Oi STU Open Rio – Começou o maior evento de skate da América Latina com o STU On Tour e o Media Day

Publicado por AdrenaNews 0

Começou nesta quarta-feira o Oi STU Open Rio, maior evento de skate da América Latina. Neste primeiro dia além do Media Day com os atletas olímpicos. Virgínia Fortes, Raicca Ventura, Eduardo Neves e Augusto Akio, foram os campeões do STU On Tour. A quinta-feira será dedicada às eliminatórias masculinas.

Estrutura do Oi STU Open Rio. Foto: Pablo Vaz – Oi STU Open Rio

O primeiro dia de dezembro marcou a volta do Oi STU Open Rio, depois de um ano parado por conta da pandemia da Covid-19. Grandes nomes das modalidades Street e Park marcaram presença nas pistas da Praça Duó na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Rayssa Leal e Pâmela Rosa. Foto: Tauana Sofia – Oi STU Open Rio

A quarta-feira ainda revelou os campeões do STU On Tour, primeiro campeonato híbrido (online e presencial) realizado pela Plataforma STU. Na modalidade Street, Virgínia Fortes e Eduardo Neves foram os vencedores e na modalidade Park, o lugar mais alto do pódio ficou com Raicca Ventura e Augusto Akio.

Augusto Akio em ação. Foto: Pablo Vaz – Oi STU Open Rio

O STU On Tour recebeu mais de 800 inscrições de skatistas de todo país. O formato inédito eliminou as barreiras entre a rua e as competições, além de ser um convite aberto para qualquer skatista que queira mostrar os seus talentos com o skate no pé. Essa foi a primeira edição do evento.

Eduardo Neves em ação. Foto: Vinicius Branca – Oi STU Open Rio

A carioca Virgínia Fortes, de 15 anos, falou um pouco sobre a importância de iniciativas como o On Tour. “Nunca tinha participado de um campeonato digital e eu achei incrível. A gente pode treinar mais antes de gravar para as primeiras etapas e, além disso, dá chance de mais pessoas participarem também”, explica.

Virgínia Fortes em ação. Foto: Pablo Vaz – Oi STU Open Rio

Raicca Ventura, comemorou bastante a vitória, em especial um detalhe. “Eu estou muito feliz, acertei o transfer que não tinha conseguido encaixar, só na última volta, e foi ótimo”, afirma. Natural de Santo André, São Paulo, ela também está confirmada no Oi STU Open Rio e compete na sexta-feira, dia 3.

Raicca Ventura em ação. Foto: Pablo Vaz – Oi STU Open Rio

O dia também foi marcado pelo Media Day. Os atletas Pedro Barros, Pedro Quintas, Yndiara Asp, Dora Varella, Pâmela Rosa e Luizinho estiveram presentes para falar sobre as expectativas de participar de um campeonato no Brasil após o sucesso do skate nas Olimpíadas.

QUINTA-FEIRA:A partir desta quinta-feira, começam as baterias eliminatórias do Oi STU Open Rio. Às 8h, atletas masculinos das duas modalidades tomam conta das pistas para o aquecimento antes das baterias. A disputa entre os atletas acontece durante todo dia, com apenas um intervalo, no meio do dia para o treino feminino.

Dia de competições e treinos. Foto: Divulgação – Oi STU Open Rio

SEXTA-FEIRA: O terceiro dia de evento começa com as pistas abertas para treinos pela manhã. A partir das 10h, as skatistas da modalidade Park começam a andar pelas semifinais. A parte da tarde ficará reservada para o treino masculino e, no fim do dia, as finalistas voltam para a pista, em treino livre. Já a pista de Street recebe os atletas para treinos de manhã e os skatistas a partir das 11h. As semifinais masculinas acontecem a partir das 13h, divididas em 3 baterias.

SÁBADO: As semifinais femininas de Street acontecem no sábado, dia 4, a partir das 10h com três baterias de competidoras. Os skatistas da mesma modalidade entram na pista a partir das 15h15 para treino livre. As semifinais da modalidade Park masculina também acontecem no sábado. A partir de 14h50 os atletas competem por uma vaga na final.

DOMINGO: domingo é o dia de conhecer os grandes campeões do Oi STU Open Rio. A partir das 11h haverá a disputa pelo campeão de paraskate. Serão 18 para atletas disputando o título nesta categoria. Às 13h15 acontece a final feminina de Park e, às 14h24 a final masculina de Park. Para os atletas de Street, a final masculina é às 15h45 e a feminina, às 17h20.

Serviço Oi STU Open Rio:

Local – Praça Duó, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Data: 1 a 5 de dezembro de 2021
Atenção: os horários podem sofrer alterações

Como assistir:

O público que quiser acompanhar de perto cada movimento das principais estrelas da cena poderá solicitar seu ingresso gratuito na plataforma Sympla a partir desta terça-feira, dia 23 de novembro. Cada ingresso é individual e válido para apenas um dia. Pais podem retirar até dois ingressos para crianças menores de 12 anos. Mas para aqueles que, mesmo à distância, não querem perder a competição, a Plataforma STU fechou uma parceria inédita com o TikTok, plataforma global de entretenimento, que será responsável pela cobertura completa de todos os dias do evento. Além das manobras com narração e comentários exclusivos, os fãs da cultura urbana ainda poderão se divertir com os shows ao final de cada dia de disputa.

Sobre BV: O Banco BV entrou no esporte brasileiro em 2018 com o apoio a atletas renomados, entre eles Bob Burnquinst. Foi com este ícone do esporte mundial que o banco começou sua relação com o skate, com a reforma de pistas públicas pelo país. Depois, o banco apoiou o principal circuito profissional de skate do Brasil, o STU Qualifying Series, em 2019, e foi patrocinador dos campeonatos mundiais de skate Street e Park, realizados em São Paulo, também em 2019. Além disso, patrocina os atletas de alto rendimento Kelvin Hoefler, Pâmela Rosa, Yndiara Asp e Murilo Peres. Agora, o banco dá mais um passo com o patrocínio máster do STU, principal plataforma esportiva e comportamental especializada em skate do mundo. O patrocínio será feito com recursos próprios e o banco pretende se conectar ainda mais com o público jovem, que já usa a conta digital BV. Dessa forma, o banco diversifica suas linhas de negócio e contribui para a popularização e profissionalização do skate.

Sobre o TikTok: O TikTok é o destino líder para vídeos curtos em dispositivos móveis. Nossa missão é inspirar criatividade e trazer alegria. O TikTok possui escritórios globais, incluindo Los Angeles, Nova York, Londres, Paris, São Paulo, Berlim, Dubai, Mumbai, Cingapura, Jacarta, Seul e Tóquio.

Sobre a Plataforma STU: A plataforma STU conecta e potencializa os movimentos do skate nacional. Além de promover algumas das principais competições do Brasil e do mundo, criamos e distribuímos conteúdos que valorizam a cena urbana nacional, com impacto positivo por todo o Brasil através de ações de inclusão social e construção, ampliação e reformas de pistas de skate.

Para outras informações:

https://www.skatetotalurbe.com.br/

https://www.instagram.com/skatetotalurbe/  

A Oi, parceira deste evento já em outras edições, segue com a assinatura de naming right. Com apresentação do Banco BV. O evento tem ainda o patrocínio da TNT Energy Drink, apoio institucional da Riotur e da Prefeitura do Rio, além do apoio da New Era e Dropdead. O OI STU Open Rio é viabilizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Já o TikTok, plataforma de comunicação virtual, assina como media partner oficial.

Reportagem: Gabriela Murad – InPress / Porter Novelli

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72