Oi STU Open Rio – Começa nesta quarta-feira na Praça Duó, a maior celebração do skate mundial.

Publicado por AdrenaNews 0

Os melhores skatistas do mundo, das modalidades park e street, estarão reunidos na Praça Duó, Barra da Tijuca, a partir desta quarta-feira, 01 dezembro para o Oi STU Open Rio, um dos maiores campeonatos do skate mundial.

Oi STU Open Rio. Foto: Pablo Vaz

Evento que após um ano paralisado por conta da Covid-19, está de volta. Além de muito esporte, é um festival de cultura urbana e terá também shows, exposições de arte, comida de rua e moda. Nesta edição, o público ainda poderá acompanhar a grande final do STU On Tour, campeonato híbrido de skate (online e presencial).

Dora Varela em ação. Foto: Pablo Vaz

No dia 1 de dezembro, quarta-feira, às 10h30, será realizado o media day do OI STU Open Rio, na Praça Duó, Barra da Tijuca. Na ocasião, grandes nomes do skate nacional vão inaugurar as pistas de street e park que foram recém reformadas para a competição que tem início no mesmo dia. Além de abrirem a pista, será o momento que os atletas estarão disponíveis para entrevistas.

A seguir será a vez da disputa final do STU On Tour, campeonato híbrido (online e digital) realizado pela primeira vez pela Plataforma STU. A partir de 13h35, as oito finalistas da modalidade street tomam conta da pista para a grande final. Já às 14h50 é a vez da disputa feminina de park. Na sequência, às 16h50 é a final masculina de Street e, encerrando o STU On Tour, às 18h20 os atletas de Park competem pelo título.

Hugo Montezuma em ação. Foto: Julio Detefon

A quinta-feira será dedicada ao início das baterias eliminatórias masculinas das categorias Street e Park. A partir das 8h, as pistas estarão abertas para aquecimento dos atletas. A competição acontece até às 18h (street) e 15h (park). Ao todo, serão 72 atletas (48 masculino e 24 feminino) de cada modalidade que estarão na disputa pelo lugar mais alto do pódio. Para os skatistas da modalidade park, as eliminatórias e as semifinais serão realizadas em três voltas de 40 segundos cada, e as finais, 4 voltas de 40 segundos. Já para aqueles que competirão na modalidade street, as eliminatórias serão em 2 voltas de 45 segundos mais 4 manobras (serão somadas a maior nota da volta e as duas maiores notas das manobras).

Virginia Fortes Águas em ação. Foto: Julio Detefon

O terceiro dia de evento (sexta-feira) começa com a pista de Street aberta para treinos pela manhã. A partir das 14h, os atletas da modalidade competem nas semifinais até às 17h45. Já para as skatistas de Park, o dia começa mais cedo, a partir das 8h, com treino livre, seguido do aquecimento para as baterias das semifinais. Ao todo, serão três baterias intercaladas.

As semifinais femininas de Street acontecem no sábado, dia 4, a partir das 9h40 com três baterias de competidoras. Os skatistas da mesma modalidade entram na pista a partir das 17h15 para treino livre. As semifinais da modalidade Park masculina também acontecem no sábado. A partir de 15h35, os atletas competem por uma vaga na final.

Domingo é o dia de conhecer os grandes campeões do Oi STU Open Rio. A partir das 11h haverá a disputa pelo campeão de paraskate. Serão 12 para atletas disputando o título nesta categoria. Às 13h15 acontece a final feminina de Park e, às 14h45 a final masculina de Park. Para os atletas de Street, a final masculina é às 16h15 e a feminina, às 18h05.

Rayssa Leal em ação. Foto: Pablo Vaz

“Está sendo uma alegria enorme podermos voltar à praça Duó, onde a nossa história começou, para celebrar a vida e um ano muito especial para o skate, que estreou com tudo nos Jogos Olímpicos. Mais do que reunir grandes nomes das modalidades street e park, queremos valorizar cada vez mais todos os artistas e profissionais que fazem do skate um estilo de vida tão potente.”, explica Diogo Castelão, idealizador da Plataforma STU.

Já estão confirmados: Pâmela Rosa (atual campeã mundial), Pedro Barros (medalha de prata no Park em Tóquio), Dora Varella (atleta olímpica), Yndiara Asp (atleta olímpica), Luizinho (atleta olímpico), Pedro Quintas (atleta olímpico) e Isadora Pacheco (atleta olímpica). Entre os destaques internacionais, Alex Sorgente, Liam Pace, Tom Schaar, Lilly Stoephasius e Trey Wood, já confirmaram presença.

Pedro Barros em ação. Foto: Pablo Vaz

O OI STU OPEN RIO chega fortalecido à sua quarta edição pela parceria com o Banco BV na apresentação do evento, uma marca que tem investido muito no potencial do skate: “O esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social. Por meio dele, é possível ter uma vida mais leve, um dos princípios do BV. Ao ampliarmos o apoio aos Institutos, aumentamos também a diversidade de esportistas e levamos desenvolvimento para outras regiões do país”, explica Claudia Furini, superintendente de marketing, sustentabilidade e UX do banco BV, marca que assina a categoria apresenta do evento.

Kelvin Hoelfer em ação. Foto: Julio Detefon

Como já é tradição, o STU deixará um legado de melhorias para a região, que sempre recebe skatistas de todo país, contribuindo para o processo de transformação social através do esporte. Para este ano, as pistas de park e street da Praça Duó tiveram novas intervenções com ampliação e manutenção. Um investimento superior a R﹩300 mil.

Como assistir: O público que quiser acompanhar de perto cada movimento das principais estrelas da cena poderá solicitar seu ingresso gratuito na plataforma Sympla liberada desde da última terça-feira. Cada ingresso é individual e válido para apenas um dia. Pais podem retirar até dois ingressos para crianças menores de 12 anos.

Mas para aqueles que, mesmo à distância, não querem perder a competição, a Plataforma STU fechou uma parceria inédita com o TikTok, plataforma global de entretenimento, que será responsável pela cobertura completa de todos os dias do evento. Além das manobras com narração e comentários exclusivos, os fãs da cultura urbana ainda poderão se divertir com os shows ao final de cada dia de disputa.

Pamela Rosa em ação. Foto: Julio Detefon

“O TikTok é o destino para quem busca conteúdo esportivo de diferentes modalidades, por isso estamos tão animados com essa parceria. Queremos reunir a comunidade fã do skate e levar muita diversão para todos! Nós acreditamos muito no poder transformador do esporte e na forma como ele proporciona alegria e bem-estar, sentimentos que fazem parte da essência de nossa plataforma. Esperamos ver muitos grinds e aéreos no TikTok durante o Oi STU Open Rio 2021!”, afirma Kim Farrell, diretora de marketing do TikTok para a América Latina.

Muito além do skate: E como o Oi STU Open Rio é mais do que uma competição de skate, a quarta edição do evento convidou a artista Criola, 25 anos, para assinar a identidade visual de 2021. Sua arte autoral, pautada pela geometria intuitiva ancestral, sagrada, poderá ser vista em toda a comunicação visual, inclusive na intersecção com as formas geométricas das estruturas do mobiliário utilizado no universo do skate.

Oi STU Open Rio em ação. Foto: Pablo Vaz

Ao longo dos cinco dias, o público ainda poderá conferir a exposição que esteve em cartaz no Arte Core deste ano. A plataforma STU e SAT, uma das principais mídias core de skate do Brasil, desenvolveram uma exposição exclusiva com renomados fotógrafos do cenário urbano brasileiro.

E para divertir ainda mais o público que estiver na praça Duó e em casa, acompanhando a transmissão, a Plataforma STU preparou um line up com artistas contemporâneos de destaque que irão se apresentar todos os dias após a competição. Bivolt, Tassia Reis, Febem, Ashira, Tasha&Tracie, DeadFish e BNegão são alguns nomes que prometem animar ainda mais o público. Em 2021, o comando das pistas é só das minas. Destaque para as Djs: Tamy, Diana Bouth, Priscila Dau e Pauly. A curadoria musical do evento é do DJ Tamenpi.

“Além de apoiar o skate há mais de 19 anos, a Oi tem uma longa parceria com o STU. E essa edição é ainda mais especial, pois marca a volta do público à competição. Será uma grande celebração, principalmente após o crescimento exponencial do esporte este ano. E teremos a participação do Pedro Barros, medalhista de prata nas olimpíadas, que é um dos nossos ‘Atletas de Fibra’, conceito que associa a performance dos atletas à internet Oi Fibra. Fibra é sinônimo de força de vontade, superação e disposição para enfrentar situações difíceis, conceitos que traduzem com perfeição as características dos atletas do skate patrocinados pela Oi”, explica Lívia Marquez, diretora de Comunicação e Mídia da Oi.

Sobre BV: O Banco BV entrou no esporte brasileiro em 2018 com o apoio a atletas renomados, entre eles Bob Burnquinst. Foi com este ícone do esporte mundial que o banco começou sua relação com o skate, com a reforma de pistas públicas pelo país. Depois, o banco apoiou o principal circuito profissional de skate do Brasil, o STU Qualifying Series, em 2019, e foi patrocinador dos campeonatos mundiais de skate Street e Park, realizados em São Paulo, também em 2019. Além disso, patrocina os atletas de alto rendimento Kelvin Hoefler, Pâmela Rosa, Yndiara Asp e Murilo Peres. Agora, o banco dá mais um passo com o patrocínio máster do STU, principal plataforma esportiva e comportamental especializada em skate do mundo. O patrocínio será feito com recursos próprios e o banco pretende se conectar ainda mais com o público jovem, que já usa a conta digital BV. Dessa forma, o banco diversifica suas linhas de negócio e contribui para a popularização e profissionalização do skate.

Sobre o TikTok: O TikTok é o destino líder para vídeos curtos em dispositivos móveis. Nossa missão é inspirar criatividade e trazer alegria. O TikTok possui escritórios globais, incluindo Los Angeles, Nova York, Londres, Paris, São Paulo, Berlim, Dubai, Mumbai, Cingapura, Jacarta, Seul e Tóquio.

Sobre a Plataforma STU: A plataforma STU conecta e potencializa os movimentos do skate nacional. Além de promover algumas das principais competições do Brasil e do mundo, criamos e distribuímos conteúdos que valorizam a cena urbana nacional, com impacto positivo por todo o Brasil através de ações de inclusão social e construção, ampliação e reformas de pistas de skate.

Para outras informações:

https://www.skatetotalurbe.com.br/

https://www.instagram.com/skatetotalurbe/  

Para este ano, além dos novos parceiros, a Oi, parceira deste evento já em outras edições, segue com a assinatura de naming right. Com apresentação do Banco BV. O evento tem ainda o patrocínio da TNT Energy Drink, apoio institucional da Riotur e da Prefeitura do Rio, além do apoio da New Era e Dropdead. O OI STU OPEN RIO é viabilizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Já o TikTok, plataforma de comunicação virtual, assina como media partner oficial.

Reportagem: Gabriela Murad – InPress / Porter Novelli

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas