Série: Literatura Surfística – Biografias e Histórias de Campeões.

Publicado por AdrenaNews 176 views0

Neste período de pandemia e isolamento social, nada melhor que ler livros. Resolvemos trazer uma série de matérias intitulada: “Literatura Surfística”.

Livros sobre surfe. Foto Janaína Pedroso – Origemsurf

Vamos trazer mais alguns livros contando, historias do esporte dos reis e biografias de surfistas campeões. Nesta quinta série de matérias, trouxemos mais 06 livros, que relatam as biografias sobre a trajetória de Campeões Mundiais e também outros livros, sobre trajetórias de vidas, com historias fascinantes de outros personagens da cultura surf.

Ghost Wave Autor: Chris Dixon
Editora: Hachette Australia
Idioma: Inglês

Se você tem interesse por ondas gigantes, leia Ghost Wave: The True Story of the Biggest Wave on Earth and the Men Who Challenged It! Nascendo das profundezas do Pacífico, encontra-se uma ilha lendária, agora submersa logo abaixo da superfície do oceano.

Rumores e avisos sobre Cortes Bank são abundantes, mas, entre os surfistas de ondas grandes, este pico é famoso por uma razão simples: é o lar da maior onda “surfável” na face da terra. Neste livro de surf, o jornalista Chris Dixon desvenda os segredos de Cortes Bank e atrai os leitores para o mundo angustiante do surf de ondas gigantes e seus perigos.

Surf Mama Autora: Wilma Johnson
Editora: Summersdale
Idioma: Inglês

Wilma Johnson morava na costa oeste da Irlanda com sua família, equilibrando os desafios de ser artista, esposa e mãe, até que, nos seus quarenta anos, foi tomada por um profundo desejo de aproveitar o dia e mudou-se para Biarritz para se tornar uma surfista.

O plano atingiu águas turbulentas quando ela chegou à França com seu casamento sob ameaça e os três filhos que não falam francês. Suas primeiras tentativas no surf são desastrosas, resultando em contusões, ossos quebrados e um ego danificado. Porém, quando ela experimenta a sensação eufórica de pegar sua primeira onda e criar o Mamas Surf Club, tudo vale a pena.

LeRoy Grannis: Surf Photography of the 1960s and 1970s Autores: Jim Heimann, LeRoy Grannis e Steve Barilotti
Editora: Taschen GmbH
Idioma: Inglês

LeRoy Grannis foi pioneiro em fotografia no surf, começando nos anos 60. Esta coleção reúne suas mais vibrantes imagens do esporte. A importância de Grannis é tão expressiva que ele recebeu o apelido de Padrinho do Surf. Afinal, é fundador de revistas especializadas como Surfer, Reef e Surfing Illustrated.

Surf Shack: Laid-Back Living by the Water Autores: Nina Freudenberger e Heather Summerville
Fotos de Brittany Ambridge
Editora: Hardcover
Idioma: Inglês

Com fotos vibrantes de detalhes de design e praias brilhantes – de Malibu a Rockaways, do Japão à Austrália – este livro captura o meio ambiente de um estilo de vida que todos aspiramos. “Um tour colorido por algumas das residências de surfistas mais exclusivas do mundo, de Melbourne a Nova York.”

Dê uma olhada nas casas de entusiastas de longa data e recém-chegados dedicados que refletem não apenas um esporte ou paixão, mas também um estilo de vida. Blake e Heather Mycoskie da TOMS, o hoteleiro Sean MacPherson, a autora cigana Julia Chaplin e outros criaram seus espaços para abraçar um ambiente descontraído e ser a pausa entre as ondas.

The History of Surfing Autor: Matt Warshaw
Editora: Chronicle Books
Idioma: Inglês

Matt Warshaw é o ex-editor da revista SURFER. Surfista de longa data, ele é autor de vários livros sobre surf, incluindo Maverick’s: The Story of Big Wave Surfing. Ele mora em San Francisco com sua esposa e filho.

“Meticulosamente pesquisado, bem escrito, lindamente elaborado … leitura obrigatória.” – Revista Fora

“Acredite em nós, seu livro é o lugar para ir para as mercadorias.” – OC semanal

“Há uma razão pela qual Warshaw está no topo do campo da escrita do surf, e se você está procurando um presente para o surfista letrado em sua vida, este é definitivamente o escolhido.” -SBC Surf Magazine

“Escrito por um dos maiores historiadores do surf do mundo, este … é o livro definitivo sobre a história e cultura do surf.” – Revista Drift

Surf Craft: Design and the Culture of Board Riding Autor: Richard Kenvin
Editora: Mit Press
Idioma: Inglês

As pranchas de surfe já foram feitas de madeira e moldadas à mão, objetos de importância cultural e recreativa. Hoje, a maioria das pranchas de surfe é produzida em massa com fibra de vidro e uma mistura de produtos petroquímicos, outdoors móveis (ou flutuantes) para atletas e suas marcas, enfatizando o comercial ao invés do cultural.

O Surf Craft mapeia essa evolução, examinando o design e a arte da prancha de surfe com 150 imagens coloridas e um texto perspicaz. Da antiga alaia havaiana, a prancha tradicional das pessoas comuns, às pranchas sem adornos projetadas com precisão matemática (mas feitas à mão) por Bob Simmons, às longboards compradas em lojas popularizadas pelo filme de exploração do surfe de 1959 Gidget, design de prancha reflete estética e história. O declínio do tradicional passeio a bordo de alaia não é apenas um exemplo de uma arte perdida, mas também uma metáfora para a desintegração da cultura tradicional depois que a República do Havaí foi derrubada e anexada na década de 1890.

Em seu texto, Richard Kenvin examina a arte e o design das pranchas de surfe de uma perspectiva histórica e cultural. Ele vê o design do conselho como um modelo exemplar de mingei, ou arte popular, e a filosofia artesanal de Soetsu Yanagi. Yanagi acreditava que a verdadeira beleza e propósito de um design são revelados quando ele é colocado para o uso pretendido. Em sua forma mais pura, a arte de construir pranchas, junto com o próprio ato de surfar, exemplifica o mingei. A Surf Craft dá atenção especial às pranchas de Bob Simmons, que são exemplos marcantes desse tipo de design funcional, refletindo o trabalho dos designers modernos da Califórnia do pós-guerra. Surf Craft é publicado em conjunto com uma exposição no Museu Internacional Mingei de San Diego.

Fontes: Gustavo Andrade – Esportelândia e Editoras

Reportagem: Edson “Adrena” Andrade

Edição: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72