Rip Curl Grom Search – Começa nesta quarta-feira as disputas na piscina de ondas artificiais.

Publicado por AdrenaNews 0

Começa nesta quarta-feira as disputas na piscina de ondas artificiais nas finais do Rip Curl Grom Search apresentado por Praia da Grama.

Piscina de ondas artificiais. Foto: Agência The One

Assim como vem ocorrendo nas duas últimas décadas, os principais nomes da nova geração do surf brasileiro estarão reunidos na grande final do Rip Curl Grom Search apresentado por Praia da Grama, na quarta e quinta-feira (6 e 7). Desta vez, o cenário será bem diferente e especial, com os atletas competindo em pleno interior de São Paulo, bem longe da praia, na recém-construída piscina de ondas artificiais da Praia da Grama, com tecnologia Wavegarden Cove 2.0, a primeira da América Latina, no Condomínio de luxo Fazenda da Grama, em Itupeva, no interior de São Paulo e a 90 km da capital.

Os participantes desse evento já entram na competição escrevendo os seus nomes na história do surf nacional, participando do primeiro campeonato da modalidade no Brasil a ser disputado em uma piscina de ondas artificiais de alta performance. Segundo o gerente de marketing da Rip Curl, Fernando Gonzalez, mais uma grande conquista do esporte, que está vivendo seu melhor momento, no topo do mundo com os principais competidores do circuito World Surf League na atualidade.

“As piscinas de ondas perfeitas já são uma realidade no Brasil e com o passar dos anos tendem a se espalhar pelo País, o que vai ajudar ainda mais a nova geração do esporte nacional a evoluir tanto em termos de manobras quando nos tubos”, comenta. “Estamos orgulhosos em proporcionar a primeira oportunidade para a maioria dos surfistas da nova geração surfarem em ondas artificiais. Há anos eles vêm participando do Rip Curl Grom Search e após 22 anos consecutivos de realização desse que é Muito mais que um campeonato de Surf, vamos oferecer uma experiência única e diferenciada, que eles vão lembrar para o resto de suas vidas”, complementa Gonzalez.

Nomes já conhecidos e que estão se destacando estão entre os finalistas, como Ryan Kainalo, Pablo Gabriel, Samuel Joquinha, Anuar Chiah, Lukas Camargo, Daniel Duarte, Gabriel Klaussner, Vini Palma, Adauto Sena, Bela Nalu, Gabriely Vasque, Kiany Hyakutake, Laura Raupp, Luara Mandelli, Nairê Marquez, Pâmella Mel e Sophia Medina. Todos se classificaram nas seletivas on-line realizadas durante a quarentena do Covid-19.

Sophia Medina em ação. Foto: Agência The One

Eles serão prestigiados pelo tricampeão mundial Gabriel Medina, que fará sua primeira aparição no Brasil após a conquista do novo título na Califórnia. O hoje experiente atleta já foi um dos meninos que buscavam seu espaço no surf, se destacando no Rip Curl Grom Search de forma expressiva, ao ser o primeiro brasileiro campeão da final internacional do evento, em 2010, na Austrália. Exemplos assim não faltam e entre eles estão Filipe Toledo e Italo Ferreira.

A competição terá três categorias em disputa no primeiro dia e duas diferentes no segundo, como forma de dividir o número de atletas, para evitar aglomerações, devido à pandemia. Os atletas surfarão ondas para a esquerda e para a direita. As disputas terão início às 10 horas nos dois dias e todos os competidores poderão treinar das 8h às 10h em diversos tipos de ondas, para testarem a força das diferentes condições geradas na Praia da Grama e também testar seus equipamentos.

COMO SERÁ: As baterias do Round 1 terão 15 minutos e cada surfista pegará quatro ondas – duas de manobras e duas de tubos – de cada lado da piscina. Serão somadas as maiores notas de cada lado para cada atleta, formando a somatória total que classificará os quatro melhores para a finalíssima, no ranking corrido de cada categoria.
O formato da competição será por pontos corridos e não através de baterias convencionais. No round 1 há categorias com algumas baterias de cinco atletas e outras com quatro atletas, dependendo do número total de competidores por faixa etária. Avançarão às finais apenas os quatro atletas de cada categoria que fizerem as melhores somatórias.

Nas finais o formato muda. Serão baterias de 20 minutos e uma série inteira será enviada para cada surfista, que poderá escolher qualquer onda da série para surfar. Cada competidor poderá pegar novamente quatro ondas – duas de manobras e duas de tubos – sendo somadas, mais uma vez, apenas a melhor onda de cada lado da piscina. Vence o competidor que obter a maior somatória em cada melhor onda surfada na esquerda e na direita da piscina.

O fã do surf terá um atrativo a mais na quinta-feira. O Canal Sportv transmitirá, ao vivo, as finais do Rip Curl Grom Search apresentado por Praia da Grama, mostrando direto do interior de São Paulo o primeiro campeonato da modalidade no Brasil disputado em uma piscina de ondas artificiais de alta performance. A transmissão será realizada das 14 às 16 horas com as decisões das categorias feminina sub14 e masculina sub16 e em seguida a apresentação dentro d´água do tricampeão mundial profissional, Gabriel Medina, junto dos campeões dessas duas categorias.

Gabriel Medina. Foto: Pat Nolan – WSl

Entre os nomes que estarão em ação nesta quarta-feira, Pablo Gabriel, que já tem título no Rip Curl Grom Search na categoria grommet sub-12 e Sophia Medina, tentando o inédito tetracampeonato, para encerrar seu ciclo como surfista amadora e, a partir daí, focar apenas nas competições profissionais da World Surf League.

Pablo Gabriel em ação. Foto: Agência The One

“É uma grande conquista do esporte nacional mostrar essa nova geração surfando ao vivo na TV, no campeonato que historicamente, há 22 anos seguidos, revela grandes nomes, como foi com o Gabriel Medina. Dará uma grande exposição aos novos talentos. Teremos uma ampla cobertura jornalística com matérias para o Globo Esporte, Esporte Espetacular, Mais Você e outros programas da Rede Globo. Um trabalho bem especial, envolvendo 35 profissionais no evento”, afirma o gerente de marketing da Rip Curl, Fernando Gonzalez.

A competição tem início nesta quarta-feira, 10 horas, com transmissão ao vivo pela internet, através site oficial ripcurl.com.br/gromsearch21, com notas, imagens em tempo real, som direto da locução feita pelos experientes Paulo Issa e Rick Lopes. “Como o evento será fechado ao público externo do condomínio, devido às restrições em relação ao número de pessoas no local, por causa dos protocolos de segurança por conta da pandemia do Covid-19, acompanhar ao vivo será uma excelente alternativa para a quinta-feira à tarde”, ressalta Gonzalez.

Para os atletas que estiverem no evento, a organização do Rip Curl Grom Search apresentado por Praia da Grama preparou várias atrações, para reforçar o compromisso desse que é ‘Muito mais que um Campeonato de Surf’. O artista plástico Marcello Macarrão, já conhecido dos atletas do Rip Curl Grom Search, fará pinturas customizadas nas pranchas dos competidores, dessa vez com um cenário diferente ao fundo, as perfeitas e azuis ondas da Praia da Grama. O Meu Dome instalará uma mesa de ping pong para a garotada se divertir enquanto espera as baterias.

A Go Pro fará captação e geração de conteúdo do evento para as redes sociais da Rip Curl e dos apoiadores, sendo a produtora oficial de mídia, enquanto a Brazinco vai distribuir amostras do seu já reconhecido produto para proteção solar dos surfistas. A Hidratação oficial do evento ficará por conta do isotônico Jungle, que é 100% orgânico e todos os atletas poderão degustar seus diferentes sabores. Já o restaurante Ibellis Burger ficará encarregado de alimentar os famintos atletas após horas de surf nas tubulares e longas ondas artificiais da primeira piscina de ondas artificiais do país.

“Também teremos os renomados fotógrafos Aleko Stergiou e Sebastian Rojas, com grande vivência no surf, que além de fotografar para o evento farão um pacote de venda a preço especial para todos os competidores, por 120 reais, que poderão levar uma recordação do Rip Curl Grom Search surfando nas perfeitas ondas na Praia da Grama”, diz Fernando Gonzalez.

Situada em Itupeva, no interior de SP, a 90 km da capital, o Condomínio de luxo Fazenda da Grama conta a piscina de ondas artificiais da Praia da Grama, com tecnologia Wavegarden Cove 2.0, a primeira da América Latina. Pela primeira vez será realizado um campeonato de alto rendimento em ondas artificiais no Brasil. Nesta quarta-feira, serão três categorias – as masculinas sub12 e sub14 e a feminina sub16.

Acompanhe o cronograma atualizado completo abaixo:

QUARTA-FEIRA, 6 DE OUTUBRO:

8h às 9h – Treino dos atletas nos dois lados da piscina
9 às 10h – Session iniciantes do Condomínio + treino dos atletas no lado esquerdo
10h às 10h30 – Categoria sub12 masculina – Round 1 – Bateria 1 – lado esquerdo
10h40 às 11h10 – Categoria sub12 masculina – Round 1 – Bateria 2 – lado direito
11h20 às 11h40 – Categoria sub12 masculina FINAL – lado direito
11h50 às 12h10 – Categoria sub12 masculina FINAL – lado esquerdo
12h10 às 12h40 – Categoria sub14 masculina – Round 1 – Bateria 1 – lado esquerdo
12h50 às 13h20 – Categoria sub14 masculina – Round 1 – Bateria 2 – lado direito
13h30 às 13h50 – Categoria sub14 masculina – FINAL – lado direito
14h às 14h20 – Categoria sub14 masculina – FINAL – lado esquerdo
14h20 às 14h50 – Categoria sub16 feminina – Round 1 – Bateria 1 – lado esquerdo
15h às 15h30 – Categoria sub16 feminina – Round 1 – Bateria 2 – lado direito
15h40 às 16h – Categoria sub16 feminina – FINAL – lado direito
16h10 às 16h30 – Categoria sub16 feminina – FINAL – lado esquerdo

QUINTA-FEIRA, 7 DE OUTUBRO:

8h às 9h – Treino dos atletas nos dois lados da piscina
9 às 10h – Session iniciantes do Condomínio + treino dos atletas no lado esquerdo
10h às 10h30 – Categoria sub14 feminina – Round 1 – Bateria 1 – lado esquerdo
10h40 às 11h10 – Categoria sub14 feminina – Round 1 – Bateria 2 – lado direito
11h10 às 11h40 – Categoria sub16 masculina – Round 1 – Bateria 1 – lado esquerdo
11h50 às 12h20 – Categoria sub16 masculina – Round 1 – Bateria 2 – lado direito
12h30 às 13h50 – Convidados – lado direito
14h às 14h20 – Categoria sub14 feminina – FINAL – lado direito
14h20 às 14h40 – Categoria sub16 masculina – FINAL – lado direito
14h50 às 15h10 – Categoria sub14 feminina – FINAL – lado esquerdo
15h10 às 15h35 – Categoria sub16 masculina – FINAL – lado esquerdo
15h40 às 16h – Apresentação do Gabriel Medina com os campeões da sub14 feminina e sub16 masculina – lado esquerdo

A grande final do Rip Curl Grom Search é apresentada por Praia da Grama, com patrocínios da Citroën, GoPro e Brazinco. Apoio: Meu Dome, Isotônico Jungle, Ibellis Burguer, Jandaia Cadernos, Lojas Ophicina, Hotel Intercity Vinhedo e NetTurbo. Divulgação da FMA Notícias, cobertura on-line do site Waves.com.br e do Canal Sportv. Realização da Rip Curl em parceria com a Swell Eventos.

Reportagem: Fabio Maradei – FMA

Edição: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72