Saquarema Surf Festival – Maracanã do Surf, volta a sediar provas da WSL.

Publicado por AdrenaNews 0

O Saquarema Surf Festival desembarca no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 21 de novembro para competições da World Surf League.

Line Up da Barrinha em ação. Foto: Divulgação – WSL

O evento, marca a retomada das competições de surfe no país,  será um evento totalmente igualitário, um dos pilares incentivados pela WSL, uma vez que as três competições terão premiações de mesmo valor para homens e mulheres.  O Saquarema Surf Festival, reunirá três campeonatos, o Quiksilver|Roxy Pro com etapas do WSL Qualifying Series 2022, valendo 3.000 pontos na corrida pelo acesso regional para o WSL Challenger Series 2022, do WSL Pro Junior Sub 20, fomentando a base do esporte, e do WSL Longboard Pro.

O evento será realizado em memória do surfista Leo Neves, um dos expoentes do esporte no país, morador e ídolo da cidade, que faleceu em 2019, durante a disputa de um campeonato na mesma praia de Itaúna,

Leo Neves em ação. Foto: Luciano Super Frames

“Nos inspiramos no Festival de Saquarema de 1976, que deu destaque para Saquarema em todo Brasil e colocou a cidade no destino de todos os surfistas brasileiros. O Saquarema Surf Festival irá celebrar o surfe através do estilo de vida e esporte”, afirma Pedro Dau Mesquita, sócio e diretor comercial da 213 Sports.

“É com grande alegria e satisfação que retornaremos à Saquarema, com um novo evento na Capital Nacional do Surfe”, disse o CEO da WSL Latin America, Ivan Martinho. “Agora temos uma nova data no calendário esportivo da cidade, para se juntar ao Oi Rio Pro que voltará a ser realizado em 2022. O Saquarema Surf Festival terá competições importantes do WSL Qualifying Series e seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior e de Longboard, todas para homens e mulheres competirem. Certamente, será uma semana intensa na Praia de Itaúna e antecipadamente parabenizamos nossa licenciada para realizar o evento, 213 Sports, bem como todos os patrocinadores, especialmente a Prefeitura de Saquarema, sempre comprometida e incentivando nosso esporte”.

As competições terão participação de ídolos do esporte como o campeão mundial Adriano de Souza, Silvana Lima, Phil Rajzman, bicampeão mundial de longboard. Além de revelações que já inspiram a nova geração, como Lucas Vicente, campeão mundial Pro Junior 2019, Sophia Medina e Tainá Hinckel. E ídolos locais como Lucas Chumbo e Raoni Monteiro.

Phil Rajzman em ação. Foto: Enrico Bronzatto

Com tantos atrativos, o Saquarema Surf Festival promete ser o palco ideal para viver a experiência, não apenas da retomada do surfe no país, mas também do lifestyle do esporte que não para de crescer no Brasil, atraindo cada vez mais investimentos, fãs e atenção do mercado.

“Estamos muito felizes com a volta das etapas mundiais de surfe no Brasil depois de períodos difíceis com tantas restrições necessárias. Reconhecemos a importância deste evento para o segmento e para o momento do surfe no país. E para a Quiksilver e Roxy, fazer parte disso é um privilégio. A retomada da Quiksilver no core surf hoje é o nosso foco e não poderia ser diferente, este é o início de um plano de ação para estas duas grandes marcas, e esperamos anunciar mais novidades em breve”, afirma Tatiana Rovella, marketing manager da Quiksilver e Roxy no Brasil.

Considerada a Capital Nacional do Surfe, Saquarema tem na Praia de Itaúna o principal palco do esporte no país. Sede da etapa brasileira do WSL Championship Tour, em 2019 a cidade teve impacto positivo de R$ 15 milhões na economia do município, principalmente nos segmentos ligados à atividade turística. Devido à pandemia de Covid-19, a elite mundial do surfe não esteve em Saquarema em 2020 e 2021. Agora, a expectativa é que o Saquarema Surf Festival reabra o caminho para os fãs de surfe até a cidade.

Segundo a prefeita de Saquarema, Manoela Peres, “A realização do Saquarema Surf Festival é um marco importante para a retomada do nosso calendário esportivo. Estamos trabalhando para recepcionar todos os turistas e apaixonados pelo surf da melhor forma possível, tudo com muita segurança e seguindo todos os protocolos sanitários em vigor”.

Associação de Surf de Saquarema com o apoio da Federação de surf do estado do Rio de Janeiro, realizou na ultima quinta-feira uma triagem para definir os atletas que irão representar a cidade no Saquarema Surf Festival. Após disputas acirradas entre os surfistas locais, Arthur Máximo e Kayane Reis, serão os representantes no Qualifyng Séries. Pelo Pró júnior, Daniel Templar e Luana Paes, serão os representantes, já no Longboard, Jeremias da Silva o Mica e Maria Clara, conquistaram as suas vagas.

Arthur Máximo, Jeremias da Silva, Daniel Templar, Luana Paes, Kayane Reis e Maria Clara. Foto: Divulgação – ASS

O Saquarema Surf Festival também marcará a inauguração do Centro de Treinamento Leo Neves, um projeto da Prefeitura de Saquarema dedicado a atender gratuitamente atletas amadores ou profissionais com idade entre 10 e 20 anos. A iniciativa pretende valorizar o talento dos jovens surfistas locais, possibilitando acesso a treinamento especializado visando desenvolver suas potencialidades para atingir o mais alto nível do surfe.

O Centro de Treinamento Leo Neves, está localizado na Praia de Itaúna, palco da etapa brasileira do World Surf League Championship Tour desde 2017. A nova estrutura é um equipamento multidisciplinar. Serão ofertadas vagas para alunos em vulnerabilidade social que receberão, além dos treinamentos específicos, alimentação, aulas de inglês, acompanhamento clínico, fisioterápico, psicológico, nutricional e assistência social.

Centro de Treinamento Leo Neves será inaugurado no Saquarema Surf Festival. Foto: 213 Sports

Sobre a 213 Sports: Fundada por Pedro Dau, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu em 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde pela vertical de Esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 50 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 20 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A essência da 213 Sports vê o esporte como engajamento, entretenimento e, principalmente, uma válvula de escape para as marcas que buscam atenção do consumidor final. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca por realizações como CamelBak Race, Casa ON Running, Oi Rio Pro, Pelé Academia, Praia Para Todos, Sephora Beauty Run, WSL House, entre outros.

Sobre a World Surf League: Estabelecida em 1976, a World Surf League (WSL) é a casa do melhor surf do mundo. Uma empresa global de esportes, mídia e entretenimento, a WSL supervisiona circuitos e competições internacionais, tem uma divisão de estúdios de mídia que cria mais de 500 horas de conteúdo ao vivo e sob demanda, por meio da afiliada WaveCo, empresa que criou a melhor onda artificial de alto desempenho do mundo.

Com sede em Santa Monica, Califórnia, a WSL possui escritórios regionais na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e EMEA. A WSL coroa anualmente os campeões mundiais de surf profissional masculino e feminino. A divisão global de Circuitos supervisiona e opera mais de 180 competições globais a cada ano do Championship Tour e dos níveis de desenvolvimento, como o Challenger Series, Qualifying Series e Junior Series, bem como os circuitos de Longboard e Big Wave.

Lançado em 2019, o WSL Studios é um produtor independente de projetos de televisão sem roteiros, incluindo documentários e séries, que fornecem acesso sem precedentes a atletas, eventos e locais globalmente. Os eventos e o conteúdo da WSL, são distribuídos na televisão linear para mais de 743 milhões de lares no mundo inteiro e em plataformas de mídia digital e social, incluindo o WorldSurfLeague.com. A afiliada WaveCo inclui as instalações do Surf Ranch Lemoore e a utilização e licenciamento do Kelly Slater Wave System.

A WSL é dedicada a mudar o mundo por meio do poder inspirador do surfe, criando eventos, experiências e histórias autênticas, afim de motivar a sempre crescente comunidade global para viver com propósito, originalidade e entusiasmo.

Mais informações sobre o surfe mundial no www.worldsurfleague.com e notícias em português no www.wsllatinamerica.com 

OSaquarema Surf Festival é apresentado pela Prefeitura de Saquarema, com os patrocínios de Quiksilver, Roxy, 51 Ice e apoios de Orthopride e Stanley Brasil. Com realização da 213 Sports, empresa do grupo V3A, em parceria com a World Surf League (WSL)

Reportagem: João Carvalho – WSL Latin América

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72