STU National 2022 – Sexta-feira de definições das vagas para as semis de sábado.

Publicado por AdrenaNews 0

As eliminatórias masculinas pegaram fogo nesta tarde de sexta-feira. Um total de 35 skatistas, divididos em cinco baterias, lutaram pelas oito vagas restantes nas semifinais. E quem liderou essa turma que se garantiu nas semifinais foi o paulistano Murilo Peres, de 25 anos, que fez logo na primeira de suas três voltas a melhor performance do dia, com a nota 70,67, único a passar da casa dos 70 pontos.

Murilo Peres em ação. Foto: Julio Detefon

“Fiquei muito feliz com minha performance e com a volta que consegui encaixar. Particularmente, ao longo da semana, tive dificuldades de montar uma volta que me deixasse confiante e satisfeito. Mas ontem mesmo decidi que essa seria a minha volta, acreditei nela, investi nela, porque sei que ela tinha potencial. Mas não sabia que passaria em primeiro, o que me deixou muito contente. Estou sempre olhando para o meu skate e para a pista, diferente de quando você está vendo alguém andar. Ela pôde passar uma boa impressão e, na semifinal, tem muito mais coisa que quero encaixar nessa volta”, desabafou Murilo.

Agora eles se juntam para as disputas de sábado com os oito pré-classificados (os quatro primeiros colocados no STU National de Criciúma, em 2021, e os quatro primeiros do Oi STU Open Rio), que são André Mariano, Augusto Akio, Pedro Quintas, Gui Khury, Matheus Hiroshi, João Victor Silva, Kalani Konig e Luizinho, que herdou a vaga de Pedro Barros. E quem seguiu junto com Murilo Peres para as semifinais foram Gustavo Picaski, Mateus Guerreiro, Hugo Montezuma, João Pedro Teixeira, Pedro Carvalho, Cahique Gregório e Matheus Mello.

Pelo feminino oito skatistas passaram pelas eliminatórias da etapa de Criciúma do STU National e se juntam a outras oito nas semifinais deste sábado. Dora Varella, Erica Leguizamon, Isadora Pacheco, Raicca Ventura, Yndiara Asp, Camila Borges, Vitoria Bassi e Maitê Demantova, as oito pré-classificadas para as semifinais da modalidade Park em Criciúma (SC), conheceram nesta sexta-feira (21/01) as outras oito concorrentes pelas vagas na final de domingo (23/01). Pelas eliminatórias da primeira etapa do STU National. Quem fez a melhor volta e avançou com a maior nota foi a paulista Letícia Gonçalves, com 32,63.

Letícia Gonçalves em ação. Foto: Julio Detefon

Na modalidade Park, assim como na Street, os quatro primeiros colocados no STU National de Criciúma, em 2021, e os quatro primeiros do Oi STU Open Rio estão automaticamente classificados para as semifinais da competição. Cada skatista tem três voltas para buscar a classificação, valendo a melhor delas. As outras skatistas que avançaram foram Emily Antunes (29,67), Carolyna Fachin (26,43), Fernanda Tonissi (24,08), Sofia Godoy (23,03), Lua Vicente (21,67), Mariana Menezes (17,97) e Marina Brauner (16,47).

“Eu fiz a volta sem segurar as manobras, mas tenho outras para melhorar essa nota. Hoje, era só a classificatória, amanhã mesmo é que o bicho pega. Das 16, só oito vão para a final. Cumpri minha missão hoje, mas nunca estamos relaxadas, essa nova geração vem muito forte e não podemos deixar a desejar. Temos sempre que buscar o nosso melhor”, afirmou Letícia Gonçalves, já projetando a disputa deste sábado e também de 2022.

“Dá pra brigar de igual pra igual com as demais, já é assim há anos. Fiz parte da seleção em 2021, mas acabei não conseguindo uma vaga para a Olimpíada. Aqui em Criciúma, todo mundo tem chance de estar no pódio e mostrar o que a galera nunca viu no skate feminino. Temos uma força muito grande. Meu grande objetivo é Paris, mas o que faz a diferença é ter esse apoio da seleção, todo esse suporte de preparação física, psicólogo, fisioterapia… Minha maior rival sou eu mesma. Preciso estar com corpo e mente conectados para fluir bem.”

A competição terá transmissão ao vivo no Tik Tok (nesta sexta, no sábado e só a final feminina no domingo) e no SporTV 2 (no sábado a partir das 13h e a final feminina no domingo), com a final masculina exclusiva na programação oficial do Verão Espetacular da TV Globo, domingo, das 10h às 11h, com patrocínio do Dorflex. O público que quiser acompanhar de perto poderá solicitar seu ingresso gratuito na plataforma Sympla – confira a divulgação nas redes sociais.

RESULTADO PARK FEMININO:
08 classificadas para as semifinais:

1 – Letícia Gonçalves – 32,63
2 – Emily Antunes – 29,67
3 – Carolyna Fachin – 26,43
4 – Fernanda Tonissi – 24,08
5 – Sofia Godoy – 23,03
6 – Lua Vicente – 21,67
7 – Mariana Menezes – 17,97
8 – Marina Brauner – 16,47

RESULTADO PARK MASCULINO:
08 classificados para as semifinais:

1 – Murilo Peres – 70,67
2 – Gustavo Picaski – 69,33
3 – Mateus Guerreiro – 68,00
4 – Hugo Montezuma – 67,43
5 – João Pedro Teixeira – 66,22
6 – Pedro Carvalho – 64,83
7 – Cahique Gregório – 63,10
8 – Matheus Mello – 62,67

Pedro Barros, prata em Tóquio, está fora da etapa de Criciúma do STU National:

Pedro Barros, campeão do STU National em 2021, está fora das disputas. Foto: Pablo Vaz

Uma ausência de última hora na modalidade Park da etapa de Criciúma (SC) do STU National. Pedro Barros, justamente um dos principais nomes do skate nacional e mundial, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, está fora do primeiro torneio da temporada. Ele alegou que, devido a um exaustivo ano de 2021, não está com 100% da sua capacidade física e mental e precisa respeitar o corpo. Luiz Francisco entra automaticamente em seu lugar nas semifinais, que serão disputadas neste sábado (22/01), no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi.

“Resolvi ouvir minha intuição e achei por bem não disputar essa etapa. Não somos uma máquina, todos nós temos o nosso limite. Tive um ano de 2021 muito pesado, com Olimpíada, disputa de outros campeonatos, tive influenza, bati com a cabeça no Oi STU Open Rio, fui parar no hospital… Foi tudo muito corrido, muito intenso. Já tenho 26 anos, desde os 4 ando de skate, como profissional já são mais de 10 anos, e é uma longevidade muito grande. Essa é a mensagem que fica, de respeitarmos o nosso corpo”, explicou Pedro Barros.

A competição terá transmissão ao vivo no Tik Tok (neste sábado e só a final feminina no domingo) e no SporTV 2 (no sábado a partir das 13h e a final feminina no domingo), com a final masculina exclusiva na programação oficial do Verão Espetacular da TV Globo, domingo, das 10h às 11h, com patrocínio do Dorflex. O público que quiser acompanhar de perto poderá solicitar seu ingresso gratuito na plataforma Sympla.

Siga as nossas redes:

Instagram: @skatetotalurbe
TikTok: @skatetotalurbe

Confira mais informações da modalidade Street:

Acesse: https://www.skatetotalurbe.com.br/ 

O STU segue na proposta de investir no esporte como forma de contribuir para as mudanças sociais. Nesta empreitada, conta com parceria do Banco BV, que apresenta os eventos da Plataforma STU. A etapa é viabilizada pela Prefeitura Municipal de Criciúma, através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e conta com patrocínio da Monster Energy e parceria da New Era, Layback e Drop Dead, homologada pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) com a idealização e realização da Rio de Negócios.

Reportagem: Erich Onida – SMG Brasil

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72