ribeiro (10º), o Dudu, também assegurou vaga, deixando o Brasil com 10 classificados no total. “Estou me sentindo muito feliz, ainda mais por minha família estar aqui. Fiquei seis meses fora e agora estou com meu pai, com minha mãe e minha irmã. Tive sorte de cair com um amigo, o Dudu (Carlos Ribeiro), e o outro brasileiro também, o Ivan (Monteiro). O 9 Club foi consequência. Eu nem sabia que ia acontecer”, completa Giovanni Vianna – na bateria seguinte a do brasileiro, o japonês Sora Shirai também faturou uma nota 9.

Giovanni Vianna em ação. Foto: Matheus Orsi

Além de Virgínia, Isabelle Menezes (9ª), Isabelly Ávila (11ª), Gabriela Mazetto (17ª), Ariadne Souza (18ª), Karen Feitosa (19ª) e Marina Gabriela (20º) também avançaram entre as 20 melhores. “Meu segundo dia foi muito bom porque alcancei meus objetivos. Mandei as manobras que eu queria mandar. Para a próxima fase a expectativa é ir cada vez melhor, subindo na competição. Para mim está sendo a realização de um sonho porque, além de ser no Brasil, é um competição que eu sempre quis participar”, destaca Isabelle Menezes, que já passou pelas classificatórias globais antes das quartas.

Isabelle Menezes em ação. Foto: Julio Detefon – CBSk

No masculino, Ivan Monteiro (25º) ainda representou o Brasil nas quartas de final, mas não conseguiu avançar. Felipe Gustavo, com um entorse no tornozelo direito, não pôde competir. No total, o Brasil terá 14 skatistas na semifinal. No feminino, Pamela Rosa (1ª do ranking mundial), Rayssa Leal (2ª) e Leticia Bufoni (3ª) já estavam entre as pré-classificadas por figurarem entre as quatro melhores do ranking mundial. A definição das oito finalistas acontece neste sábado (21), a partir das 15h. Kelvin Hoefler (4º do ranking mundial) já estava garantido para as disputas que acontecem logo após a semifinal feminina, com início previsto para as 18h30.
Comissão técnica da CBSk

Entre os intregrantes da comissão técnica da CBSk, Rogério Mancha, consultor técnico, Carlos Barreto e Alison Paz, fisioterapeutas, Maurício Zenaide, médico, Juliane Fechio, psicóloga, e Julio Detefon, coordenador técnico, reforçam o apoio para todos os skatistas do Brasil presentes no evento.
Brasil nos Jogos de Tóquio 2020

Pelos critérios estabelecidos para as Olimpíadas, o Brasil poderá contar com até 12 atletas no total em Tóquio – três no Park Feminino, três no Park Masculino, três no Street Feminino e três no Street Masculino.
A participação desse número limite dependerá do desempenho dos brasileiros ao longo das duas janelas classificatórias estabelecidas pela World Skate para a corrida olímpica. A primeira delas vai até 22 de setembro de 2019 – data de encerramento do WS SLS World Championship – e o segundo ciclo acontece de 23 de setembro de 2019 a 31 de maio de 2020.

Serviço:
Campeonato Mundial Etapa São Paulo – Street League Skateboarding
De 18 a 22 de setembro (ingressos para os dias 21 e 22 de setembro)
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Abertura dos portões às 13h, no dia 21 e no dia 22/09.
Ingressos: https://www.eventim.com.br

Programação:

SÃBADO – 21/09 – SEMIFINAL – FEMININA E MASCULINA

10h / 12h – Treinos – Semifinal Masculina
12h / 14h – Treinos – Semifinal Feminina
13h – Abertura da Arena para o público
14h / 14h30 Treinos – Semifinal Feminina bateria 3 e 4
14h30 / 15h – Treinos – Semifinal Feminina bateria 1 e 2
15h / 17h30 – Semifinal Feminina (24 skatistas; 8 avançam para final)
17h30 / 18h – Treinos – Semifinal Masculina bateria 3 e 4
18h / 18h30 – Treinos – Semifinal Masculina bateria 1 e 2
18h30 / 21h – Semifinal Masculina (24 skatistas – 8 avançam para final)

DOMINGO – 22/09 – SUPER CROWN FINAL – FEMININA E MASCULINA

10h30 / 12h – Treinos – Finalistas Masculino
12h / 14h – Treinos – Finalistas Feminino
13h – Abertura da Arena para o público
14h / 15h30 – Super Crown Final Feminina
15h30 / 15h45 – Invervalo
15h45 / 16/30 – Treinos – Finalistas Masculino
16h30 / 18h – Super Crown Final Masculina
18h – Cerimônia de premiação Feminina e Masculina

*CRONOGRAMA SUJEITO A ALTERAÇÃO

A etapa final do Campeonato Mundial da Street League Skateboarding (SLS) é organizada pela Effect Sport, com apoio da BV e da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

Reportagem: Valeria Corbucci – Média Guide e Rafael Miramoto – CBSk

Edição: Edson Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72