Surf Experiences – Rico de Souza é um dos convidados da 4ª edição, neste fim de semana.

Publicado por AdrenaNews 0

Ícone de uma geração que tornou possível o sonho de se viver de surfe no Brasil, Rico de Souza, estará na 4ª edição do Surf Experiences.

Rico de Souza em ação. Foto: Arquivo Pessoal

A clínica criada e comandada pelo bicampeão mundial Phil Rajzman, será realizada neste final de semana, na praia de Geribá, Búzios/RJ. “Rico de Souza estará junto com a galera dentro da água surfando, dando uns toques e trocando experiências também em um bate papo. Ele contará um pouco da sua trajetória e o quanto o surfe foi importante para o que se tornou como ser humano”, diz Rajzman, discípulo de Rico de Souza, que lhe apadrinhou e o convidou para a sua escola, quando ainda era uma criança.

Phil Rajzman em ação. Foto: Maria Lima

Rico por sua vez, conta que sempre foi amigo do pai do Phil, o Bernard Rajzman (medalhista olímpico de vôlei), que o ensinou muito. “É uma família de campeões, tanto o pai quanto a mãe (ex-patinadora profissional Michelle Wollens). E há anos quando vi o Phil pegando onda já percebi que era talentoso”, conta. “Eu me sinto um pouco o seu pai, porque quando chegou na idade dele ir para a escola, tive que pedir aos pais para deixarem a gente participar dos campeonatos. Logo Phil começou a desenvolver o longboard e gostou muito. Viajamos bastante pelo mundo. Era muito divertido e prazeroso”, continua o surfista legendário, que aos 69 anos de idade ainda surfa quase todos os dias.

Essa é a primeira vez que Rico participa do Surf Experiences. A clínica, realizada desde 2019, é voltada para todas as idades e tem intuito de unir gerações ao redor da cultura do surfe, por isso participam desde crianças e pais até avós. “Esse caminho que Phil está traçando é muito importante de unir jovens e idosos, surfistas profissionais e amadores em um evento de esporte e natureza. É sábio e eu vou endossar”, afirma Rico. Além de ser voltada para todos os níveis de surfe, oferece várias atividades integrativas: aulas de surfe, passeio de canoa havaiana, yoga, roda de conversa. A novidade dessa edição é o wakeboard (esporte aquático praticado sobre prancha diferente da de surfe, é menor e mais leve).

Além de ser um dos primeiros ídolos do surfe no País, Rico de Souza é empresário e tem negócios de vários setores, e no Surf Experiences irá contar aos participantes sobre sua carreira no surfe e sobre o segundo livro que acaba de lançar, “O Embaixador do Surfe”, com prefácio de Pedro Bial, que conta sua trajetória desde o início quando surfava na prancha de madeira. Inclusive Rajzman também tem uma participação neste livro. “O surfe representa tudo na minha vida”, conclui. Seu primeiro livro se chama ‘Boas Ondas’.

A edição do Surf Experiences é uma boa oportunidade para surfar com grandes nomes, pois também terá a presença de Vitorino James, campeão mundial de longboard, com 24 troféus conquistados. E terá um um total de 20 participantes (o evento está com número reduzido em função das medidas de segurança contra o Covid). Como a ligação do atleta com ações sociais sempre foi evidente, uma criança beneficiada pelo projeto Onda do Bem, de Búzios, participará da clínica nestes três dias gratuitamente.

Vitorino James em ação. Foto: Allan Gandra

“A ideia é que a clínica sirva para as pessoas não só como um aprendizado da prática do surfe e outros esportes da água, mas também como uma experiência de vida que o surfe proporciona de se estar em contato direto com a natureza, de ser uma terapia. O objetivo é que a clínica seja um ensinamento para a vida, independentemente de se estar dentro ou fora do mar”, explica Rajzman.

Em suas clínicas, o atleta da elite mundial do surfe que já viajou o mundo visa trazer a visão do surfe da Polinésia às praias brasileiras, para que o esporte seja visto também como um estilo de vida.

As aulas são divididas em nível iniciante, intermediário e avançado na praia de Geribá, mas conforme a previsão das ondas poderá ser também em Tucuns, e praia Rasa, em Búzios. “Como 80% dos participantes estiveram na clínica passada, vamos lhes proporcionar outras oportunidades de picos”, diz o bicampeão. Os participantes ficam hospedados, fazem as refeições saudáveis e todas as atividades monitorados também por professores e a equipe de Rajzman.

Varias gerações reunidas. Foto: Anna Verônica

Sobre Phil Rajzman: Carioca, 39 anos, é bicampeão mundial de longboard (2007 e 2016). O atleta da elite mundial tem o esporte em sua genética: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens. Rajzman é também empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de filmes e comanda projetos sociais no Rio de Janeiro. Tudo o que produz está relacionado ao esporte, bem-estar e ao lifestyle que o surfe proporciona. Rajzman protagonizou o filme Surf Adventures I e II (2002 / 2008), apresentou o programa ‘9 Pés’, no Canal Off (2014 a 2017); e idealizou e coordena, com sua esposa Julli, o Projeto Respirar, que oferece aulas de surfe, entre outras atividades, para crianças de baixa renda das comunidades do Rio de Janeiro. Também é padrinho do projeto Surf no Alemão, idealizado pelo surfista Wellington Cardoso, que transforma a realidade de dezenas de meninos e meninas desde 2011. Rajzman começou a pegar onda aos três anos de idade. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que, aos 13, conquistou seu primeiro pódio entre veteranos: 3º lugar no Circuito Nacional, categoria Iniciante. Aos 15 anos já era figura conhecida no mundo do surfe, impressionando com grandes performances em ondas gigantes no Havaí. Em seguida, começou a colecionar títulos.

Carlos Mudinho, Phil Rajzman e Vitorino James. Foto: Divulgação

As inscrições são limitadas, os interessados devem contatar Bel no tel. 21 98888-7292.

Mais informações sobre o atleta no Instagram e Facebook: @philrajzman, Canal “Phil Good” youtube.com/user/rajzman1 e no site www.philrajzman.com.br

A 4ª edição do Surf Experiences tem os apoios da Geribá Beach House, Hotel Le Relais la Borie, The Search House Club, Três Chalés, Eduardo Vianna, O Pico Certo, Phil Rajzman Shapes, Academia Workout, Pizzaria Lumberjack. Além da Prefeitura Municipal de Búzios, Associação de Surf de Búzios (ASB) e Guarda Vidas Búzios.

Reportagem: Mércia Suzuki

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72