Paraskate Campeonato Loterias Caixa – Festa dos skatistas especiais em São Paulo.

Publicado por AdrenaNews 0

O fim de semana do skate foi marcado pelo Paraskate Campeonato Loterias Caixa, realizado em São Paulo, no skatepark do Corinthians, neste domingo (20). O evento contou com grandes nomes da modalidade.

Felipe Nunes e Ítalo Romano em ação. Foto: Thomas Teixeira

Primeiro evento do ano no País dedicado exclusivamente a skatistas PCD (pessoa com deficiência). Ao longo de todo o dia, atletas como Felipe Nunes, Ítalo Romano, Jota Ribeiro, Tony Alves e Vini Sardi estiveram nas disputas, que se dividiram entre as modalidades Street e Park. O evento contou, inclusive, com a presença de skatistas mulheres pela primeira vez: Ana Victória e Malú Mendes.

Ana Victória em ação. Foto: Thomas Teixeira

O vencedor da modalidade Street foi Felipe Nunes, que em 2021 recebeu os prêmios de skatista do ano e de paraskate no Troféu Melhores do Ano Loterias CAIXA, realizado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) em parceira com a CemporcentoSKATE. O pódio do Street ainda contou com Ítalo Romano em segundo lugar e Vini Sardi na terceira posição.

Pódio Street. Foto: Thomas Teixeira

“Estou muito feliz de ter participado desse evento junto com a galera toda. Me senti muito motivado, arrisquei muitas manobras, e deu certo, fiquei em primeiro lugar”, comenta Felipe Nunes. “A importância de um evento somente para o Paraskate é muita porque acaba dando mais oportunidade para vários atletas que não conseguem correr alguns eventos. Eles se sentem felizes e se motivam mais a querer aprender mais manobras para chegar aqui na hora do evento e andar junto com a gente”, completa Felipe.

No Park, após disputas acirradas o título ficou com Vini Sardi, que foi seguido por Ítalo Romano em segundo lugar e Tony Alves na terceira posição.

Pódio Park. Foto: Thomas Teixeira

“Esse evento é muito importante para a modalidade Paraskate. Para a gente crescer, ter mais atletas e quem sabe conseguir colocar o Paraskate em uma Paralimpíada”, destaca Vini Sardi, idealizador do Paraskate Tour em 2021. “Estou muito feliz de ter conquistado esse segundo lugar. Fiquei dois anos parado por conta da pandemia. Poder conquistar esse segundo lugar vai me estimular a dar um gás a mais para ver aonde eu quero chegar. Meu sonho, como o de qualquer atleta, é pegar uma Paralímpiada. A gente está lutando para isso. Graças a Deus o Brasil está crescendo”, completa Italo Romano, um dos pioneiros do Paraskate no País.

Vini Sardi em ação. Foto: Thomas Teixeira

No Brasil, o Paraskate Campeonato Loterias Caixa abre a temporada de eventos exclusivos da modalidade em 2022. No fim de 2021, as disputas já haviam ganhado força com a realização do Circuito Paraskate Tour.

Rafael Alentejo em ação. Foto: Thomas Teixeira

Veja a classificação do Paraskate Campeonato Loterias Caixa:

Street:

1º – Felipe Nunes
2º – Italo Romano
3º – Vini Sardi
4º – Tony Alves
5º – David Soares
6º – Ruan Felipe
7º – John Henrique
8º – Jota Ribeiro
9º – Ruan Silva
10º – Thiago Vieira
11º – Nando Araujo
12º – Daniel Amorin
13º – Adriano Feitosa
14º – Kaue Augusto
15º – Leo Almeida
16º – Ana Victória
17º – Shierre Hilario
18º – Claudio Boscolo
19º – Rafael Alentejo
20º – David Curty

Park:

1º – Vini Sardi
2º – Italo Romano
3º – Tony Alves
4º – John Henrique
5º – Jota Ribeiro
6º – Daniel Amorim
7º – David Curty
8º – David Soares
9º – Nando Araujo
10º – Rafael Alentejo
11º – Shierre Hilario
12º – Adriano Feitosa
13º – Thiago Vieira
14º – Malú Mendes

Sobre a Confederação Brasileira de Skate:

Nascida em 6 março de 1999, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) é a responsável pela regulamentação e desenvolvimento do skate no Brasil. A gestão da entidade está por trás do crescimento e do fortalecimento de uma modalidade que movimenta mais de R$ 1 bilhão anualmente no Brasil e que conta com mais de 8,5 milhões de praticantes no país. No alto rendimento, o skate tem se mostrado um dos mais vitoriosos esportes do Brasil, com três medalhas conquistas nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

As Loterias CAIXA e o Governo Federal são os patrocinadores oficiais dos eventos realizados e homologados pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

O Paraskate Campeonato Loterias CAIXA conta com patrocínio master das Loterias CAIXA e do Governo Federal e patrocínio da Ultrafarma. Realização da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), organização de Skatecorp e apoio do Corinthians. Colaboração de New Skate, Anarquia, Level, Snoway, Narina, Pangaia Natural, TomBowlPark, Pé Ativo Proteses, Mobyou Mob Eletrica, Garage WTP Pintura, Aussie Grill, Skate Inc, Lakau Store, Skate dos sonhos, Dreamin, Stronger, Trurium Truks e TNT.

Reportagem: Rafael Miramoto – Confederação Brasileira de Skate (CBSk)

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas