Surf Experiences em sua 3ª edição, será realizado no fim de semana dos dias dos pais.

Publicado por AdrenaNews 0

A 3ª edição do Surf Experiences, sob o comando de Phil Rajzman, acontecerá de 6 a 8 de agosto, em Búzios, no Rio de Janeiro. Entre os convidados: Vitorino James, Paulo Barcellos, Evelin Neves e Sergio Soares.

Evelin Neves em ação. Foto: Fellipe Ditadi

A concorrida clínica do bicampeão mundial de longboard reúne surfistas profissionais e amantes do esporte de várias gerações. Entre os convidados estão a lenda do longboard brasileiro, Vitorino James, bicampeão mundial de bodyboard, Paulo Barcellos, a surfista e oceanógrafa Evelin Neves e Sergio Soares, o Dido, um dos surfistas pioneiros de Búzios, que também é artista plástico.

Vitorino James em ação. Foto: Allan Gandra

“A clínica tem atingido o objetivo e agradado em cheio por trazer a visão do surfe da Polinésia às praias brasileiras, para que nosso esporte seja visto também como uma terapia e queremos destacar a importância do contato com o mar e a natureza”, explica Rajzman, morador de Geribá, em Búzios.

Phil Rajzman em ação. Foto: Enrico Bronzatto

Por reunir crianças, adolescentes, adultos e até a terceira idade, não é à toa que a 3ª edição será realizada no fim de semana do Dia dos Pais. “Já estão inscritos alguns pais e filhos e até famílias inteiras. Apesar de as atividades acontecerem ao ar livre, limitamos o número de participantes devido à pandemia, mas ainda há vagas e pode ser uma boa opção de presente para os pais que curtem o esporte”, afirma Rajzman.

As atividades acontecerem ao ar livre. Foto: Anna Verônica

Durante três dias os participantes fazem uma imersão no esporte, por meio de atividades integrativas com aulas de surfe, passeio de canoa havaiana, yoga, roda de conversa com os convidados, avaliação das ondas, tudo regado a uma alimentação saudável e orgânica. Na abertura da clínica, na sexta-feira, haverá uma palestra de primeiros socorros com o Dr David Szpilman, diretor médico da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

Os convidados – Além de Rajzman, os participantes da clínica poderão surfar ao lado de alguns atletas que fizeram história na modalidade. Bicampeão brasileiro de longboard, pentacampeão carioca, hexacampeão estadual, entre outros títulos, Vitorino James, 60 anos, coleciona troféus, já são 240, e já participou como convidado na edição do ano passado. “Foi uma experiência sensacional, trocamos muitas ideias entre gerações e passamos nosso conhecimento aos participantes durante o surfe. Será um prazer participar de mais uma clínica do Phil”, diz.

“Será um orgulho participar do Surf Experiences. Tenho o Phil como fonte de inspiração por ser um atleta de alta performance e um ser humano incrível que entende muito bem o mar. E o mar, por sua vez, tem a função de unir todos os esportes e pessoas”, diz Barcellos, 44 anos, que conquistou o título mundial de bodyboard em 2000, disputou 18 temporadas do circuito mundial no Havaí e é, ainda, fotógrafo especializado em surfe.

Paulo Barcellos em ação. Foto: Arquivo Pessoal

A surfista e oceanógrafa Evelin Neves também está animada para a clínica. “Sou de uma outra geração e o Phil é um grande ícone do longboard para mim e para o mundo. Unir gerações e fazer essa troca é um trabalho grandioso e sou muito grata por estar tendo essa oportunidade de participar do Surf Experiences”, destaca a atleta de 24 anos.

Um dos primeiros surfistas de Búzios, filho de pescador e com uma trajetória atrelada ao mar, Dido também trabalha com pranchas, é um artista plástico respeitado por seus trabalhos Brasil afora. “Comecei a surfar na década de 70 e nos anos 80 com o crescimento do surfe, campeonatos trouxeram cada vez mais pessoas para Búzios. Hoje gosto é de surfe livre com os amigos e vivo da minha arte desmontando antigas embarcações e as transformando em peças exclusivas”, afirma o free surfer de 55 anos.

As aulas são divididas em nível iniciante, intermediário e avançado na praia de Geribá, mas conforme a previsão das ondas poderá ser também em Tucuns, em Búzios. Ainda há vagas, mas as inscrições são limitadas. Os interessados devem se inscrever por meio do tel. 21 98888- 7292 (com Bel Kurtz). A clínica segue todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19, inclusive o número de participantes foi reduzido.

Sobre Phil Rajzman – Carioca, 39 anos, é bicampeão mundial de longboard em 2007 e 2016. O atleta da elite mundial tem o esporte em sua genética: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens. Rajzman é também empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de filmes e comanda projetos sociais no Rio de Janeiro. Tudo o que produz está relacionado ao esporte, bem-estar e ao lifestyle que o surfe proporciona. Rajzman protagonizou o filme Surf Adventures I e II (2002 / 2008), apresentou o programa ‘9 Pés’, no Canal Off (2014 a 2017); e idealizou e coordena, com sua esposa Julli, o Projeto Respirar, que oferece aulas de surfe, entre outras atividades, para crianças de baixa renda das comunidades do Rio de Janeiro. Também é padrinho do projeto Surf no Alemão, idealizado pelo surfista Wellington Cardoso, que transforma a realidade de dezenas de meninos e meninas desde 2011. Rajzman começou a pegar onda aos três anos de idade. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que, aos 13, conquistou seu primeiro pódio entre veteranos: 3º lugar no Circuito Nacional, categoria Iniciante. Aos 15 anos já era figura conhecida no mundo do surfe, impressionando com grandes performances em ondas gigantes no Havaí. Em seguida, começou a colecionar títulos. Atualmente mora em Búzios (RJ) e busca o tricampeonato mundial.

Phil Rajzman tem apoio da Geribá Beach House, Phil Rajzman Surf Experiences, Phil Rajzman Shapes e Geribá Sunrise House.

Mais informações sobre o atleta no Instagram e Facebook: @philrajzman, Canal “Phil Good” youtube.com/user/rajzman1 e no site www.philrajzman.com.br

A 3ª edição do Surf Experiences tem patrocínio da cerveja Corona e apoio da Geribá Beach House, Geribá Sunrise House, The Search House, Três Chalés, Sobrasa, Eduardo Vianna, Garuda, O Pico Certo e Phil Rajzman Shapes. A clínica conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de Búzios e da Associação de Surf de Búzios (ASB). O Instagram oficial é @phil_rajzman_surf_experiences

Reportagem: Mércia Suzuki – Casa do Bom Conteúdo

Edição: Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72