Oi Rio Pro apresentado por Corona – Maior estrutura de todos os tempos, está sendo montada em Itaúna, Saquarema.

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Para a etapa brasileira do WSL Championship Tour 2022, na praia de Itaúna, em Saquarema, a maior estrutura de todos os tempos, está sendo montada.

Estrutura do evento, já está sendo montada em Saquarema. Foto: Secom – Prefeitura de Saquarema

A etapa brasileira do maior e mais importante campeonato de surfe do mundo ocupará 3.200 m2 de área construída. As montagens estão a todo vapor assim como os preparativos para o Oi Rio Pro apresentado pela Corona, oitava etapa do WSL Championship Tour, de 23 a 30/6, na Praia de Itaúna, em Saquarema, litoral do Rio de Janeiro.

Vista aérea Oi Rio Pro 2019. Foto: Sebastian Rojas

Uma equipe de produção especializada da World Surf League (WSL) com mais de 300 profissionais, entre staff da WSL e médico, produção, limpeza, manutenção, seguranças, entre outros, estarão envolvidas na realização. São estruturas de alumínio sobre piso de alumínio com madeira, cobertos de lona, cuja montagem levou 40 dias (para desmontar serão mais 15 dias), onde se aguarda um público recorde atraído pela competição, que conta com atletas brasileiros de elite internacional do esporte e que já trouxeram muitos títulos ao Brasil, como o tricampeão mundial (2014/18 e 21) Gabriel Medina, o campeão mundial (2019) Ítalo Ferreira, e Filipe Toledo, vice-campeão mundial (2021), e líder no ranking mundial dessa temporada.

Estruturas sendo montada em Saquarema. Foto: Adonai Gonçalves

“Sediar, mais uma vez, a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surf é uma grande honra e um orgulho para o nosso município. Receber o Oi Rio Pro apresentado por Corona consolida Saquarema na rota do turismo esportivo global”, afirma Manoela Peres, Prefeita de Saquarema. “Em 2019, o Mundial reuniu cerca de 40 mil pessoas por dia nas areias da Praia de Itaúna. São milhares de moradores e turistas movimentando nossa cidade, estimulando a economia, gerando emprego e renda em muitos setores e, ainda, temos a oportunidade de mostrar todas as belezas do nosso município para o mundo inteiro”, completa.

Segundo a prefeita, no período do evento, na edição anterior, a rede hoteleira da cidade registrou ocupação de 100%, bem como o setor de comércio, que sentiu um aumento considerável nas vendas de seus produtos e serviços. “O setor de eventos foi um dos mais impactados pela pandemia, com efeitos significativos para a população. Agora, retornando às atividades, tenho certeza de que haverá um reaquecimento na economia e, principalmente, no setor turístico da nossa região”, conclui.

“A WSL está unindo todos os esforços para a realização do maior evento Oi Rio Pro da história. Na temporada 2022, temos atletas brasileiros no topo do ranking, como vem acontecendo nos últimos anos, além de um recorde de fortes marcas parceiras. Tudo isso é motivo de muita comemoração e os que quiserem ver essa festa bem de perto, com certeza, não se arrependerão”, diz Ivan Martinho, CEO da WSL Latin America.

Várias ações e ativações: A organização promete um retorno marcante para a “Capital Brasileira do Surfe”, onde a competição, devido à pandemia, não é realizada há dois anos. Além das performances dos atletas na água, os visitantes poderão usufruir de várias atrações irresistíveis.

Beach Gourmet: O Beach Gourmet terá uma ampla área de 25 x 15 metros, localizada na entrada principal da estrutura do evento, com restaurantes representando a culinária de países onde estão sendo realizadas etapas do CT: Austrália, Portugal, Havaí, Estados Unidos, Indonésia e Taiti. A capacidade de atendimento é de 300 pessoas simultaneamente e o funcionamento será das 11 até às 22 horas.

O Beach Gourmet está sob a responsabilidade da produtora de eventos Yellow Stripe em parceria com a ‘7 Gastronomia’, do Chef Alex Atala e Sapore, maior empresa de alimentação coletiva do Brasil. Os pratos serão previamente preparados utilizando da técnica de sous vide (cocção dos alimentos a vácuo) e servidos ao público com o mínimo de manipulação e grau máximo de segurança alimentar. Uma equipe de 30 colaboradores estará presente durante o evento.

WSL Store: No Oi Rio Pro Apresentado por Corona, os fãs poderão, ainda, adquirir produtos oficiais da loja WSL Store. São aproximadamente 50 itens, entre camisetas, lycras de competição, sweat shorts, moletons, bonés, toalhas, bolsas, lanyards e copos. As coleções de moda são de verão e de inverno. A WSL Store engloba os três pilares da WSL, estilo de vida, igualdade e sustentabilidade e tem parcerias com marcas de renome do surfwear, como Oakley, Rip Curl e Hang Loose, além da New Era. A Loja ocupará 40 m2 da sede do evento e funcionará das 7 às 20 horas.

“A equipe da WSL está empenhada ao máximo para que esse seja o maior, mais emocionante e completo Oi Rio Pro já realizado. E isso está sendo possível, sobretudo, pelas fortes marcas parceiras que estão ao nosso lado nessa empreitada. Sabemos que essa é uma etapa com recorde de público e queremos que os visitantes tenham momentos incríveis, que fiquem na memória. E que essa alegria seja transmitida, também, aos que assistirem as competições ao vivo”, afirma Ivan Martinho, CEO da WSL Latin America. No último CT, realizado em Saquarema, em 2019, a Oi Rio Pro registrou uma média de público de 30 mil pessoas durante os quatro dias de competição.

51 Ice Lounge: Outro espaço diferenciado será o 51 Ice Lounge, uma área exclusiva de hospitalidade para convidados da WSL e de patrocinadores, com estrutura inédita e diversas vantagens e serviços. Estilosa e extremamente confortável, a área – de 500m² (25 x 20 metros), com capacidade também para 300 pessoas por dia – é reservada aos que querem ter uma experiência única, completa de entretenimento e emoção no Oi Rio Pro apresentado por Corona.

Estruturas sendo montada em Saquarema. Foto: Adonai Gonçalves

A experiência inclui espaço e atendimento exclusivos, serviço de catering premium, open bar – inclusive com grande variedade de produtos RTD (Ready to Drink) da 51 Ice e drinks com Cachaça 51 -, VIP Tour pela estrutura do evento, sorteio de lycra dos atletas autografada, área em posição privilegiada junto ao pódio para a cerimônia de premiação, possibilidade de foto com troféu dos campeões e fila preferencial para sessão de autógrafos. O 51 Ice Lounge ficará posicionado ao lado da casa de vidro dos atletas, permitindo aos fãs assistir desde o aquecimento e a preparação até os momentos pós-bateria.

O espaço oferecerá, ainda, visão privilegiada da competição, com um palanque acima da areia. Se preferirem assistir à competição da praia, os visitantes poderão, também, ficar em espaço exclusivo na areia. Para completar, amplas telas de smart TV permitirão aos participantes VIPs acompanharem de perto as manobras dos atletas e desafios nas ondas, assim como as notas dos juízes em cada bateria. O funcionamento do Lounge será em todos os dias de competição ‘on’.

Estruturas sendo montada em Saquarema. Foto: Adonai Gonçalves

“51 ICE tem muita conexão com praia, sol e o lifestyle do surfe. Preparamos diversas novidades relacionadas a marca para a etapa Oi Rio Pro. Também contamos com um time de influenciadores, que estão conectados aos nossos valores e lifestyle e que estarão presentes em Saquarema para cobrir essa etapa do campeonato produzindo muito conteúdo, que reforça nossa paixão pelo esporte. Vamos fazer a 51 Ice presente em mais esse momento de atitude, diversão e celebração”, diz Luciano Sadi Andrade, Head de Marketing da Cia. Müller de Bebidas.

O Red Bull Athlete Zone: Uma área dos atletas com dois andares; e o Athlete Guest (10m x 5m), espaço para os familiares e amigos dos atletas. Fazem parte da estrutura, também, as áreas do pódio, da imprensa, técnica, da estação hidráulica, entre outras. E a montagem inclui banheiros em containers.

Estruturas sendo montada em Saquarema. Foto: Adonai Gonçalves

Preocupação com o meio ambiente: A preocupação da WSL com o meio ambiente e as ações para a sua preservação estarão presentes no Oi Rio Pro apresentado por Corona. Será instalada uma usina de separação de resíduos, educação ambiental para as escolas e haverá o plantio de mudas de exemplares de vegetação nativa da região de Saquarema.

CT 2022: O circuito mundial deste ano soma 11 etapas no total, incluindo WSL Finals. A etapa mais recente foi em El Salvador e terminou dia 17. Após Rio de Janeiro, o Championship Tour – CT 2022 segue para Jeffreys Bay, na África do Sul (de 12 a 21/7); para Teahupoo, no Tahiti (de 11 a 21/8); e o Rip Curl WSL Finals, de 8 a 16/9, em Lower Trestles, na San Clemente, Califórnia (EUA). No total o CT terá 10 etapas em sete países, com igualdade de premiação para homens e mulheres.

Covid-19: A saúde e segurança dos atletas, staff e da comunidade local, são de extrema importância para a World Surf League, que trabalha em estreita colaboração com as autoridades de saúde locais, para implementar um robusto protocolo de segurança para todos, em relação ao Covid-19.

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: Estabelecida em 1976, a World Surf League (WSL) é a casa do melhor surf do mundo. Uma empresa global de esportes, mídia e entretenimento, a WSL supervisiona circuitos e competições internacionais, tem uma divisão de estúdios de mídia que cria mais de 500 horas de conteúdo ao vivo e sob demanda, por meio da afiliada WaveCo, empresa que criou a melhor onda artificial de alto desempenho do mundo.

Com sede em Santa Monica, Califórnia, a WSL possui escritórios regionais na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e EMEA. A WSL coroa anualmente os campeões mundiais de surf profissional masculino e feminino. A divisão global de Circuitos supervisiona e opera mais de 180 competições globais a cada ano do Championship Tour e dos níveis de desenvolvimento, como o Challenger Series, Qualifying Series e Junior Series, bem como os circuitos de Longboard e Big Wave.

Lançado em 2019, o WSL Studios é um produtor independente de projetos de televisão sem roteiros, incluindo documentários e séries, que fornecem acesso sem precedentes a atletas, eventos e locais globalmente. Os eventos e o conteúdo da WSL, são distribuídos na televisão linear para mais de 743 milhões de lares no mundo inteiro e em plataformas de mídia digital e social, incluindo o www.worldsurfleague.com A afiliada WaveCo inclui as instalações do Surf Ranch Lemoore e a utilização e licenciamento do Kelly Slater Wave System. A WSL é dedicada a mudar o mundo por meio do poder inspirador do surfe, criando eventos, experiências e histórias autênticas, afim de motivar a sempre crescente comunidade global para viver com propósito, originalidade e entusiasmo.

Mais informações sobre o surfe mundial no www.worldsurfleague.com e notícias em português no www.wsllatinamerica.com

O Oi Rio Pro Apresentado pela Corona tem os patrocínios da Oi, Corona, Havaianas, Oakley, Hydro Flask, Expedia, Banco do Brasil, BB Asset Management, Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Rio de Janeiro, Prefeitura de Saquarema, Enel, TikTok, 51 Ice, Localiza, Oakberry, Australian Gold, Pura Vida, NewOn (Grupo Prevent Senior), UniCesumar, BFGoodrich e EY.

Reportagem: Mercia Suzuki – Casa do Bom Conteúdo

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

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