Surfland Brasil apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2022 – Definidos os Campeões em Garopaba – Assistam ao vídeo!

Publicado por AdrenaNews 0

Com recorde de 184 inscritos nas nove categorias em disputa, aconteceu a primeira etapa do Surfland Brasil apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2022, que movimentou Garopaba nos três dias de disputas.

Ryan Martins campeão da Sub-16 em ação. Foto: Márcio David

Neste último final de semana os melhores surfistas amadores do país, disputaram a primeira etapa da competição válida para o ranking do Circuito Fecasurf Amador e definiu os primeiros campeões da temporada nas ondas das praias da Garopabinha e do Silveira.

Estrutura montada na Praia da Silveira. Foto: Márcio David

Com 184 surfistas de várias partes do país, obrigou a organização abrir mais um dia no cronograma oficial da prova. “É uma grande satisfação organizar um circuito desse porte e contar com a presença dos melhores surfistas do país nessa faixa etária. Isso mostra a importância do Circuito Surf Talentos para as categorias de base do surf brasileiro” declarou Fred Leite, da Swell Eventos.

184 surfistas de várias idades e de várias partes do país. Foto: Márcio David

Sexta-feira das categorias de base:

Os títulos de quatro categorias foram definidos durante a sexta-feira em ondas pequenas na praia da Garopabinha, localizada no centro de Garopaba. Destaque para as vitórias de Cauã Demski na Masculino Sub-12, Luca Messenger na Masculino Sub-10 e Rafael Acom na Mista Sub-08.

Rafael Acom campeão da Sub-08 em ação. Foto: Márcio David

Isabel Meyer na Feminino Sub-12, superou suas adversárias e saiu na frente do Circuito que desembarcará em Florianópolis para sua segunda etapa, que ainda está sem local e data definida.

Isabel Meyer campeã da Feminino Sub-12 em ação. Foto: Márcio David

Praia do Silveira entra em cena no Sábado:

Diferente das ondas pequenas que quebraram na praia da Garopabinha durante o primeiro dia de competição, as disputas das categorias Masculina e Feminina Sub-14, Masculina Sub-16 e Masculina e Feminina Sub-18 e Tag Team Família Surfland Brasil foram realizadas na praia do Silveira com ondas excelentes no sábado e também no domingo.

Ricardo Bocão em ação. Foto: Márcio David

Séries com quase 2 metros quebraram perfeitas no último dia de competição, que amanheceu com tempo chuvoso, e foi abrindo no decorrer do dia. Kailani Renno que participou de duas finais mesmo não vencendo nenhuma foi um dos destaques sempre procurando surfar as maiores da séries no Silveira

Kailani Renno em ação. Foto: Márcio David

Destaque para o paranaense Anuar Chiah, que apesar de não chegar às finais, estabeleceu os recordes da prova com o maior somatório (18 pontos) e a maior nota do evento (9,75). No Feminino a local de Matinhos, litoral do Paraná, Luara Mandelli ditou o ritmo da categoria Sub-18, e cravou 8,00 pontos na sua bateria de estreia no primeiro round, estabelecendo a maior nota entre as meninas.

Anuar Chiah em ação. Foto: Márcio David

Campeões definidos no domingo:

Cinco categorias conheceram seus campeões no domingo decisivo de fortes emoções dentro e fora da água. As divisões Sub-14 e Sub-18 Femininas foram dominadas pela paranaense Luara Mandelli, que venceu as duas e voltou para Matinhos(PR) com a bagagem cheia de prêmios e duas pranchas da Surfland Brasil que ela ganhou pelos títulos.

Luara Mandelli, campeã da Sub-14 e da Sub-18 Femininas em ação. Foto: Márcio David

Outro surfista que foi dominante nas duas categorias que disputou foi o local da praia do Santinho Ryan Martins, campeão da Sub-14 e Sub-16 Masculina. Na decisão da Sub-18 Masculina a vitória foi para Lucas Haag, excelente surfista da praia do Matadeiro, Florianópolis.

Lucas Haag, campeão masculino sub-18 em ação. Foto: Márcio David

Premiações:

Mantendo a tradição, destaque para a excelente premiação oferecida durante o circuito deste ano. Os campeões de cada etapa em todas as categorias receberão vouchers valendo pranchas oferecidas pela Surfland Brasil (serão 36 vouchers das pranchas modelo promocional Surfland Brasil, uma para cada campeão das nove categorias por evento em todo o circuito), além de troféus e kits recheados com prêmios para os demais finalistas e importantes pontos para o ranking do Circuito Fecasurf Amador 2022.

O campeão Sub-18 Masculino receberá como premiação pela conquista do Circuito Surf Talentos Oceano 2022 uma estadia no barco Sibon Charters, que opera nas ilhas Mentawaii, Indonésia (não está incluso a parte aérea). Os campeões das demais categorias do circuito também receberão excelentes premiações pelos títulos da temporada: cada um ganhará uma semana com estadia no moderno Centro de Treinamento da Surfland Brasil.

Lendas do surf brasileiro comandam Tag Team Família Surfland Brasil:

Outro destaque do final de semana de competição foi à disputa do Tag Team Família Surfland Brasil, reunindo os embaixadores Teco Padaratz, Renan Rocha, Ricardo Bocão, Roni Ronaldo e Guga Arruda, que lideraram suas equipes compostas por clientes Surfland Brasil em baterias que tiveram a duração de 1 hora no sábado e domingo. Com as excelentes condições deste domingo, Roni Ronaldo aproveitou seu conhecimento local e liderou a equipe Amarela na conquista do título de campeã da primeira edição do Tag Team Família Surfland Brasil na praia do Silveira.

Teco Padaratz em ação. Foto: Márcio David

Responsabilidade Socioambiental:

A Swell Eventos, responsável pela organização do circuito, apresenta os resultados das ações socioambientais que aconteceram no ‘Espaço da Consciência’ na última etapa de 2021, nas areias da “nova” praia Central de Balneário Camboriú. Desde sua criação que o Circuito Surf Talentos Oceano desenvolve um trabalho de sensibilização e educação socioambiental junto à nova geração do surf catarinense e brasileiro, com pautas ambientais relacionadas ao surf, em conjunto com as associações locais das praias que sediam cada etapa.

Praia Central de Balneário Camboriú. Foto: Márcio David

A badalada praia de Balneário Camboriú(SC) passou pelo “engordamento” em sua faixa de areia, compensando o déficit ocasionado pela redução no aporte natural da praia. Como este processo é uma novidade em nosso litoral, ainda existem muitas dúvidas em relação ao tema, com questionamentos sobre a maneira que foi realizada, como ficará as ondas e quais serão os impactos relacionados futuramente.

A ‘Caruso Soluções Ambientais Inovadoras’ foi a empresa responsável pelo monitoramento ambiental dessa grande obra de recuperação da faixa de areia da praia Central de Balneário Camboriú, e esteve presente na competição que fechou a temporada 2021 do circuito. Eles tiveram a oportunidade de expor todo o processo realizado na faixa de areia da praia, e esclareceram diversas dúvidas com informações claras e objetivas ao público presente.

Durante essa última etapa do Surf Talentos Oceano em 2021 no litoral norte catarinense, a Swell Eventos produziu um vídeo editado pelo fotógrafo e videomaker Marcio David sobre essa mega obra que revolucionou as areias e as ondas da praia Central de Balneário Camboriú(SC). No vídeo a oceanógrafa Nathalia Miosso explicou algumas questões envolvendo a obra, e também ouviu surfistas lendários de Balneário Camboriú, como Bilo Wetter (juíz da etapa), sobre a expectativa dessa nova onda que está surgindo no litoral norte catarinense.

ASSISTAM AO VÍDEO, CLICANDO NO PLAYER ABAIXO:

Para conferir o vídeo da etapa na nova praia de Balneário Camboriú, acesse o link abaixo:

Circuito Surf Talentos Oceano 2021 – Matéria Socioambiental:

Surf e Pesca da tainha fecham parceria para abertura do circuito Surf talentos Oceano:

A primeira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2022 marcou o início da Temporada de Pesca da Tainha em Garopaba, que iniciaria justamente no dia 01/05 (dia das finais da competição). Um acordo inédito foi firmado com os pescadores do município, que concordaram com a postergação da data para o dia 02/05, possibilitando a realização da competição dentro da temporada.

“Só temos a agradecer esta parceria entre a Associação de Surf de Garopaba (ASG) e a associação dos pescadores. Sabemos que a pesca faz parte da cultura local e é um meio de sobrevivência para os pescadores. Então quero agradecer a eles por terem cedido o domingo para que realizássemos o Surf Talentos com altas ondas na praia do Silveira”, diz Fred Leite, CEO da Swell Eventos.

“A relação com os pescadores já foi muito ruim. Eles não aceitavam a galera do surf pegar onda durante a temporada, e quebrava o pau direto. Hoje em dia conseguimos harmonizar a relação entre as partes e está tudo tranquilo, trabalhando em parceria com os pescadores” declarou o Presidente da Associação de Surf de Garopaba José Carlos Patrício “Parafa”:

Alguns toques para quem vai a Garopaba durante o período da Pesca da Tainha, que iniciará nessa segunda-feira 2 de maio e vai até o dia 30 de julho:

1- Na praia da Ferrugem os 250m do canto norte ficam liberados para prática do surf, e o resto da praia fica fechada.

2- As praias da Silveira, do Ouvidor e do Centro funcionarão com sistema de bandeiras, controladas pelos pescadores. Quando é permitida a prática do surf, os pescadores sinalizarão. “Só nós conseguimos fazer esse esquema de bandeiras, outros municípios tentaram, mas não conseguiram fazer”, conclui ‘Parafa’

Confira os resultados da primeira etapa do Surfland Brasil apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2022:

Masculino Sub-18:

1º- Lucas Haag
2º- Yuri Barros
3º- Ryan Campos
4º- Kaique Araújo

Masculino Sub-16:

1º- Ryan Martins
2º- Ryan Coelho
3º- Kailani Renno
4º- João Vitor Neres

Masculino Sub-14:

1º- Ryan Martins
2º- Kailani Renno
3º- Michel Demétrio
4º- Henrique Venceslau

Masculino Sub-12:

1º- Cauã Demski
2º- Keoni Renno
3º- Guilherme Penha
4º- Nicolas Silva

Masculino Sub-10:

1º- Luca Messenger
2º- Narcísio Inácio
3º- Matias Ordas
4º- Matheus Jones

Feminino Sub-12:

1ª- Isabel Meyer
2ª- Carol Bastides
3ª- Kyara Antunes
4ª- Valentina Zanoni

Feminino Sub-14:

1ª- Luara Mandelli
2ª- Aurora Ribeiro
3ª- Luiza Teixeira
4ª- Maeva Guastalla

Feminino Sub-18:

1ª- Luara Mandelli
2ª- Alexia Monteiro
3ª- Potira Castaman
4ª- Alma Corgiolu

Sub-08 Mista:

1º- Rafael Acom
2ª- Maria Clara Chuquer
3º- Keoni Zanoni
4º- João Vitor Chuquer

Tag Team Família Surfland Brasil:

Equipe Amarela: Roni Ronaldo, Kiko Bulgarini, Kelvin Manoel, Henry Diniz Petkov e Eduardo Lavor.

Transmissões:

A competição do Surfland Brasil Circuito Surf Talentos Oceano 2022, foi transmitido ao vivo pela internet via Youtube no canal Oceano Surf Wear, sem link: http://youtu.be/nLrJdcZ2Z5U

Surfland Brasil apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2022. Apresentação: Surfland Brasil; Patrocínio: Oceano Surfwear, Mini Kalzone, Prefeitura Municipal de Garopaba, Lord, Silverbay e Sibon Charters; Apoio: Keep the Ocean Blue; Realização: Swell Eventos; Homologação: Federação Catarinense de Supervisão de Surf (Fecasurf); Apoio Técnico: Associação de Surf de Garopaba(ASG) e Associação de Surf da Ferrugem(ASF)

Reportagem: João Lopes – Prime Press7

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72