mag72

Série: Literatura Surfística – Biografias e Histórias de Campeões.

Publicado por AdrenaNews 152 views0

Neste período de pandemia e isolamento social, nada melhor que ler livros. Resolvemos trazer uma série de matérias intitulada: “Literatura Surfística”.

Livros sobre surfe. Foto Janaína Pedroso – Origemsurf

Vamos trazer mais alguns livros contando, historias do esporte dos reis e biografias de surfistas campeões. Nesta quarta série de matérias, trouxemos 07 livros, que relatam as biografias sobre a trajetória de Campeões Mundiais e também outros livros, sobre trajetórias de vidas, com historias fascinantes de outros personagens da cultura surf.

Eddie Would Go
Autor: Stuart Holmes Coleman
Editora: Editora Gaia; Edição: 2 (1 de janeiro de 2004)
Idioma: Português

Na década de 1970, uma década antes de adesivos e camisetas com a frase Eddie Would Go começarem a aparecer em todas as ilhas do Havaí e em todo o mundo do surf, Eddie Aikau estava provando o que significava ser um “waterman”.

Como um surfista destemido e talentoso, ele surfou nas maiores ondas do mundo. Como o primeiro e mais famoso salva-vidas da baía de Waimea, salvou centenas de vidas de suas águas traiçoeiras. E como havaiano orgulhoso, sacrificou sua vida para salvar a tripulação a bordo da canoa Hokule’a. Eddie Would Go é a história convincente da lenda Eddie Aikau. Conheça mais sobre esse personagem extraordinário do surf.

Pelo Amor
Autor: Kelly Slater e Phil Jarratt
Editora: Editora Gaia; Edição: 1
Idioma: Português

Pelo Amor é a história de Kelly Slater nas suas próprias palavras. Phil Jarratt entrevistou o maior surfista de todos os tempos e dezenas dos seus amigos para captar histórias, memórias e momentos, assim como os pensamentos de Kelly Slater sobre política, música, design de pranchas, altos e baixos da competição, e a sensação de estar dentro de um tubo. O livro traz também centenas de fotos nunca antes publicadas que capturam as maiores vitórias e os momentos mais calmos da mesma forma.

Fifty Places to Surf Before You Die
Autor: Chris Santella
Editora: Abrams Image; Edição: 01 (9 de abril de 2019)
Idioma: Inglês

Quais são os melhores lugares do mundo para surfar? Descubra os picos mais incríveis com essa lista elaborada por experts em ondas. Este guia ilustrado traz os destinos de surf mais emocionantes do mundo, incluindo picos conhecidos como North Shore, Gold Coast e Malibu, além de rotas inesperadas como a Amazônia e o Golfo do Alasca.

Das águas geladas da Península de Reykjanes, na Islândia, até Nazaré, em Portugal, Fifty Places to Surf leva os leitores a uma aventura abrangente, divulgando os detalhes que torne cada local único.

The California Surf Project
Autores: Eric Soderquist e Chris Burkard
Editora: Chronicle Books; Edição: 01 (22 de abril de 2009)
Idioma: Inglês

Largue seu emprego, pegue suas pranchas e parta por uma viagem pela costa da Califórnia. The California Surf Project é um diário de viagem totalmente ilustrado de dois surfistas que fizeram essa viagem da vida. Chris Burkard, um talentoso fotógrafo, e Eric Soderquist, um surfista profissional, foram desde a fronteira do Oregon até os Tijuana Sloughs e descobriram tudo o que o lendário litoral do Golden State tem a oferecer.

Reviva sua incrível aventura de surfar ondas perfeitas, compartilhando fogueiras com estranhos e mantendo um ônibus rodando com fita adesiva e orações em mais de 200 fotografias maravilhosas, texto emotivo, além de um DVD de trinta minutos produzido profissionalmente.

Surfing: 1778 – 2015
Autor: Jim Heimann
Editora: Taschen; Edição: 01 (1 de janeiro de 2016)
Idioma: Inglês, Francês, Alemão

Surfing: 1778-2015, com 600 páginas recheadas de fotos impressionantes, descreve como o surf, a partir da Polinésia, conquistou o mundo e se tornou um instrumento de marketing e desenvolveu sua própria cultura.

São cinco capítulos em que o autor descreve as diferentes fases históricas do surf, em um paralelo com o movimento hippie e a resistência contra o sistema. O livro traz entrevistas com experts em surf e renomados fotógrafos para contar a história de séculos do esporte.

Bad Karma: The True Story of a Mexican Surf Trip from Hell
Autor: Paul Wilson
Editora: Paul Wilson (9 de outubro de 2019)
Idioma: Inglês

No verão de 1978, Paul Wilson, aos 21 anos, aproveita a oportunidade para se juntar a dois ícones locais em uma viagem de surf dos sonhos ao México continental, sem saber que seu destino final está no coração do país do cartel de drogas. Não tendo ideia de onde conseguirá o dinheiro para pagar sua parte e determinado a provar sua coragem, ele faz a única coisa em que consegue pensar: ele assalta um supermercado.

E, se o karma ainda não tinha motivos suficientes para condenar a viagem, ele logo descobre que um de seus companheiros é um assassino condenado em fuga e o outro bastante inescrupuloso. Assim, a mera sobrevivência tem precedência sobre o surf. Conheça essa impressionante história em Bad Karma!

Surf Science: An Introduction to Waves for Surfing
Autores: Tony Butt, Paula Russell e Rick Grigg
Editora: Universidade do Hawaii; 2º Revisão(July 30, 2004)
Idioma:: Inglês

Você já se perguntou de onde vêm as ondas? O que leva um dia a ter um mar agitado e outro bastante tranquilo?
Surf Science é o primeiro livro a falar em profundidade sobre a ciência das ondas do ponto de vista de um surfista e ajuda a aprender a prever o surf. Você não precisa de um conhecimento científico para lê-lo: apenas curiosidade e fascínio por ondas.

Fontes: Gustavo Andrade – Esportelândia e Editoras

Reportagem: Edson “Adrena” Andrade

Edição: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72