mag72

Oi STU Open – Jornalista lança, a primeira biografia de um skatista brasileiro.

Publicado por AdrenaNews 117 views0

O Jornalista Victor Costa lança, nesta quinta-feira, dia 14, no Oi STU Open, na Praça Duó, o seu primeiro livro: Entre o skate e o tráfico. A primeira biografia de um skatista brasileiro conta como Anderson Stevie conseguiu deixar o tráfico com ajuda do skate.

Anderson Stevie em ação.Foto: Andre Magarão

Stevie, que foi preso duas vezes, contou para Victor detalhes dessa trajetória que acomete muitos meninos que moram em comunidade no Rio. “A história dele é incrível. Tem um pouco de tudo: ódio, amor, injustiça, suspense, superação e até milagre. Quando o conheci, ele brincou que a história dele daria um filme. Eu disse que era preciso fazer um livro antes. E foi ali que começamos a escrever essa história real, mas quase cinematográfica”, explica Victor Costa.

Anderson Stevie em ação.Foto: Daniel Beck

Os dois se conheceram em 2017, quando Victor trabalhava na editoria de esportes do Jornal O Globo. O encontro gerou mais do que uma reportagem de página inteira e um vídeo que bombou no site. Foi ali que começou a amizade que viria a dar no livro.

Victor Costa. Foto: Arquivo Pessoal

“A história do Stevie me chamou atenção de cara. Ele tinha muita coisa para contar. E tudo era tão forte. Durante o processo do livro, conforme eu ia lendo algumas partes para ele, em especial, sobre a cadeia e o envolvimento com o crime, nós precisamos parar para ele buscar um ar. É muito difícil reviver tudo isso. Mas, à medida que íamos avançando e o skate ia entrando na história, ele foi se libertando também”, completa Victor.

O processo do livro durou dois anos e contou com o financiamento coletivo para que fosse publicado. Tudo foi feito de maneira independente. Stevie tem a certeza de que sua história pode inspirar muitas gerações. “Eu vim de classe baixa, passei por vários constrangimentos e humilhações, e a saída que encontrei foi a revolta. O crime me dava status e dinheiro. Mas tudo mudou quando eu descobri que através do skate eu poderia sair da minha comunidade, ter acesso a outras culturas, outras línguas e quebrar os paradigmas”, conta o skatista.

Capa do Livro. Foto: Divulgação

Serviço:
Data: 14 de novembro
Horário: às 17h
Local: Praça do Ó, na Barra da Tijuca

Programação completa no https://www.skatetotalurbe.com.br/oistuopen/programacao/

Apresentado pela Oi, que assina o naming rights do evento, o Oi STU OPEN é viabilizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Conta com o apoio da Vans e TNT Energy Drink, parceria do Canal OFF e Grupo Coruja, além do apoio institucional da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Rioeventos e da Riotur. O Oi STU OPEN é homologado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e World Skate. A idealização e realização são da Rio de Negócios.

A OI E O ESPORTE:

A Oi acredita no potencial de transformação do esporte e patrocina grandes eventos esportivos como o Oi STU Open, Oi Rio Pro, Oi Pro Júnior – voltado para a categoria de base do surfe. Além de apoiar atletas de diferentes modalidades, como os skatistas Pedro Barros e Leticia Bufoni, e os surfistas Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Silvana Lima, Adriano de Souza, Tatiana Weston-Webb, Davizinho e Tainá Hinckel, a companhia acelerou, em parceria com o Instituto Ekloos e apoio do Oi Futuro, 5 projetos de surfe na Região dos Lagos, que são voltados para a população local. Também patrocina a equipe de judô Oi Sogipa, no Rio Grande do Sul.

A companhia também valoriza a cultura Geek e o eSports, apoiando eventos como a Game XP, CCXP, o Prêmio eSports e o projeto Afrogames, uma escola de games voltada para crianças de comunidades, em Vigário Geral (RJ), além de investir e incentivar plataformas digitais como o Final Level.

Sobre a World Skate:

A World Skate, fundada em 1924 na Suíça, promove o desenvolvimento global do skate e dos esportes de patinação. Providenciando uma plataforma moderna para o gerenciamento de todas as modalidades, a entidade apoia a autonomia e promove a autenticidade em sua governança. Atualmente, a World Skate reconhece 124 Federações Nacionais. Para maiores informações, por favor visite o site: www.worldskate.org

Sobre a Confederação Brasileira de Skate (CBSk):

Criada para encarar os desafios futuros do skate a partir do Século XXI, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) é responsável pela regulamentação e gestão do esporte no Brasil. Fundada em 6 de março de 1999, a entidade comemora 20 anos de crescimento e amadurecimento, ajudando e unindo gerações, com muito esforço e orgulho, através das 4 rodinhas.

Sobre a Plataforma STU:

A plataforma STU celebra a essência do skate, promovendo as principais competições de Street e Park da América Latina e do mundo, com os maiores nomes da atualidade, estimulando o desenvolvimento de cenas nacionais da cultura urbana, e gerando um impacto socioeconômico positivo e transformador por todo o Brasil, através de ações de inclusão social e construção e reformas de pistas de skate.

A plataforma, que teve início de maneira grandiosa em 2017, explodiu em 2018 com a consolidação do circuito brasileiro de skate e a formação da Seleção Brasileira de 2019, válido como ranking da CBSk. Um marco na história do esporte, potencializando esse novo momento rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Muito mais que esporte, o STU acredita que o skate é rua, é música, é arte e estilo de vida. O skate junta, conecta e impulsiona as pessoas. O conceito da plataforma STU é de valorização das mais diversas manifestações urbanas regionais, para garantir ainda mais visibilidade à cena da cultura local, encontrada nas cidades por onde os eventos passam.

Nesse ano, a plataforma ficou ainda mais consistente com a chancela dos eventos também pela World Skate, trazendo ainda mais protagonismo para o Brasil, com competições importantes e de alta pontuação para a corrida olímpica.

Reportagem: Camila Coimbra – Média Guide

Edição: Edson Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72