STU On Tour – Primeiros finalistas definidos nas disputas on-line

Publicado por AdrenaNews 0

O STU On Tour, primeiro campeonato híbrido (online e presencial) de skate, já definiu os primeiros finalistas.

Hugo Montezuma em ação. Foto: Julio Detefon

Ao todo, a disputa recebeu mais de 800 inscrições de skatistas de todo país. O formato inédito elimina as barreiras entre a rua e as competições, além de ser um convite aberto para qualquer skatista que queira mostrar os seus talentos com o skate no pé. Essa é a primeira edição do evento, que está na semifinal.

Oi STU. Foto: Pablo Vaz

“O STU On Tour surgiu da nossa necessidade de desenvolver um projeto inclusivo, em tempos de pandemia, evitando eventuais aglomerações em disputas presenciais. O resultado está sendo maravilhoso. Temos muitos talentos espalhados pelo Brasil, que talvez nunca conseguissem participar de um campeonato presencial. Por isso é muito importante para nós da Plataforma STU ampliar as oportunidades para todos skatistas”, explica João Victor, gestor da Plataforma STU.

Renata Pasquini, Marcello Gouveia e Marcos Hiroshi formam o trio de jurados responsável por assistir a todos os vídeos dos inscritos e selecionar os classificados por fase. Cada juiz fez uma lista dos 24 melhores skatistas. Para a surpresa dos jurados, 20 skatistas estavam nas três listas.

“O On Tour tem uma estrutura totalmente diferente do que a gente já viu. O campeonato traz para o game uma galera que não teria condições de participar de um campeonato, seja por falta de estrutura física ou financeira. E isso representa inclusão, diversidade”, explica Renata.

Já Hiroshi destaca a qualidade dos vídeos recebidos. “Vimos skatistas de vários lugares, alguns com condições bem ruins, falta de pistas adequadas ou então sem pistas em suas cidades. Mas vimos também muita força, raça e talento desses skatistas para completar a volta e conseguir se inscrever no On Tour”.

“Os vídeos dos inscritos só mostra a grande potência de atletas que ainda são desconhecidos na modalidade. É muito bom poder fazer parte disso e ter a oportunidade de ver tantas manobras insanas”, comemora Marcello.

Mecânica da competição:

Na primeira fase, todos os que quiseram se inscrever enviaram um vídeo inédito, com manobras em pistas de street ou park, e postaram as imagens em seu perfil pessoal no Instagram, marcando o @skatetotalurbe e usando a hashtag #STUONTOUR. Foram aceitas inscrições de profissionais e amadores, sem restrição de idade. Atletas menores de 18 anos só puderam participar com autorização dos pais ou responsáveis. Agora, 24 inscritos, de cada modalidade, foram selecionados para a fase semifinal. Entre eles, skatistas de apenas 8 anos e pelo menos 40 menores de 18 anos. Os primeiros colocados de cada categoria (street e park) ganharam uma vaga direto para a final.

Virginia Fortes em ação. Foto: Julio Detefon

Os demais 23 participantes devem publicar um novo vídeo seguindo os mesmos critérios anteriores: máximo de 45 segundos, filmado em qualquer pista do país, na vertical, sem cortes, edição e sem música. Destes, dois serão escolhidos pelo voto popular por meio da internet, e cinco serão selecionados pelos juízes. Sete skatistas de cada categoria irão para a final no Rio de Janeiro ao lado daqueles que ganharam vaga direta na primeira fase.

A grande final será disputada, presencialmente, no dia 01 de dezembro, no Oi STU Open Rio, com transmissão ao vivo pelo canal no Tik Tok da plataforma STU. Os oito finalistas de cada categoria terão a chance de mostrar suas melhores manobras na pista do maior campeonato da América Latina, além de concorrer à premiação de 128 mil e oitocentos reais, divididos, igualitariamente, entre todas as categorias. Os 3 primeiros colocados de cada categoria garantem vaga no Oi STU Open Rio para andar com alguns dos melhores skatistas do mundo.

Oi STU. Foto: Pablo Vaz

Para este ano, a Plataforma STU conta com um time de marcas parceiras. O Banco BV passa a assinar “apresenta” em todos os eventos STU. A plataforma segue com o patrocínio da TNT Energy Drink, que está junto com o STU desde 2019 e, pelo segundo ano consecutivo, os eventos STU têm apoio da New Era. Já o Oi STU Open Rio tem a já tradicional parceria com a OI, que nomeia o campeonato com a cota de naming right da competição, que reúne os melhores skatistas do mundo, além de ter o Tik Tok como principal media partner.

Finalistas (garantiram a vaga na final já na primeira etapa):

Park Masculino: Hugo Montezuma (@hugo_montezuma). Rio de Janeiro, mas mora atualmente em SP / 22 anos – anda de skate desde os 11 anos.

Park Feminino: Fernanda Tonissi (@fernanda.tonissi). São Paulo – 15 anos – pratica desde os 5 anos.

Street Feminino: Virgínia Fortes (@Virginiafortesaguas). Rio de Janeiro – Niterói – 15 anos.

Street Masculino: Leandro Oliveira (@_leandrooliveiraskate). Goiânia / Goiás – 18 anos – anda de skate desde os 10 anos.

Para outras informações:

https://www.skatetotalurbe.com.br/

https://www.instagram.com/skatetotalurbe/  

Para este ano, a Plataforma STU conta com um time de marcas parceiras. O Banco BV passa a assinar “apresenta” em todos os eventos STU. A plataforma segue com o patrocínio da TNT Energy Drink, que está junto com o STU desde 2019 e, pelo segundo ano consecutivo, os eventos STU têm apoio da New Era. Já o Oi STU Open Rio tem a já tradicional parceria com a Oi, que nomeia o campeonato com a cota de naming right da competição, que reúne os melhores skatistas do mundo, além de ter o Tik Tok como principal media partner.

 

Reportagem: Gabriela Murad – InPress / Porter Novelli

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72