Paúba Super Tubos 2022 – Será neste domingo as disputas nos tubos da Paúba.

Publicado por AdrenaNews 0

Um dos principais campeonatos de surf do Brasil deu sinal verde e está oficialmente marcado para este domingo. A 5ª edição do Paúba Super Tubos 2022, conta com vários nomes de peso.

Yasmin Neves em ação. Foto: Charles Roberto

As categorias em disputas no OnBongo apresenta Paúba Super Tubos 2022, além da Open Masculino são Open Feminino, Bodyboard (Feminino e Masculino) e Bodysurf. As premiações serão em dinheiro e produtos para os finalistas e para os melhores tubos de cada categoria.

Praia da Paúba. Foto: Munir El Hage

Entre as estrelas está o surfista profissional Deivid Silva, recém chegado da Austrália, que atualmente disputa a divisão de acesso, o Challenger Series da World Surf League (WSL). Além do paulista Deivid Silva, também estão confirmados, Caio Costa (Paúba), Igor Moraes (Maresias), Carlos Bahia (Maresias), Marcio Grillo (Maresias), Renan Pulga (Camburi), Marcelo Trekinho (Rio), Leo Casal (Santa Catarina), Fernando Junior (Paúba), Dário Costa (Santos) e Eduardo Motta (Guarujá). Na Categoria Open Feminina nomes como de Isabela Saldanha e Yasmin Neves estão confirmados.

Deivid Silva em ação. Foto: Tony Heff – WSL

Deivid, que é local da Prainha, no Guarujá, chegou a participar nos trials, na edição anterior. “Essa será a minha primeira vez no evento principal. Eu competi nos trials na última edição e ganhei a vaga, mas não consegui competir”, disse. “A onda de Paúba é muito desafiadora e ao mesmo tempo divertida, gosto bastante e me lembra The Box”, finalizou comparando com a onda mais temida do Oeste da Austrália.

“Esse evento é muito irado. Desde a primeira edição sempre tive vontade de competir. Só o fato de ficar sozinho na água, em uma onda muito divertida, já acho bastante interessante. É um dos campeonatos mais irados do Brasil”, finalizou Deivid, que para 2022 o foco é voltar para o WCT no final do ano.

Na categoria Bodysurf, o campeão mundial Léo Moura já está garantido. Outro nomes que também estão na lista é Yuri Pecene e Rogério Caju, que já encarou as pesadas ondas de Pipeline, no Havaí, além dos locais conhecedores das ondas da Praia da Paúba.

Léo Moura em ação. Foto: Divulgação

Na Bodyboard Feminino nomes como Paola Simão, Mayara Lopes, Ana Clara Cintra, Isabelli Nunes, Gina Felix, Bárbara Lima, Paola Valle estão inscritas. No Bodyboard Masculino, Bruno Rocha, atual campeão paulista profissional de bodyboard estará presente. Os big riders Dudu Pedra e Renan Faccini, além do lendário Silvio Gibi (Praia Grande) já garantiram suas inscrições também, além de outros nomes de peso.

Bruno Rocha em ação. Foto: Divulgação

Com um título de campeão em 2021 e dono de dois vice-campeonatos no Paúba Super Tubos (2019 e 2020), o guarujaense Bruno Rocha, atual campeão paulista profissional de bodyboard, está mais que confiante para competir nesta quinta edição do evento. Aos 33 anos, Bruno é um amante das ondas grandes, cavadas e pesadas. “Estou bastante confiante para este campeonato. Conheço bem as ondas da Paúba. Pego onda de Bodyboard há 25 anos e Paúba é o tipo de onda que eu amo, que os bodyboarders amam, e também é uma onda pesada, não igual de formação, mas bem pesada como o meu quintal de treino aqui no Guarujá. Sou um amante das ondas grandes, sempre busco elas pelo nosso litoral e vou muito para Itacoatiara (Rio) onde acredito ser a onda mais pesada do Brasil”, revelou.

A janela tem prazo até o dia 13 de julho, e o evento só terá bandeira verde para começar quando as condições estiverem perfeitas para criarem ondas tubulares. Os surfistas terão apenas 72 horas para chegarem em Paúba, assim que o evento estiver confirmado. O Tubo é a manobra, sendo a base do critério de avaliação.

“Sigo treinando forte em busca do bicampeonato do Paúba Super Tubos, espero que tenhamos este ano um Big swell clássico com aquele terral mágico”, disse. “Quando a Paúba rola, temos figurinhas marcadas no outside. O João (idealizador do evento) fez de um evento pequeno, mas de coração, com pouco recurso, um campeonato que vem ganhando corpo a cada ano, com grandes surfistas competindo e fazendo o que gosta nas condições mais desafiadoras, o resultado da popularidade do evento foi só consequência da soma de tudo que ele propôs a nós”, finalizou Bruno.

A participação das mulheres no surf terão Yasmin Neves, Gabi Vaccari, Luana Reis, Bruna Carderelli, Rafaela Teixeira e Michaela Fregonese. A dona do título de maior onda surfada e 3ª colocada do evento da edição de 2021, Yasmin Neves, vai encarar novamente as ondas tubulares. Ela acaba de completar 18 anos e é local de Camburi, vem demonstrando que quanto maior a onda mais tranquila fica dentro do mar.

Yasmin Neves em ação. Foto: Munir El Hage

“Eu gosto de qualquer tipo de onda, mas as grandes eu gosto mais. Espero ter uma boa apresentação no domingo. Gostei do evento no ano passado e neste ano pretendo fazer melhor”, ressaltou. Filha do experiente e legend surfista Zé Paulo, atual presidente da Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf), Yasmim já nasceu com o DNA de surfista. “Meu pai é o meu maior incentivador”, comentou a jovem que vem mostrando que mulher também quebra tabu e que mar gigante não é privilégio só de homens não.

OnBongo Paúba Super Tubos 2022 com cronograma e baterias definidos:

A 5ª edição do Paúba Super Tubos, que neste ano conta com o patrocínio da OnBongo, já está com o cronograma e baterias definidos (abaixo). O evento que será decidido em um dia, no próximo domingo, 12 de Junho, Dia dos Namorados, terá as primeiras disputas previstas para começarem às 8h.

A primeira bateria a encarar os tubos desafiadores na Praia da Paúba será da Open Masculino e, no Round 1, estarão Márcio Grillo, Jô Paiva, Victor Lucas, Yan Sondahl, Murilo Coura e Guilherme Padial. O guarujaense Deivid Silva, um dos destaques do evento, entra no mar no Round 2, às 8h20, e vai encarar os tuberiders Caveira, Eric Bahia, Ítalo De Souza, Fabiano Lion e Tiago Testinha. Yasmin entra no mar às 11h50, e vai encarar, no Round 1, Gabi Vaccari, Luana Reis, Bruna Carderelli, Rafaela Teixeira e Michaela Fregonese.

PAÚBA SUPER TUBOS – 5ª EDIÇÃO:

BATERIAS:

Categoria Open:

Bateria 1: Márcio Grillo / Jô Paiva / Victor Lucas / Yan Sondahl / Murilo Coura / Guilherme Padial
Bateria 2: Deivid Silva / Caveira / Eric Bahia / Ítalo De Souza / Fabiano Lion / Tiago Testinha
Bateria 3: Carlos Bahia / Cauã Campos / Felipe Freire / Renan Hanada / Kaue Auzier / Alexandre Wolthers
Bateria 4: Marcelo Trekinho / JP Costa / João Vitor / Renan Nogueira / Fernando Jr. / Marcel Neves

Categoria Bodyboard:

Bateria 1: Bruno Rocha / Vonley Sancheta / Ronald Lima / Carlos Cintra / Johnie Alves
Bateria 2: Renan Faccini / Maude Lisboa / Flavio Parra / Eduardo Barros / Abner Scopetta
Bateria 3: Argel Lisboa / Jardel Amorim / Rodrigo Alexandre / Silvio Gibi / Rock Alexandre
Bateria 4: Valdomiro Mirinho / Daniel Bueno / Paulo Fleury / Badu / Renato Tamassato

Categoria Bodysurf:

Bateria 1: Diego Torres Pintinho / Juliano Dias / Breno Diniz / Marcelo Cabelo / Léo Moura / Gabriel Pesso
Bateria 2: Rogério Caju / Matheus França / Breno Ricardo / Alfredo Freierabend / Tiago Reis / Vitor Figueiredo

Categoria Open Feminino:

Yasmin Neves / Gabi Vaccari / Luana Reis / Bruna Carderelli / Rafaela Teixeira / Michaela Fregonese

Categoria Bodyboard Feminino:

Mayara Lopes / Ana Clara Cintra / Gina Felix / Bárbara Lima / Paola Valle

CRONOGRAMA PAÚBA SUPER TUBOS – 5ª EDIÇÃO:
*sujeito a alterações.

ROUND 1 – Surf Open (baterias de 20 min/6 atletas):

8h – 8h20 – Bateria 1
8h20 – 8h40 – Bateria 2
8h40 – 9h00 – Bateria 3
9h00 – 9h20 – Bateria 4

ROUND 1 – BodyBoard Masculino (baterias de 20 min/5 atletas):

9h30 – 9h50 – Bateria 1
9h50 – 10h10 – Bateria 2
10h10 – 10h30 – Bateria 3
10h30 – 10h50 – Bateria 4

ROUND 1 – BodySurf (baterias de 20 min/5 atletas):

11h00 – 11h20 – Bateria 1
11h20 – 11h40 – Bateria 2

ROUND 2 – Surf Open (baterias de 20 min/4 atletas):

11h50 – 12h10 – Bateria 1
12h10 – 12h30 – Bateria 2
12h30 – 12h50 – Bateria 3

ROUND 2 – BodyBoard (baterias de 20 min/4 atletas):

13h30 – 13h50 – Bateria 1
13h50 – 14h10 – Bateria 2

FINAIS (baterias de 25 min):

Feminino Open- 6 atletas
14h15 – 14h40
Feminino Bodyboard- 6 atletas
14h40 – 15h05
Bodysurf – 6 atleta
15h05 – 15h30
Bodyboard – 4 atletas
15h30 – 15h55
Open – 6 atletas
15h55 – 16h20

Esta edição do Paúba Super Tubos 2022 conta com o patrocínio da OnBongo e apoios da Ativa House, Ohana Açaí, Moosse, SORRIX, Sup Valezin, Pico do Paúba, Barraca do Anderson, Cerveja Corona, Gênesis, Leme Construções, Zé do Coco, HuiHuê, Amo Paúba, Restaurante Terral e Stickeria Santista. Colaboração da Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria de Esportes, Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf) e Associação de Surf de São Sebastião (ASSS). Divulgação Waves.

Reportagem: Charles Roberto – Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf)

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas