Série: Literatura Surfística – Biografias e Histórias de Campeões.

Publicado por AdrenaNews 240 views0

Neste período de pandemia e isolamento social, nada melhor que ler livros. Resolvemos trazer uma série de matérias intitulada: “Literatura Surfística”.

Livros sobre surfe. Foto Janaína Pedroso – Origemsurf

Vamos trazer mais alguns livros contando, historias do esporte dos reis e biografias de surfistas campeões. Nesta terceira série de matérias, trouxemos 08 livros, que relatam as biografias sobre a trajetória de 03 Campeões Mundiais: Kelly Slater, Mick Fanning e Shaun Tomson e também outros livros, sobre trajetórias de vidas, com historias fascinantes de outros personagens da cultura surf.

Pipe Dreams: A Surfer’s Journey (Inglês) – Autor: Kelly Slater

Editora: It Books; Edição: Reprint

Pipe Dreams é um dos primeiros livros de autoria de Kelly Slater, o maior surfista de todos os tempos. Mais brilhante estrela do surf, o norte-americano continua a mudar a mente das pessoas sobre o que pode e o que não pode ser feito em uma prancha de surf.

Neste livro, ele conta sua história de fama, fortuna, relacionamentos com modelos e tudo o que envolve o espírito de um grande ícone do esporte.

Surfe por sua vida: Mick Fanning (Português) – Autores: Mick Fanning e Tim Baker

Editora: Gaia

Mick Fanning é um dos poucos surfistas da história a ter conquistado três títulos mundiais. O australiano foi campeão em 2007, 2009 e 2013. Em Surfe por sua vida, ele conta suas aventuras e dá dicas de como conseguir praticar o surf em um patamar mais alto.

O livro relata desde a infância de Mick, lembrando os ensinamentos e os incentivos dos pais, além de curiosidades de sua vida e carreira, como a paixão pelo futebol e o início nas competições de surfe quase por acaso. Conheça mais sobre a história do tricampeão mundial de surf!

O Código do Surfista (Português) – Autores: Shaun Tomson e Patrick Moser

Editora: Gaia

Por muitos anos, Shaun Tomson foi o único surfista não Australiano a ser campeão mundial. Vencedor do circuito em 1977, o sul-africano compartilha experiências e aprendizados em O Código do Surfista. Shaun Tomson recorre à força das lições aprendidas desde a infância, na África do Sul, durante os tempos do apartheid, até as competições nas ondas mais perigosas do mundo, e nos oferece um relato inspirador de como encarar os desafios mais difíceis da vida mantendo o olhar na direção da luz que brilha adiante.

O ex-campeão mundial estava no auge de sua vida profissional e pessoal – um ex-campeão mundial de surfe, um empresário bem-sucedido à frente de marcas de roupa multimilionárias e um requisitado palestrante motivacional – quando passa por uma perda terrível e, posteriormente, por um renascimento milagroso.

A História da Rip Curl (Português) – Autor: Tim Baker

Editora: Gaia

Desde que nasceu na Austrália, a Rip Curl se tornou uma das principais marcas de surf no mundo. A História da Rip Curl conta a impressionante jornada dos jovens surfistas Brian Singer e Doug “Claw” Warbrick, que perseguiram o sonho de ganhar a vida na busca pela onda perfeita.

A marca que eles construíram não apenas satisfez a própria vontade de viver do surfe, mas também inspirou muitas outras pessoas, surfando na onda da revolução global da juventude, com o estopim no final dos anos 60. Conheça os detalhes da história de uma das mais importantes marcas de surfwear!

Surf Like a Girl (Inglês) – Autora: Carolina Amell

Editora: Prestel

Se você acha que o surf é um esporte dominado por homens, está na hora de rever seus conceitos. As trinta mulheres surfistas retratadas nesta coleção emocionante podem rasgar uma onda perfeitamente. Atletas de diferentes origens ao redor do mundo, cada surfista é destaque em fotografias espetaculares e com suas próprias palavras inspiradoras.

O livro traz o relato da surfista profissional americana Lindsay Steinriede sobre como a morte de seu pai inspirou sua carreira. A francesa Valerie Duprat descreve como ela começou a “esculpir espuma”. Conchita Rossler, fundadora do Mooana Retreat em Portugal, conta como é conectar mente, corpo e espírito. E a fotógrafa australiana Cait Miers fala sobre o empoderamento das mulheres.

Você também encontrará surfistas com mais de sessenta anos, que surfam durante a gravidez, que comandam barcos, ensinam ioga e fazem filmes. A fotografia de tirar o fôlego, captura essas mulheres de todos os ângulos, dentro e fora das ondas, em alguns dos locais mais impressionantes do mundo.

Surf Odyssey: The Culture of Wave Riding (Inglês) – Autor: Andrew Groves

Editora: Gestalten

Mais do que um esporte, surf é uma cultura. Surf Odyssey documenta o culto moderno ao surf como sua própria subcultura e modo de vida. Este é um livro sobre o mundo do surf hoje e aqueles que nele vivem. Esta comunidade é composta pelos próprios surfistas, além de fotógrafos e designers de pranchas que também estão difundindo seu espírito distinto em outros campos criativos.

Comparável ao novo movimento ao ar livre, o surf de hoje é sobre uma atitude em relação à vida, um desejo de aventura e um amor pela natureza que só podemos encontrar longe de locais estabelecidos.

Surf Odyssey apresenta os lugares, pessoas, histórias e marcas dessa cena. Sua impressionante fotografia certamente inspirará muitas outras explorações de surf.

Guia Prático de Surf (Português) – Autor: John Conway

Editora: Editorial Presença

Quer aprender todas as técnicas de surf e ter total domínio da prancha? Leia este livro de surf. O Guia Prático de Surf foi produzido para tornar a prática do esporte mais acessível tanto aos iniciantes quanto aos que já pegam ondas há mais tempo.

Os principiantes encontrarão as técnicas básicas, enquanto aqueles que detêm já alguma experiência descobrirão neste guia indicações para chegar aos níveis mais avançados, incluindo o de competição. O livro de John Conway fala sobre a segurança nas praias, o equipamento básico de surf, as disciplinas básicas, o surf de competição ou o surf de viagem. Traz ainda um glossário e mais de 50 fotografias ilustrativas.

Dias Bárbaros: uma vida no surfe (Português) – Autor: William Finnegan Edmundo Barreiros (Tradutor)

Editora: Intreseca

Em autobiografia vencedora do Prêmio Pulitzer, William Finnegan, jornalista da revista The New Yorker, apresenta o surfe em uma perspectiva extremamente pessoal, original e surpreendente. Finnegan viveu a infância na Califórnia e no Havaí, e aprendeu cedo a surfar. Ao longo da vida, viajou o mundo em busca das melhores ondas.

Neste livro de surf, ele conta, através de sua trajetória no surfe, as histórias da época em que pertencia a uma gangue de meninos brancos em Honolulu, a loucura que impregnou jovens e adultos na década de 1960, sua vivência das ondas mais famosas do mundo e tudo o que aprendeu com elas.  O autor relata desde o pesar de ter usado LSD para desbravar a baía de Honolua, em Maui, à satisfação intensa de atravessar os recifes da Polinésia de mapa em punho para descobrir uma das maiores ondas que existem.

Reportagem: Gustavo Andrade – Esportelândia

Edição: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72