STU National – Segunda etapa começa nesta sexta-feira na maior pista da América Latina

Publicado por AdrenaNews 0

Porto Alegre, recebe pela 1ª vez uma etapa do STU National e abre suas portas para os principais skatistas do Brasil para a 2ª etapa do Circuito, que inicia nesta sexta-feira.

João Lucas Alves em ação. Foto: Julio Detefon – STU

Será na maior pista de skate da América Latina, construída na orla do Guaíba, numa área totalmente revitalizada e que já virou ponto turístico da capital gaúcha. É uma grande retomada e uma viagem na história da modalidade no Rio Grande do Sul. De figuras emblemáticas de outras gerações, como Cezar Gordo, a nomes da nova safra, como João Lucas Alves, o Xuxu, hoje na seleção brasileira, o Estado jamais parou de produzir talentos.

Cezar Gordo em ação. Foto: Arquivo Pessoal – Facebook

Cezar Gordo sempre foi um dos grandes nomes do skate gaúcho, e é um dos criadores da Matriz Skateshop. Ele lembra que, lá pelos anos 90, era mesmo uma cena bem underground, não havia pistas para andar em Porto Alegre, era tudo improvisado na rua, em rampas criadas na hora pelos próprios skatistas. Segundo ele, “uma época de muito preconceito, mas de muita vontade de fazer a cena acontecer”.

“O skate sempre foi presente aqui, em diferentes épocas. Num movimento que eu não tive oportunidade de conhecer, já existia a pista do Parque Marinha do Brasil, que fica na frente da nova pista de skate da Orla. Um ‘Snake Run’ gigante, acredito que umas das primeiras construídas no Brasil e uma das maiores. Mas a cena passou a ter mais relevância nacionalmente a partir da construção da pista do IAPI, em 2001. Ali o skate entrou realmente em um cenário nacional. Passaram a surgir diversos nomes do skate gaúcho que se tornaram ídolos mundiais. A cena deu um pulo na evolução como um todo”, relatou Gordo.

Natural de Cachoeirinha, uma das menores cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, João Lucas Alves, o Xuxu, de 21 anos, é um dos jovens valores da nova geração do Street. Na primeira etapa do STU National, em Criciúma (SC), terminou em quarto lugar. Agora, correndo em casa, ele espera conquistar um resultado ainda melhor para dedicar àqueles que sempre o apoiaram.

“Será muito especial andar em casa e representar todos que se inspiram em mim. O skate sempre foi um refúgio na minha vida. Quem sabe aonde eu estaria se não estivesse andando de skate?! Graças a Deus, tenho esse dom e me inspiro com isso todos os dias. O foco aqui em Porto Alegre, claro, é ganhar, mas independentemente disso, também poder proporcionar esse momento para minha família e para quem se inspira em mim”, disse João Lucas Alves.

Maior pista da América Latina e inspirada na própria Porto Alegre

A nova pista será um dos pontos altos do evento. Seu conceito foi o de incluir réplicas e obstáculos que já existem nas ruas de Porto Alegre. Como uma que pode ser vista na Praça Itália, uma ponte em que skatistas andam na cidade. Ou como o corrimão da Câmara dos Vereadores e os tradicionais paralelepípedos imitando uma rua tradicional. E também tiveram o cuidado de trabalhar com o conceito portuário, para lembrar que Porto Alegre é uma cidade portuária. Prova disso é uma âncora gigante que também é “skatável”, praticamente o símbolo da pista.

Cezar Gordo observando a obra. Foto: Arquivo Pessoal – Facebook

“No Park, por exemplo, tem um buraco que representa uma escotilha de navio. Um submarino que emerge possibilitando diversas manobras. Então, além de ser uma grande pista, tem todo um conceito por trás que a torna mais especial. E o que a fez ser considerada uma das melhores pistas do mundo nem é o tamanho, mas sim a forma como foi projetada e construída. Fruto de uma parceria que se chama Confluência, que uniu a Rio Ramp Design, do Rio de Janeiro, e a Spot Skateparks, aqui do Rio Grande do Sul, projetada e executada por uma mão de obra especializada, com grande experiência. Cada canto da pista teve a mão de um skatista, com muito amor e dedicação”, ressaltou Gordo.

Paraskate também será atração na etapa de Porto Alegre do STU National:

Em janeiro, o paraskatista Vini Sardi foi convidado a participar da primeira etapa do STU National 2022, em Criciúma (SC), e desfilou talento com os demais atletas. Era mais um grande passo para a definitiva introdução do grupo PCD (pessoa com deficiência) no esporte sobre rodinhas, um compromisso de inclusão que também conta com patrocínio do Banco BV, que apresenta a plataforma STU e distribuirá 10 mil reais em premiação. Desta vez, em Porto Alegre (RS), que recebe a competição nesta semana, dos dias 27 a 29, o Paraskate terá o seu torneio exclusivo na capital gaúcha, na modalidade Park, com nove participantes.

Vini Sardi em ação. Foto: Julio Detefon – STU

Uma importante e certeira decisão que chega junto com a criação da Associação Brasileira de Paraskate, entidade fundada neste mês de maio, com o próprio Vini Sardi, além de Nando Araújo e Tony Alves, à frente do projeto, que contou com a ajuda de mais de 30 pessoas, desde empresários a instrutores de skate. E a ABPSK nasce com a missão de representar o esporte junto aos órgãos oficiais e defender a introdução do skate para pessoas com deficiência nas Paralimpíadas de Los Angeles, em 2028.

Presidente da ABPSK, Vini Sardi, que nasceu com uma má formação congênita nas duas pernas e encontrou no skate uma nova forma de viver, iniciando sobre o shape aos 16 anos, ainda de próteses, já tinha se tornado o idealizador do Paraskate Tour. E, junto à CBSk, deu início em 2021 a um circuito dedicado à categoria, reunindo 14 paraskatistas de todo o Brasil. E o próprio acabou campeão tanto no Street quanto no Park. Entre seus demais feitos, foi medalha de ouro nos X Games em 2019, no Park adaptado.

“A inclusão do paraskate no STU vem somar ao trabalho que estamos fazendo rumo às Paralimpíadas. É muito importante para mostrar a força desses atletas em um evento tão grande, que atrai cada vez mais pessoas. É o público PCD demonstrando que pode praticar esportes radicais de alto nível”, declarou Vini Sardi, que, em Porto Alegre, terá como adversários Tony Alves, John Henrique, Willian de Almeida, Ítalo Romano, Guinho, David Souza, Felipe Nunes e Ruan Felipe.

O Banco BV, patrocinador máster do STU, principal plataforma esportiva e comportamental especializada em skate do mundo, se orgulha em intensificar esse trabalho de inclusão com o Paraskate e em presenciar o crescimento da modalidade.

“A comunidade do skate só ganha com a chegada do Paraskate no STU. Trata-se de uma modalidade que está buscando seu espaço e segue crescendo cada vez mais, seja em praticantes ou presença em campeonatos como o STU. A superação de cada paratleta é um incentivo extra para quem gosta de esporte e esperamos um grande espetáculo em Porto Alegre”, disse Tiago Soares, gerente executivo de Sustentabilidade e Patrocínios do Banco BV.

“A proposta da plataforma STU é de potencializar todos os movimentos do skate e estamos muito felizes em poder contribuir também com o paraskate. Sempre trabalhamos a acessibilidade dentro dos nossos eventos e é lindo podermos realizar esse torneio dentro do National. E ainda teremos transmissão ao vivo no Tik Tok, no domingo, e com premiação relevante em parceria com o BV. Que todos possam prestigiar nossos paraskatistas, que costumam dar um show de manobras”, relatou João Victor Martins, coordenador do STU.

PROGRAMAÇÃO:

27/05 (sexta):

9h às 10h – Treino livre Street feminino
9h às 10h – Treino livre Park feminino
10h às 11h – Coletiva de imprensa
11h às 12h – Treino livre Park feminino
10h às 12h30 – Treino livre Street masculino
10h às 12h40 – Treino livre Park masculino
12h40 às 13h50 – Treino livre Park feminino
13h às 16h20 – Eliminatórias Street masculino (ao vivo no Tik Tok)
15h às 18h40 – Eliminatórias Park masculino (ao vivo no Tik Tok)
17h20 às 18h20 – Treino livre Street feminino

28/05 (sábado):

8h às 9h – Treino livre Park feminino
9h às 10h30 – Treino livre Street masculino
9h às 10h50 – Semifinais Park feminino (ao vivo no Tik Tok)
10h30 às 11h30 – Treino livre Street feminino
11h40 às 15h55 – Semifinais Street masculino (ao vivo no Tik Tok)
14h às 15h50 – Semifinais Park masculino (ao vivo no SporTV)
15h50 às 16h20 – BV Tricks Park
15h55 às 19h – Semifinais Street feminino (ao vivo no SporTV)
19h às 19h30 – BV Tricks Street

29/05 (domingo):

9h às 9h35 – Treino livre Park masculino
9h às 11h30 – Treino livre Street feminino
11h30 – Paraskate Park masculino (ao vivo no Tik Tok)
13h às 14h02 – Final Park feminino (ao vivo no SporTV)
14h15 às 15h30 – Final Street masculino (ao vivo no SporTV)
15h30 às 15h47 – Super Final Street masculino (ao vivo no SporTV)
16h às 17h02 – Final Park masculino (ao vivo no SporTV)
17h10 às 18h25 – Final Street feminino (ao vivo no SporTV)
18h25 às 18h42– Super Final Street feminino (ao vivo no SporTV)

Transmissões: O SporTV transmitirá ao vivo as semifinais de sábado do Park masculino e do Street feminino, além de todas as finais no domingo. O Tik Tok já transmite tudo a partir de sexta e passa, com exclusividade, as semifinais do Park feminino e do Street masculino no sábado e o Paraskate no domingo.

Sobre o BV, o banco do skate brasileiro: O STU segue na proposta de investir no esporte como forma de contribuir para as mudanças sociais. E, nesta empreitada, conta com parceria do banco BV, que apresenta os eventos da plataforma. O Banco BV entrou no esporte brasileiro em 2018 com o apoio a atletas renomados, entre eles Bob Burnquist. Foi com este ícone do esporte mundial que o banco começou sua relação com o skate, com a reforma de pistas públicas pelo país.

Depois, apoiou o principal circuito profissional de skate do Brasil, o STU Qualifying Series, em 2019, e foi patrocinador dos Mundiais de Skate Street e Park, realizados em São Paulo no mesmo ano. Além disso, patrocina os atletas de alto rendimento Kelvin Hoefler, Pâmela Rosa, Yndiara Asp e Murilo Peres. Agora, o banco dá mais um passo com o patrocínio máster do STU, principal plataforma esportiva e comportamental especializada em skate do mundo. O patrocínio será feito com recursos próprios e o banco pretende se conectar ainda mais com o público jovem, que já usa a conta digital BV. Dessa forma, o banco diversifica suas linhas de negócio e contribui para a popularização e profissionalização do skate.

Sobre a Monster Energy: Localizada em Corona, Califórnia (EUA), a Monster Beverage Corporation (NASDAQ: MNST) se dedica a criar bebidas de alta qualidade desde 2002. No Brasil, a empresa tem distribuição pelo sistema Coca-Cola e está presente no país há 11 anos.

Reconhecida pelo lifestyle cheio de atitude e personalidade, a empresa valoriza o esporte nacional, apoiando diversos atletas e participando ativamente de eventos de action sports, música, e-sports, entre outros. Globalmente, o portfólio da empresa conta com marcas como Reign Total Body FuelTM high performance energy drinks, NOS® energy drinks, Monster Energy® energy drinks, Monster Energy Ultra® energy drinks, Monster MAXX® maximum strength energy drinks, Java Monster® non-carbonated coffee + energy drinks, Espresso Monster® noncarbonated espresso + energy drinks, Caffé Monster® noncarbonated energy coffee drinks, Monster Rehab® non-carbonated energy drinks, Muscle Monster® energy shakes, Monster Hydro® energy drinks, Full Throttle® energy drinks, Burn® energy drinks, Samurai® energy drinks, Relentless® energy drinks, Mother® energy drinks, Power Play® energy drinks, BU® energy drinks, Nalu® energy drinks, BPM® energy drinks, Gladiator®.

Sobre a Plataforma STU: O STU celebra a essência do skate, promovendo as principais competições de Street e Park da América Latina e do mundo, com os maiores nomes da atualidade, estimulando o desenvolvimento de cenas nacionais da cultura urbana, e gerando um impacto socioeconômico positivo e transformador por todo o Brasil, por meio de ações de inclusão social e construção e reformas de pistas. A plataforma iniciou em 2017 e explodiu em 2018, com a consolidação do circuito brasileiro de skate até a formação da seleção brasileira, em 2019. Um marco na história do esporte, potencializando esse novo momento de representatividade nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Em 2021, foi criado o STU On Tour, campeonato digital e presencial, que se tornou um grande sucesso e revelou novos talentos da cena nacional. E o ano se encerrou com o STU OPEN RIO, com cobertura ao vivo no Tik Tok e no SporTV. Sucesso que se refletiu na Web: mais de 3 bilhões de páginas visitadas com mídias sobre o evento. Muito mais que esporte, o STU acredita que o skate é rua, música, arte e estilo de vida. Um conceito de valorização das mais diversas manifestações urbanas regionais, para garantir ainda mais visibilidade à cena da cultura local, encontrada nas cidades por onde os eventos passam.

Siga as nossas redes:

Instagram: @skatetotalurbe
TikTok: @skatetotalurbe
Linkedin: @skate-total-urbe

O STU National de Porto Alegre, que será realizado de sexta a domingo, conta com patrocínio do Banco BV, que apresenta a Plataforma STU, e da Monster Energy. e tem como Media Partner o Tik Tok. É chancelada pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) E ainda tem apoio de Fruki, Dropdead e Matriz. A Cervejaria Tiger é a cerveja oficial do evento.

Reportagem: Erich Onida – SMG Brasil

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas