STU National 2021 – Começa nesta quinta-feira o Calendário Nacional de Skate

Publicado por AdrenaNews 217 views0

O STU National 2021 é a mais nova competição da Plataforma STU e a partir desta quinta-feira, passará a abrir anualmente o Calendário Nacional é o Ranking Brasileiro de Skate.

Dora Varela em ação. Foto: Jovani Prochnov

Chancelado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), entidade máxima do esporte no Brasil, e pela World Skate (WS), entidade máxima do skate a nível mundial. A competição também será válida para o ranqueamento dos skatistas brasileiros na segunda janela de pontuação da corrida olímpica.

Grandes nomes do skate mundial, das modalidades Street e Park, já estão se preparando para voltar para as competições de 21 a 24 de janeiro. O evento contará com a presença física exclusiva dos principais skatistas de Street e Park do país, seguindo todas as medidas preventivas do Protocolo STU Covid Free e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na modalidade Park, Luiz Francisco, o Luizinho, é o atual segundo no ranking pré-olímpico na modalidade Park e o brasileiro mais bem colocado na lista mundial. Aos 20 anos, o paulista de Lorena fala sobre o retorno às pistas. “Estou muito feliz pelos eventos estarem voltando, estava há muito tempo sem encontrar os meus amigos. Estou voltando de lesão e vou andar de skate muito feliz nesta etapa do STU”, comemora Luizinho.

Luiz Francisco em ação. Foto: Jovani Prochnov

Entre as mulheres, Dora Varela é a brasileira que mais se destaca no ranking pré-olímpico da modalidade. Atualmente ela está em sexto lugar e animada por poder competir ainda este mês. “É muito bom começar o ano com uma competição, em uma pista de alto nível, depois de tanto tempo sem campeonatos. Estou muito animada para reencontrar todos os amigos, me divertir e dar o meu melhor, espero que eu consiga uma boa colocação e comece o ano bem para a corrida olímpica”. afirma a skatista.

Ainda no top 10 feminino no ranking, Isadora Pacheco ocupa a décima posição. Aos 15 anos, ela é natural de Florianópolis e está confiante em disputar um campeonato em seu estado. “Estou super animada pois passamos o ano inteiro de 2020 sem ter praticamente nenhum campeonato. É muito bom rever meus amigos, fazer o que mais gostamos e sentir esse clima de competição. Passei o ano passado treinando bastante e espero nesse campeonato conseguir colocar tudo em prática e me divertir muito, com todos os cuidados. E vamos torcer para que tudo possa voltar ao normal em um futuro próximo”. diz Isadora.

Isadora Pacheco em ação. Foto: Julio Detefon

Além dos nomes já citados, Yndiara Asp, Victoria Bassi, Emily Antunes, Camila Borges, Pedro Quintas, Pedro Barros, Matheus Hiroshi, Murilo Peres, Luigi Cini, e Italo Penarrubia também estão entre os confirmados para a disputa da modalidade Park.

Victoria Bassi em ação. Foto: Pablo Vaz

No Street, as skatistas brasileiras são destaque no ranking pré-olímpico. Em segundo lugar na classificação, Rayssa Leal é a caçula da Seleção Brasileira e nome confirmado no STU National.

Rayssa Leal em ação. Foto: Julio Detefon

Na disputa masculina, Lucas Rabelo e Felipe Gustavo vão representar os brasileiros que integram o ranking pré-olímpico. Cearense de 22 anos, Rabelo tem altas expectativas para o STU National. “Estou muito feliz em poder participar desta etapa do STU em Criciúma. Além da importância natural do STU, que é o maior campeonato de skate do Brasil, ainda terá pontuação válida para a classificação Olímpica. Acabei ficando de fora da última etapa em SP em função de uma lesão no tornozelo, mas fiz tratamento durante as festas de final de ano e pisei no skate novamente dia 16 agora. Estou fazendo o meu máximo para chegar pronto para competir em alto nível”. explica.

Lucas Rabelo em ação. Foto: Julio Detefon

João Lucas Alves (o “Xuxu”), Lucas Xaparral, Luiz Marchiori Neto, Patrik Mazzuchini, Ariadne Souza, Karen Feitosa, Virginia Fortes e Jessica Hoefler também estão confirmados para esta etapa.

Ariadne Souza em ação. Foto: Julio Detefon

O STU National está chegando com tudo na cidade de Criciúma, em um dos mais novos e modernos complexos de skate do Brasil e do mundo: as pistas de Street e Park do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, em Criciúma/SC. Uma das pistas mais modernas do país. A pista teve sua obra finalizada em outubro de 2019 e será oficialmente inaugurada durante o evento.

Pista Park. Foto: Divulgação – STU

Pista Park. Foto: Divulgação – STU

O local chama atenção pela modernidade da estrutura, que foi pensada para viabilizar as melhores performances dos atletas e diversão da população local. Com mais de 1.700m² e padrão internacional, o local se tornou o ambiente perfeito para receber os melhores skatistas nacionais na disputa por valiosos pontos para o ranking olímpico e brasileiro.

Pista Street. Foto: Divulgação – STU

Pista Street. Foto: Divulgação – STU

O campeonato acontecerá em um cenário de restrição máxima, seguindo todas as medidas do Protocolo STU Covid Free de acordo com as determinações municipais, estaduais e da Organização Mundial da Saúde (OMS), com todo o cuidado e segurança para os nossos competidores.

Vamos abrir o calendário brasileiro em grande estilo e você poderá acompanhar tudo sem sair de casa, nos dias 22 a 24 de janeiro, que contará com transmissão ao vivo para todo o Brasil na sexta-feira e no sábado pelo STU Channel no YouTube. Pelo Canal SporTV também no sábado e na TV Globo, no programa dominical Esporte Espetacular.

CRONOGRAMA:

QUINTA-FEIRA: Nesta quinta-feira o primeiro dia de evento é dedicado aos treinos oficiais, tempo reservado para os atletas rodarem na pista e se familiarizarem com o espaço de 9h às 17h os skatistas estarão divididos em baterias de acordo com a modalidade para praticarem. A cobertura de todos os treinos será feita pelo perfil oficial do STU no Instagram – @skatetotalurbe.

SEXTA-FEIRA: Já na sexta (22/01), os skatistas também começam o dia com treinos oficiais, a partir das 8h30 e, de 10h às 11h40 acontece as eliminatórias do Park feminino. Os homens entram em cena a partir de 15h40, quando começam as eliminatórias do Park masculino. Na modalidade Street, os homens disputam as eliminatórias também na sexta, de 12h10 às 15h10. As disputas eliminatórias serão transmitidas, ao vivo, através do STU Channel.

SÁBADO: O sábado começa com as eliminatórias do Street feminino (10 às 12h) e com as semifinais de Street masculino (13h às 15h) as duas transmitidas pelo STU Channel, através do Youtube e do site oficial. A parte da tarde também será marcada pelas semifinais do Park masculino ( 15h30 às 17h) e a final do Park feminino (17h30 às 18h20). As duas disputas da modalidade Park serão transmitidas, ao vivo, e na íntegra, pelo SporTV.

DOMINGO: O último dia do STU National será marcado por três finais. De 10 às 11h os atletas masculinos de Park tomam conta da pista, com transmissão ao vivo da Globo, no Esporte Espetacular. Na sequência é a vez das mulheres disputarem a final de Street (12h às 13h10h) e os homens da mesma modalidade encerram o evento de 13h30 às 14h40. O público poderá acompanhar as finais de Street pelo STU Channel.

Homologado pela CBSk (Confederação Brasileira de Skate) e pela World Skate (WS), o STU National é viabilizado pela Prefeitura de Criciúma através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, com patrocínio da TNT Energy Drink, além da parceria com a New Era, Drop Dead, EOM Brasil (Escola de Osteopatia de Madrid) e Aktion Paz. O evento é realizado em parceria com o Verão Espetacular, da TV Globo, que conta com os patrocínios da Rexona Clinical, Piracanjuba, Dorflex e Nissan. A idealização e realização são da Rio de Negócios.

Reportagem: Edson Andrade (Fonte: STU)

Edição: Edson Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72