SSXP Saquarema Pro apresentado pela Prefeitura de Saquarema – Terça-feira de boas ondas na Praia da Vila – Assistam ao vídeo!

Publicado por AdrenaNews 0

A terça-feira foi mais um dia de boas ondas e de muitas baterias na Praia da Vila, pelo SSXP Super Surf Experience Saquarema Pro apresentado pela Prefeitura de Saquarema. Acessem ao link abaixo com o vídeo dos melhores momentos.

Vista aérea da Praia de Vila. Foto: Pablo Jacinto

ASSISTAM AO VÍDEO, CLICANDO NO PLAYER ABAIXO:

DIA 2 – 04Jul – HIGHLIGHTS – SSXP PRO SAQUAREMA 2022:

A terceira fase acontecerá nesta quarta-feira, a partir das 8h00, ao vivo pelo YouTube do SuperSurf XP da Capital Nacional do Surf pelo https://cbsurf.org.br.

O surfista criado nas ondas da Praia da Vila, Lucas “Chumbo” Chianca, venceu mais uma bateria no SSXP em Saquarema, o campeão mundial de ondas gigantes se classificou para a rodada de estreia dos 48 cabeças de chave desta segunda etapa do Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).

Lucas Chianca em ação. Foto: Pablo Jacinto

Assim como na segunda-feira, Lucas Chumbo competiu na 16.a bateria do dia e novamente surfou bem nas ondas da sua casa, para superar três surfistas da nova geração brasileira. Ele mostrou que surfa bem também em ondas menores e achou boas esquerdas para mostrar suas manobras de frontside e direitas também para atacar forte de backside. Chumbo somou notas 7,17 e 4,17 para vencer o catarinense Leo Casal por 11,84 a 11,80 pontos. Os dois eliminaram o paulista Derek Souza e outro catarinense, Aminandes Pamplona.

“Para mim é especial competir em casa, na praia onde eu nasci, onde aprendi a surfar, a pegar tubo, então estar passando as baterias com a energia da galera, das pessoas que me viram crescer, é incrível”, disse Lucas Chianca. “É muito bom ver o Circuito Brasileiro Profissional de volta e estar representando a minha cidade nas ondas pequenas também. As ondas gigantes são a minha paixão, mas o surfe é o meu amor. Nas ondas pequenas, eu fico até mais nervoso, porque foge um pouco do meu controle, pois me sinto mais confortável em mar grande. Mas, eu amo surfar, amo competir e campeonatos em ondas pequenas são um desafio que eu quero pra mim”.

Com mais uma classificação em primeiro lugar, Lucas Chumbo Chianca vai voltar a competir na 16.a bateria da terceira fase do SSXP Saquarema Pro apresentado pela Prefeitura de Saquarema, que será realizada nesta quarta-feira na Praia da Vila. Ele vai enfrentar os cabeças de chave Glauciano Rodrigues (CE) e Luiz Mendes (SC), além de Hedieferson Junior (SC), que passou em segundo lugar no confronto que aconteceu antes do campeão mundial na terça-feira, vencido por Douglas Silva (PE).

NOVO RECORDE: No segundo dia, o jovem catarinense Walley Guimarães estabeleceu um novo recorde de 16,10 pontos para o SSXP Saquarema Pro. Ele igualou a nota 8,50 recebida pelo gaúcho Ricardo Kjellin na segunda-feira, que os juízes avaliaram como a melhor onda surfada na Praia da Vila. Walley também mostrou suas manobras inovadoras em outras duas ondas que valeram 7,60 e 7,33, para superar os 15,20 pontos do paulista Fernando Junior na primeira fase.

Walley Guimarães em ação. Foto: Pablo Jacinto

Muitos talentos da nova geração do surfe brasileiro fizeram grandes apresentações nas boas ondas da Praia da Vila na terça-feira em Saquarema. Os primeiros a se destacar foram o paulista Fernando Junior e os cariocas Pedro Neves e Vitor Ferreira, ganhando notas 8,00, 8,17 e 7,17 respectivamente, para vencer suas baterias. Os potiguares Lucas Pires com 7,67 e Daniel Costa com 7,60, também entraram na lista das maiores notas do segundo dia.

Vitor Ferreira em ação. Foto: Pablo Jacinto

FILHOS DE CAMPEÕES: Uma das atrações da terça-feira, foi a participação de três filhos de campeões brasileiros que competiram na época que o SuperSurf promoveu o circuito nacional mais rico do mundo, entre 2000 e 2009. Lucas Ribas, filho do surfista que chegou a ser o terceiro melhor do mundo, Victor Ribas, não passou sua bateria. Mas, o potiguar Samuel Joquinha e o saquaremense Valentin Neves, avançaram em segundo lugar em suas baterias.

Valentin Neves em ação. Foto: Pablo Jacinto

A do Samuel Joquinha, filho do primeiro surfista a ser campeão brasileiro amador, profissional e master da história, Joca Junior, soube manter a paciência para esperar as ondas certas para mostrar o seu surfe de frontside e backside, nas direitas e esquerdas da Praia da Vila. Ele passou junto com o cearense Mathias Ramos e na terceira fase vai enfrentar os cabeças de chave Luan Hanada (SP) e Niccolas Padaratz (SC), além do novo recordista de pontos do SSXP – SuperSurf Experience – Saquarema Pro, Walley Guimarães (SC).

Samuel Joquinha em ação. Foto: Pablo Jacinto

“Estou preparado!”, garantiu Joquinha. “Estou confiante no meu surfe, tenho treinado bastante e vou tentar fazer o meu melhor na bateria”.

Valentin Neves também escolheu boas ondas para eliminar Renan Rodrigues (SP) e Guilherme Lemos (CE), no confronto vencido por Israel Junior (RN). “As ondas daqui da Vila se encaixam com meu surfe e estou feliz por ter passado a bateria”, disse Valentin. “Agora tem o terceiro rounde, que é mais difícil, quando entram os melhores do ranking. Mas, vou tentar escolher as ondas melhores e fazer o meu surfe”.

O filho do bicampeão brasileiro nos primeiros anos do SuperSurf, Leonardo Neves (in memoriam), vai disputar a 18.a bateria da terceira fase, encabeçada por Lucas Catapam (PR) e Wallace Vasco (SC) e completada por um bicampeão brasileiro, Krystian Kymerson (ES). Nesta quarta-feira, vão estrear no SSXP Saquarema Pro os surfistas mais bem colocados na etapa de abertura do Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf – disputada em Maceió, como o campeão Mateus Sena (RN) e o vice Messias Felix (CE).

REVIVAL DO SUPERSURF: Messias Felix conquistou o último título brasileiro da década de ouro do SuperSurf em 2009. Na terça-feira, aconteceu uma bateria na Praia da Vila que pareceu um “revival” desta época, com três surfistas que participaram daqueles eventos históricos dos anos 2000. O pernambucano Alan Donato competiu com uma contusão no tornozelo e ficou em último lugar na vitória do baiano Bino Lopes. O cearense Heitor Alves, que por muitos anos fez parte da elite do CT, avançou junto com ele.

Bino Lopes em ação. Foto: Pablo Jacinto

“Foi muito legal competir de novo com grandes amigos, como o Heitor Alves, o Alan Donato. Eu apostei nas esquerdas e estou feliz por ter vencido minha primeira bateria aqui”, disse Bino Lopes, que ganhou sua primeira etapa no Circuito Brasileiro Profissional na volta do SuperSurf em 2015. “Eu confesso que já estava quase pendurando as chuteiras, quer dizer, as pranchas, no meu caso. Mas, esse circuito dessa nova direção da Confederação Brasileira de Surf, certamente me motivou novamente. Nós estávamos precisando muito de eventos assim, com premiação boa para muitos poderem seguir suas carreiras. Eu estou 100% motivado como antigamente e espero conseguir um bom resultado aqui”.

CONFRONTO NACIONAL: Na segunda fase do SSXP Saquarema Pro realizada na terça-feira, aconteceu um verdadeiro confronto nacional nas 24 baterias disputadas por 96 surfistas de 12 estados do país. Pelo segundo dia consecutivo, os do Rio de Janeiro se destacaram nas ondas da Praia da Vila e ganharam a maioria, sete contra três vitórias de São Paulo, três da Bahia, duas de Santa Catarina, duas de Pernambuco, duas do Rio Grande do Norte, uma do Ceará, uma da Paraíba, uma de Alagoas, uma do Espírito Santo e uma do Rio Grande do Sul. Já o único paranaense, acabou sendo eliminado da competição.

Heitor Alves em ação. Foto: Pablo Jacinto

Outros 24 surfistas se classificaram em segundo lugar, para enfrentar os principais cabeças de chave desta segunda etapa do Circuito Brasileiro Profissional da CBSurf. Na lista dos 96 participantes da terceira e última rodada formada por 24 baterias, que será disputada nesta quarta-feira, a maioria é de São Paulo com 26 surfistas. O segundo maior pelotão é do Rio de Janeiro com 13 concorrentes ao título em Saquarema, mesmo número de Santa Catarina.

Também estão na briga pelo título do evento que marca o retorno do SuperSurf com o SSXP Saquarema Pro, 12 competidores do Ceará, 11 do Rio Grande do Norte, 8 da Bahia, 5 de Pernambuco, 3 da Paraíba, 2 de Alagoas, 1 do Rio Grande do Sul, 1 do Paraná e 1 do Espírito Santo. Entre os 48 cabeças de chave que vão estrear na terceira fase, 17 são de São Paulo. O único do Rio de Janeiro que foi bem na primeira etapa em Alagoas e faz parte desta lista, é o local de Saquarema, Raoni Monteiro, que por muitos anos defendeu o Brasil na elite do CT.

DREAM TOUR: O objetivo de todos é se classificar para o Dream Tour da CBSurf de 2023, quando será formada uma elite do surfe nacional para disputar os títulos brasileiros profissionais da temporada. Estas vagas estão sendo disputadas nas seis etapas deste ano, com os rankings computando os cinco melhores resultados. O SSXP Saquarema Pro apresentado pela Prefeitura de Saquarema é a segunda chance de pontuar nos rankings que vão indicar para o Dream Tour de 2023, 50 surfistas na categoria masculina e 24 na feminina.

RESULTADOS DA TERÇA-FEIRA NA PRAIA DA VILA:

SEGUNDA FASE – 3.o=97.o lugar (200 pts) e 4.o=121.o lugar (180 pts):

01: 1-Theo Fresia (RJ), 2-João Lira (PB), 3-Anderson Silva Pikachu (RJ), 4-Luan Wood (SC)
02: 1-Fernando Junior (SP), 2-Arthur Alves (RN), 3-Kayan Medeiros (RN), 4-Luã da Silveira (SC)
03: 1-Pedro Dib (SP), 2-Diogo Santos (BA), 3-Pedro Amorim (RJ), 4-Lucas Ribas (RJ)
04: 1-Pedro Neves (RJ), 2-Arthur Assis (RJ), 3-Igor Shibata (RJ), w.o-Caio Costa (SP)
05: 1-Gabriel Farias (PE), 2-Matheus Souza (RJ), 3-Erick Moraes (BA), 4-André Luiz (SC)
06: 1-Kauã Hanson (PB), 2-Odarci Nonato (SP), 3-Tayrom Silva (SC), 4-Marcio Freitas (CE)
07: 1-Vitor Ferreira (RJ), 2-Geovane Ferreira (SP), 3-Ivan Silva (PE), 4-Igor Moraes (SP)
08: 1-Lucas Pires (RN), 2-Santiago dos Santos (CE), 3-Fabricio Rocha (SP), 4-João A. Arruda (SP)
09: 1-Fabricio Bulhões (BA), 2-Giovani Pontes (SP), 3-Luy Gonzales (RS), 4-Vitor Gabriel (BA)
10: 1-Leo Andrade (BA), 2-Daniel Costa (RN), 3-Diego Rosa (SC), 4-Daniel Domingos (RJ)
11: 1-Gustavo Borges (RS), 2-Pedro Nogueira (SC), 3-Emanoel Lima (RN), 4-Rafael Guimarães (RJ)
12: 1-Kauê Germano (SP), 2-Guilherme Fernandes (SP), 3-Sunny Pires (RJ), 4-Leonardo Silva (RN)
13: 1-Mathias Ramos (CE), 2-Samuel Joquinha (RN), 3-Ricardo Silva (SP), 4-Eduardo Barrionuevo (SP)
14: 1-Walley Guimarães (SC), 2-Luan Carvalho (SP), 3-Fellipe Ximenes (SC), 4-Felix Martins (BA)
15: 1-Douglas Silva (PE), 2-Hedieferson Junior (SC), 3-Patrick Plachi (SC), 4-Ricardo Kjellin (RS)
16: 1-Lucas Chianca (RJ), 2-Leo Casal (SC), 3-Aminandes Pamplona (SC), 4-Derek Souza (SP)
17: 1-Israel Junior (RN), 2-Valentin Neves (RJ), 3-Renan Rodrigues (SP), 4-Guilherme Lemos (CE)
18: 1-Krystian Kymerson (ES), 2-Jannifer de Souza (CE), 3-Edvan Silva (CE), 4-Yan Sondahl (RJ)
19: 1-Leandro Bastos (RJ), 2-Felipe Oliveira (SP), 3-Rickson Falcão (RJ), 4-Pedro Araujo (SP)
20: 1-Yuri Gonçalves (SC), 2-Dunga Neto (CE), 3-Yasser Chiah (PR), 4-Pedro Miguel (SP)
21: 1-Kalany Ratto (RJ), 2-Caio Knappi (RJ), 3-Kayki Araujo (SC), 4-Derek Adriano (SC)
22: 1-Bino Lopes (BA), 2-Heitor Alves (CE), 3-Tierres Alves (SP), 4-Alan Donato (PE)
23: 1-Daniel Templar (RJ), 2-Daniel Adisaka (SP), 3-Diego Brigido (RJ), 4-Giovani Reis (RS)
24: 1-Amando Tenorio (AL), 2-Vicente Ferreira (RJ), 3-Guilherme Carvalho (ES), 4-Luiz Henrique Lira (RJ)

PRÓXIMAS BATERIAS DO SSXP SAQUAREMA PRO:

Quarta-feira: TERCEIRA FASE – entrada dos 48 cabeças de chave:
——–3.o=49.o lugar (1.000 pts) e 4.o=73.o lugar (600 pts)

01: Alex Ribeiro (SP), Kim Matheus (SP), Theo Fresia (RJ), Arthur Alves (RN)
02: Caetano Vargas (SC), Marcos Correa (SP), Fernando Junior (SP), João Lira (PB)
03: Alandreson Martins (BA), Paulo Moura (PE), Pedro Dib (SP), Arthur Assis (RJ)
04: Alan Jhones (RN), Luel Felipe (PE), Pedro Neves (RJ), Diogo Santos (BA)
05: Yage Araujo (BA), Artur Silva (CE), Gabriel Farias (PE), Odarci Nonato (SP)
06: Tales Araujo (SP), Renan Peres (SP), Kauã Hanson (PB), Matheus Souza (RJ)
07: Rafael Venuto (CE), Thiago Eduardo (CE), Vitor Ferreira (RJ), Santiago dos Santos (CE)
08: Gabriel Klaussner (SP), Derek Plachi (SC), Lucas Pires (RN), Geovane Ferreira (SP)
09: Ryan Kainalo (SP), Bernardo Pigmeu (AL), Fabricio Bulhões (BA), Daniel Costa (RN)
10: Deyvson Santos (RN), Gabriel André (SP), Leo Andrade (BA), Giovani Pontes (SP)
11: João Ferreira (SP), Madson Costa (RN), Gustavo Borges (RS), Kauê Germano (SP)
12: Messias Felix (CE), Uriel Sposaro (SC), Leonardo Berbet (RN), Pedro Nogueira (SC)
13: Mateus Sena (RN), Kaique Oliveira (SC), Mathias Ramos (CE), Luan Carvalho (SP)
14: Luan Hanada (SP), Niccolas Padaratz (SC), Walley Guimarães (SC), Samuel Joquinha (RN)
15: Bruno Galini (BA), Luciano Brulher (SP), Douglas Silva (PE), Leo Casal (SC)
16: Glauciano Rodrigues (CE), Luiz Mendes (SC), Lucas Chianca (RJ), Hedieferson Junior (SC)
17: Michel Roque (CE), Cauã Gonçalves (SP), Israel Junior (RN), Jannifer de Souza (CE)
18: Lucas Catapam (PR), Wallace Vasco (SC), Krystian Kymerson (ES), Valentin Neves (RJ)
19: Daniel Matos (BA), Diego Aguiar (SP), Leandro Bastos (RJ), Dunga Neto (CE)
20: Hizunomê Bettero (SP), Dodo Veiga (SP), Yuri Gonçalves (SC), Felipe Oliveira (SP)
21: Cauã Costa (CE), Weslley Dantas (SP), Kalany Ratto (RJ), Heitor Alves (CE)
22: Luan Ferreyra (PE), Raoni Monteiro (RJ), Bino Lopes (BA), Caio Knappi (RJ)
23: Gabriel Ramos (SP), Leonardo Barcelos (SC), Daniel Templar (RJ), Vicente Ferreira (RJ)
24: Samuel Igo (PB), Victor Costa (RN), Amando Tenorio (AL), Daniel Adisaka (SP)

Quinta-feira – PRIMEIRA FASE FEMININA:
——–3.a=25.o lugar (1.800 pts) e 4.a=37.o lugar (1.100 pts)

01: Tainá Hinckel (SC), Luara Thompson (RJ), Ariane Gomes (CE)
02: Kemily Sampaio (SP), Isabelle Nalu (SC), Kiany Cristina (SP)
03: Larissa dos Santos (CE), Nicole Silva (PE), Suelen Naraisa (SP)
04: Monik Santos (PE), Vitória Carneiro (CE), Paloma Pardo (RJ)
05: Kiany Hyakutake (SC), Alexia Monteiro (SC), Aysha Ratto (RJ)
06: Karol Ribeiro (RJ), Leticia Calleia (RJ), Yasmin Ferreira (SP)
07: Yanca Costa (CE), Potira Castaman (BA), Sarah Ozorio (RJ)
08: Sol Carrion (SP), Juliana dos Santos (CE), Isabela Saldanha (SP)
09: Silvana Lima (CE), Natalie Plachi (SC), Pamella Mel (SC)
10: Julia Santos (SP), Yohana Sarandini (SP), Juliana Meneguel (SP)
11: Julia Duarte (RJ), Kayane Reis (RJ), Gabriela Barros (RJ)
12: Mariana Areno (RJ), Taís Almeida (RJ), Laura Silva (CE)

Esta primeira das duas etapas do SSXP – SuperSurf Experience 2022 é apresentada pela Prefeitura de Saquarema e patrocinada pela Dream Factory, Nicoboco, Silverbay, Fuwax, Surfland, com homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e apoio da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), da Associação de Surf de Saquarema (ASS) e divulgação do site Waves.

Reportagem: João Carvalho – JBC Notícias

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas