mag72

Série: Literatura Surfística – Biografia de Brazucas Campeões – Vejam o Vídeo!

Publicado por AdrenaNews 129 views0

Neste período de pandemia e isolamento social, nada melhor que ler livros. Resolvemos trazer uma série de matérias intitulada: “Literatura Surfística”.

Livros sobre surfe. Foto Janaína Pedroso – Origemsurf

Vamos trazer livros diversos contando, historias do esporte dos reis e biografias de surfistas campeões. Nesta primeira série de matérias, trouxemos 03 livros que relatam a biografia sobre a trajetória de 03 Brazucas Campeões mundiais de surf e da vida, Gabriel Medina, Adriano de Souza e Carlos Burle

Gabriel Medina – A trajetória do primeiro campeão mundial de surfe do Brasil

Autor: Túlio Brandão – Editora: Sextante

Sobre o autor: É formado em Jornalismo e Direito. Aos 42 anos, 32 de surfe, mantém dois braços profissionais ativos, um na área ambiental e outro no mundo das ondas e pranchas. Ex-repórter de O Globo e do Jornal do Brasil, ex-colunista da Fluir e colunista fixo do Portal Waves

Gabriel Medina e Túlio Brandão. Foto : Marcelo Borgongino – Blog Festas Vips do Rio

“Pai, eu quero ser campeão mundial !”. Gabriel era só um menino de 11 anos de Maresias, em São Sebastião, quando informou em tom solene sua decisão. “Vivia à espera das potentes ondulações de Sul que volta e meia avançam sobre a costa do litoral norte de São Paulo, apenas …”

Gabriel Medina foi o primeiro brasileiro campeão mundial de surf. Neste livro sobre a Vida de Gabriel Medina, o autor Túlio Brandão relata a trajetória do surfista do litoral norte paulista desde suas primeiras ondas em Maresias, a relação com seu padrasto, Charles, que se tornou seu treinador, as primeiras competições até como foram as etapas do Circuito Mundial da WSL que levaram Medina ao tão sonhada conquista.

Prefácio do 11 vezes Campeão Mundial, Kelly Slater: “Se fiquei surpreso ao ver Medina conquistar o título mundial aos 20 anos? Não. Pela primeira vez desde que o vi surfando com 15 anos, eu não me surpreendi. Essa vitória já era esperada. Foi resultado de muito trabalho e determinação na busca de um sonho, consequência natural de raro talento e enorme paixão.” – Kelly Slater

Como Se Tornar Um Campeão. História de Adriano de Souza, o Mineirinho. Da Pobreza ao Título Mundial de Surfe:

Autora: Márcia Vieira – Editora: Intrínseca

Sobre a Autora: A jornalista Márcia Vieira faz um mergulho profundo na história desse jovem apaixonado pela vitória e revela como ele desenvolveu ao longo dos anos um raro conjunto de habilidades como disciplina, foco, obstinação e resiliência.

Adriano de Souza, o Mineirinho, também levou o Brasil ao posto mais alto do esporte. Como se tornar um campeão relata a história de Adriano de Souza, desde o seu nascimento em um barraco de madeira numa favela do litoral paulista.

Márcia Vieira e Adriano de Souza. Foto: Ana Vitale

Sua vida mudou completamente quando descobriu a alegria de brincar com uma prancha de surf nas ondas do Guarujá. Baixinho, mal-nutrido, criado na pobreza, Mineirinho, como ficou conhecido, conseguiu superar suas limitações, colecionar títulos dentro e fora do Brasil e conquistar o segundo título mundial de surf para o Brasil.

Adriano de Souza nasceu em uma sexta-feira 13, num barraco de madeira no Guaruja, numa favela do litoral paulista. Ainda criança, sua vida mudou completamente quando descobriu a alegria de brincar com uma prancha de surfe nas ondas do Guarujá. Baixinho, malnutrido, criado na pobreza, Mineirinho, como ficou conhecido, conseguiu superar suas limitações, colecionar títulos dentro e fora do Brasil e conquistar o campeonato mundial do esporte. Até hoje é o atleta brasileiro que se mantém há mais tempo na elite do surfe e o único a vencer o Billabong Pipe Masters, a lendária etapa da competição disputada nas perigosas ondas de Pipeline, no Havaí. Um campeão no mar e na vida.

Adriano é considerado o líder da chamada Brazilian Storm, a leva de surfistas nacionais que desde 2011 invadiu o ranking de melhores do mundo e da qual fazem parte fenômenos como Gabriel Medina e Filipe Toledo. Adriano não se considera o mais talentoso do grupo, por isso se obriga a se preparar cada vez mais. Dentro da água, desafiou nomes consagrados, como Kelly Slater, Andy Irons e Mick Fanning. A improvável vida de Adriano demonstra que se pode agarrar uma oportunidade — no caso dele, uma prancha de surfe — e reinventar o destino. A luta pode ser dura, mas vencer é possível. Adriano de Souza é um ídolo do surfe, sendo o brasileiro que mais vezes venceu o multicampeão Kelly Slater.

História inspiradora, que demonstra que é possível superar todas as dificuldades quando se desenvolvem as qualidades que fazem um campeão de verdade. Livro em 4 cores com fotos empolgantes de Adriano nas ondas de diversas praias do mundo.

Carlos Burle – Profissão: Surfista

Autor: André Viana Editora: Sextante

Sobre o autor: André Viana nasceu em 1974, no Rio de Janeiro, mas viveu a infância e a adolescência em Aracaju. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe, trabalhou nas revistas Playboy e Veja, no suplemento cultural do jornal Gazeta

Carlos Burle, surfista de Pernambuco competidor Top 16 do Circuito Brasileiro da Abrasp e Trialista das Etapas da extinta ASP, Burle começou sua trajetória campeã surfando em ondas gigantes.

“O surfe de ondas grandes é o ser humano enfrentando a natureza no grau mais elevado de seu poder físico e psicológico. Existem mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, mas só alguns desses seres são capazes de fazer o que fazemos.”

“Minhas pernas estão pesadas, eu não consigo mais correr. Inspiro. Expiro. Vejo touros vindo de tudo que é lado. Estou sozinho no meio do campo, bem no ponto de convergência daquela boiada sem freios. Não tenho nenhuma chance de escapar de tamanha fúria. Estou sem fôlego, o desespero faz meu cérebro latejar. O som crescente dos sinos dos caboclinhos de Nazaré da Mata, saído de não sei onde, enche meus ouvidos de agonia” “Carlinhos! Carlinhos! Acorda, menino!”, Carlos Burle

VEJAM O VÍDEO:

Carlos Burle – Profissão: Surfista – Editora Sextante

O surfista fala sobre suas experiências de dedicação ao esporte, do anonimato nas competições amadoras em sua terra natal ao estrelato mundial, relatadas para o autor André Viana, sempre tentando desmistificar a imagem de homens e mulheres que encaram ondas grandes somente por prazer, mas também por profissão.

Próxima Biografia: No último sábado assistindo a Live no Instagram “Os primeiros Raios da Tempestade”, com o jornalista e apresentador de programas, Bruno Bocayuva, entrevistando Flávio “Teco” Padaratz, ele divulgou que em breve estará lançando a sua Biografia em parceria com a Editora Gaia, onde contará toda a sua trajetória de surfista e de vida pessoal.

Fontes: Gustavo Andrade – Esportelândia e Editoras Sextante e Intrínseca

Reportagem: Edson “Adrena” Andrade

Edição: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72