Valeu a pena reivindicar, enfim a Praça e a Primeira Pista de Skate da América Latina, será reformada – Assistam aos vídeos!

Publicado por AdrenaNews 0

Nossas reivindicações de anos, não foram em vão. A Praça Ricardo Xavier da Silveira, mais conhecida como a Praça do Skate, onde está localizada a Primeira Pista de Skate da América Latina, enfim será reformada. Assistam aos vídeos!

Pelo projeto de revitalização a pista e a praça vão ficar lindas, nesta semana as obras de revitalização na praça localizada no Centro de Nova Iguaçu, começaram com a praça, já totalmente cercada pelos tapumes.

“As reformas serão realizadas em duas frentes. Uma que cuidará da praça e seus equipamentos e outra com empresa especializada para cuidar da pista, afinal de contas a primeira pista de skate da América Latina terá um tratamento especial. O pessoal está caprichando nos trabalhos e já já a praça estará entregue para os frequentadores e nossos futuros campeões”. Declarou o Prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa em suas redes sociais.

A praça, que abriga a primeira pista de skate da América Latina, inaugurada em 04 de dezembro de 1976, ganhará novas opções de lazer e terá a pista totalmente restaurada. O objetivo é aproveitar o interesse despertado pela disputa do skate nos Jogos Olímpicos e atrair novos praticantes para o local.

Conforme Cleide de Oliveira Moreira, Secretária de Infraestrutura, além da pista de skate, toda a praça vai ganhar uma nova pintura, paisagismo, parquinho para crianças, academia da terceira idade e quadra poliesportiva. Toda a obra está orçada em R$ 328.000,00 e a revitalização da pista está em processo de licitação.

Após as obras e a reabertura ao público, a prefeitura tem planos de utilizar agentes do segurança presente para reforçar o patrulhamento no local.

ABAIXO MATÉRIAS COM DEPOIMENTOS SOBRE AS REIVINDICAÇÕES DE ANOS:

Matéria de Cíntia Cruz em 21/03/18 para o Jornal Extra: Nova Iguaçu ganha Semana do Skate, mas atletas se queixam de estado das pistas: 

O projeto, de autoria do vereador Alexandre da Padaria (PR), tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento do esporte no município, incentivar a criação de políticas públicas para a atividade, entre outras medidas. Apesar de surpresos com a aprovação da data, os skatistas na cidade se queixaram do abandono das pistas na cidade.

Um dos praticantes mais antigos em Nova Iguaçu, Edson Andrade, de 53 anos, é organizador do grupo virtual Baixada Pró-skate, que reúne aproximadamente 800 skatistas. Para ele, é preciso reconhecer o valor histórico da Praça do Skate: “Tem que fazer algo em prol da praça que há vários anos vem sofrendo deterioração. No governo Sheila Gama, cheguei a entregar o orçamento de reforma. Deu cerca de R$ 800 mil. No dia instituído, em dezembro, vou fazer aqui um evento manifesto “SOS Praça do Skate’’.

Edson Andrade. Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

A pista da praça apresenta rachaduras que dificultam o treino. O local também tem mato alto e ferros retorcidos. Uma reforma foi feita há três anos, mas os problemas voltaram tempos depois. O vendedor e skatista Samuel Ferreira, de 21 anos, disse que muitos deixaram de treinar lá. “Brigo por manter a originalidade da pista. A praça é a raiz do skate do Brasil e da América Latina. Tem que ter uma reforma merecida, com especialista em pistas de skate” Assinala o jovem, que aprendeu a técnica aos 5 anos.

Veja matéria completa, copiando o link abaixo:

https://extra.globo.com/noticias/rio/nova-iguacu-ganha-semana-do-skate-mas-atletas-se-queixam-de-estado-das-pistas-22510384.html

ASSISTAM AOS VÍDEOS NOS PLAYERS ABAIXO:

Parceiro do RJ- Rede Globo – 02/03/2012: Conheça os primórdios do skate em Nova Iguaçu – Rede Globo – 02/03/2012

Ultra Skate: Comemoração de 35 anos da primeira pista da América Latina Nova Iguaçu Rj Longboard, Master, Grand Master, Legends e Grand Legends. Tudo junto e Misturado

Documentário Praça do Skate reúne depoimentos de pioneiros do esporte para contar a história da primeira pista construída na América Latina:

Trailer Praça do Skate:

Praça do Skate | Matéria no Stadium TV Brasil | Memory Audiovisual:

Matéria na SporTV sobre o documentário “Praça do Skate”:

A inauguração da segunda maior pista de skate do Brasil, ano passado, no Parque de Madureira, teve grande repercussão entre os skatistas dos quatro cantos do Rio de Janeiro. Mas nem de perto se compara ao impacto que teve a construção da Praça do Skate, em 1976, no município de Nova Iguaçu. Até então, só na Califórnia havia uma pista como aquela, inaugurada em março do mesmo ano. A primeira pista de skate da América Latina mudou o comportamento de uma geração inteira de jovens, aproximou a zona norte e a zona sul da baixada fluminense e revelou as primeiras lendas do esporte no Brasil.

As histórias sobre a construção desta pista e as lembranças dos que viveram aquela época inesquecível estão reunidas no documentário Praça do Skate, de Paulo China. O filme, um média-metragem de 45 minutos, mostra depoimentos dos idealizadores da pista, Sergio China um dos responsáveis pela obra, realizada em plena ditadura militar, e dos primeiros frequentadores do local, como o ator Humberto Martins, o criador do programa Realce, Cesinha Chaves, o primeiro skatista a vencer um campeonato brasileiro, Mario Raposo, e Quinzinho, considerado o maior talento daquela época. Também estão no filme representantes de outras gerações, como Edson Andrade, Tobias Soares, Douglasg Ugry, entre outros. Além de vários profissionais entre eles, Bob Burnquist, Sandro Dias, Pedro Barros, entre outros.

A pista ficou tão conhecida no país todo que atraía até skatistas de outros estados. Jovens da zona sul também passaram a frequentar Nova Iguaçu, como Flávio Badenes, local do Aterro do Flamengo, e Alexandre Calmon, que costumava descer as ladeiras da Rua Maria Angélica, no Jardim Botânico.

O documentário Praça do Skate foi realizado pela Flora Filmes LTDA, apresentado pela marca Censura 18, contou com patrocínio do curso Brasas e das marcas Urgh e Lost, além de apoio das marcas SNP, Globe, Element e Terreiro de Ideias e projeto gráfico da AGWS.

Reportagem: Edson “Adrena” Andrade

Edição: Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72