STU National 2022 – Sexta-feira de definições das vagas para as semis masculinas de sábado.

Publicado por AdrenaNews 0

Semis masculinas definidas no primeiro dia do street da etapa de Criciúma do STU National 2022. Nas eliminatórias desta sexta-feira, um total de 16 skatistas se juntaram aos outros oito pré-classificados. Melhor nota foi de Douglas Molocope.

Douglas Molocope em ação. Foto: Julio Detefon

O público em Criciúma em Santa Catarina, enfim, pôde assistir de perto à performance da nata do skate brasileiro. Nesta sexta-feira (14/01), foi dada a largada do circuito nacional 2022, com a primeira etapa do STU National, modalidade Street – na próxima semana será a vez da Park. E começou pelos homens, com as eliminatórias que definiram os outros classificados para as semifinais. O que não faltou no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi foi adrenalina e manobras de arrepiar, levando os presentes à loucura.

Nas modalidades Street e Park, os quatro primeiros colocados no STU National de Criciúma, em 2021, e os quatro primeiros do STU Open Rio estão automaticamente classificados para as semifinais da competição (caso algum dos skatistas esteja nas duas listas, o que é comum, a vaga passa para o próximo na classificação, alternando entre o National e o Open, nesta ordem). São eles: João Lucas Alves, Eduardo Neves, Lucas Rabelo, Júlio César Zanotti, Wilton Souza, Ygor Picolino, Marcelo Batista e Vinícius Costa.

Os demais 48 competidores começaram na fase eliminatória, que correu durante toda a tarde desta sexta. E 16 deles garantiram lugar nas semifinais deste sábado, que serão disputadas das 8h45 às 10h e, na parte da tarde, das 14h40 às 17h35. Lembrando que, nesta classificatória, cada skatista tem direito a 2 voltas de 45 segundos, valendo a melhor nota. Já na semifinal e na final também são 2 voltas de 45 segundos, mas com a obrigatoriedade de apresentar quatro manobras, valendo a melhor volta e as duas melhores manobras. Já na Super Final, os quatro skatistas com maiores pontuações na final ganham a chance de fazer mais 1 volta e mais 2 manobras (volta substitui volta e manobra substitui manobra).

A melhor nota do dia nas eliminatórias foi de Douglas Molocope, que é natural de Novo Hamburgo (RS) e tem 32 anos, profissional do skate há oito. Ele conseguiu um 63,46 na sua segunda volta, resultado que deixou o próprio skatista surpreso, visto que só decidiu participar da etapa em cima da hora. E por pressão e incentivo da mãe.

“Cheguei atrasado ontem e só treinei por 15 minutos. E vim por pilha da minha mãe. Hoje, ainda dei mais umas voltas pra conhecer a pista. Por isso, o resultado me surpreendeu. Montei uma linha na minha cabeça, planejei e nada deu muito certo no treino. Já na competição, acertei boa parte na primeira volta e fiquei em quinto na parcial. Na segunda, acertei tudo. O skate é uma montanha-russa. Num dia você acerta tudo, sabe o que faz, tem tudo planejado. No outro, nada sai como você quer”, revelou Douglas Molocope

Outro que avançou para as semifinais foi Luiz Francisco, o Luizinho, que ficou em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas na modalidade Park, hoje a sua especialidade. Com 59,18, ele passou com a sétima melhor nota. Inclusive, ele e Kalani Konig, outro classificado (6º), são os únicos skatistas em Criciúma que disputam as duas modalidades.

Luiz Francisco em ação. Foto: Julio Detefon

“Eu sou do Street, mas, basicamente, eu não sei competir no Street, não estou na pegada dos outros moleques. Tive que perguntar pra eles quanto tempo eu tenho que dar de linha e tal. Estava fora do Street há praticamente cinco anos, voltei no Open em dezembro. Continuei brincando, claro, mas só agora estou levando a sério de novo, junto com o Park, que venho andando durante esse tempo. Na última volta, fui pensando manobra a manobra. Acertei a primeira, vamos para a próxima. Não posso errar. Acertei a segunda, vamos para a próxima. E assim foi. Que venha a semifinal”, disse. Luiz Francisco

Meninas entram em cena neste sábado:

E a disputa do Street feminino começa neste sábado, com as semifinais. As 19 skatistas (Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Virgínia Fortes Águas, Gabi Mazetto, Karen Feitosa, Giovana Dias, Kemily Suiara, Marina Gabriel Pinto, Ariadne Souza, Rafaela Murbach, Isabelle Menezes, Debora Badel, Laura Rezende, Carla Carolina, Giovana Roeder, Atali Mendes, Karolene Lima, Georgia Fuzer e Marina Gabriela) serão divididas em duas baterias, a primeira das 10h15 às 11h30 e a segunda, das 13h às 14h15.

Transmissões e Ingressos:

A competição terá transmissão ao vivo no Tik Tok (no sábado), no SporTV 2 (no sábado a partir das 13h)  E o público que quiser acompanhar de perto cada manobra poderá solicitar seu ingresso gratuito na plataforma Sympla – basta acompanhar a divulgação nas redes sociais.

Transmissões e Ingressos:

No domingo, das 10h às 12h, com exclusividade na programação oficial do Verão Espetacular da TV Globo, com patrocínio do Dorflex. E o público que quiser acompanhar de perto cada manobra ainda pode solicitar seu ingresso gratuito na plataforma Sympla – basta acompanhar a divulgação nas redes sociais.

RESULTADO STREET MASCULINO:

(os 16 classificados para as semifinais)

1 – Douglas Molocope – 63,46
2 – Mário Marques – 62,55
3 – Luiz Neto – 62,08
4 – Talles Silva – 62,00
5 – Wallace Gabriel Santos – 61,77
6 – Kalani Konig – 60,65
7 – Luiz Francisco Mariano – 59,18
8 – Alexandre de Souza – 58,74
9 – Kleber Fabiano – 58,56
10 – Oseias Borges – 58,00
11 – Wilson Chaves – 57,50
12 – Higor Conte – 49,84
13 – André William – 47,67
14 – Matheus Teixeira – 47,00
15 – Matheus Rodrigues – 46,63
16 – Sebastian Simonetto – 45,92

Sobre o BV, o banco do skate brasileiro:

O STU segue na proposta de investir no esporte como forma de contribuir para as mudanças sociais. E, nesta empreitada, conta com parceria do Banco BV, que apresenta os eventos da plataforma. O Banco BV entrou no esporte brasileiro em 2018 com o apoio a atletas renomados, entre eles Bob Burnquist. Foi com este ícone do esporte mundial que o banco começou sua relação com o skate, com a reforma de pistas públicas pelo país. Depois, apoiou o principal circuito profissional de skate do Brasil, o STU Qualifying Series, em 2019, e foi patrocinador dos Mundiais de Skate Street e Park, realizados em São Paulo no mesmo ano. Além disso, patrocina os atletas de alto rendimento Kelvin Hoefler, Pâmela Rosa, Yndiara Asp e Murilo Peres.

Agora, o banco dá mais um passo com o patrocínio máster do STU, principal plataforma esportiva e comportamental especializada em skate do mundo. O patrocínio será feito com recursos próprios e o banco pretende se conectar ainda mais com o público jovem, que já usa a conta digital BV. Dessa forma, o banco diversifica suas linhas de negócio e contribui para a popularização e profissionalização do skate

Sobre a Monster Energy:

Localizada em Corona, Califórnia (EUA), a Monster Beverage Corporation (NASDAQ: MNST) se dedica a criar bebidas de alta qualidade desde 2002. No Brasil, a empresa tem distribuição pelo sistema Coca-Cola e está presente no país há 11 anos. Reconhecida pelo lifestyle cheio de atitude e personalidade, a empresa valoriza o esporte nacional, apoiando diversos atletas e participando ativamente de eventos de action sports, música, e-sports, entre outros.

Globalmente, o portfólio da empresa conta com marcas como Reign Total Body FuelTM high performance energy drinks, NOS® energy drinks, Monster Energy® energy drinks, Monster Energy Ultra® energy drinks, Monster MAXX® maximum strength energy drinks, Java Monster® non-carbonated coffee + energy drinks, Espresso Monster® noncarbonated espresso + energy drinks, Caffé Monster® noncarbonated energy coffee drinks, Monster Rehab® non-carbonated energy drinks, Muscle Monster® energy shakes, Monster Hydro® energy drinks, Full Throttle® energy drinks, Burn® energy drinks, Samurai® energy drinks, Relentless® energy drinks, Mother® energy drinks, Power Play® energy drinks, BU® energy drinks, Nalu® energy drinks, BPM® energy drinks, Gladiator®

Sobre a Plataforma STU:

O STU celebra a essência do skate, promovendo as principais competições de Street e Park da América Latina e do mundo, com os maiores nomes da atualidade, estimulando o desenvolvimento de cenas nacionais da cultura urbana, e gerando um impacto socioeconômico positivo e transformador por todo o Brasil, por meio de ações de inclusão social e construção e reformas de pistas. A plataforma iniciou em 2017 e explodiu em 2018, com a consolidação do circuito brasileiro de skate até a formação da seleção brasileira, em 2019. Um marco na história do esporte, potencializando esse novo momento de representatividade nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Em 2021, foi criado o STU On Tour, campeonato digital e presencial, que se tornou um grande sucesso e revelou novos talentos da cena nacional. E o ano se encerrou com o STU OPEN RIO, com cobertura ao vivo no Tik Tok e no SporTV. Sucesso que se refletiu na Web: mais de 3 bilhões de páginas visitadas com mídias sobre o evento. Muito mais que esporte, o STU acredita que o skate é rua, música, arte e estilo de vida. Um conceito de valorização das mais diversas manifestações urbanas regionais, para garantir ainda mais visibilidade à cena da cultura local, encontrada nas cidades por onde os eventos passam.

Siga as nossas redes:

Instagram: @skatetotalurbe
TikTok: @skatetotalurbe

Confira mais informações da modalidade Street:

Acesse: https://www.skatetotalurbe.com.br/ 

O STU segue na proposta de investir no esporte como forma de contribuir para as mudanças sociais. Nesta empreitada, conta com parceria do Banco BV, que apresenta os eventos da Plataforma STU. A etapa é viabilizada pela Prefeitura Municipal de Criciúma, através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e conta com patrocínio da Monster Energy e parceria da New Era, Layback e Drop Dead, homologada pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) com a idealização e realização da Rio de Negócios.

Reportagem: Erich Onida – SMG Brasil

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas