Mano Ziul – Falece o gênio da computação do surf mundial – Assistam aos Vídeos.

Publicado por AdrenaNews 0

Hoje a comunidade do surf mundial, brasileiro, carioca e niteroinse, acordaram mais triste com a noticia do falecimento do Amigo de longa data Mano Ziul. Acessem aos links abaixo com os vídeos do gênio da computação do surf mundial.

Mano Ziul em ação. Foto: Arquivo Pessoal

Mano Ziul faleceu na madrugada desta quarta-feira, aos 61 anos, o carioca estava em recuperação de uma cirurgia de retirada de um tumor no cérebro, feita em 2016. Mano foi um revolucionário, responsável por diversas inovações informatizando os primeiros campeonatos do Circuito Brasileiro na década de 80, até então, as notas dos juízes eram anotadas papeletas e depois de quase meia hora depois de somadas, eram divulgadas. Posteriormente suas inovações chamaram atenção dos dirigentes da Extinta ASP (Atual WSL) e não parou mais. Entre as maiores conquistas inovadoras, foi de incluir o surfe como o primeiro esporte no mundo a realizar transmissões ao vivo em streaming e resultados on line pela Internet.

Que Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, console e conforte aos familiares e amigos de Nosso Querido, Mano Ziul !!!

Mano Ziul em ação. Foto: Arquivo Pessoal

Conheci o Mano, quando ingressei no Jornal Adrenalina News no final da década de 80, mais precisamente ano de 89, sempre gentil, educado e bem humorado, quando me adotou sempre me apoiando na cobertura dos campeonatos.  Em 1990, fechamos uma parceria com a Beach Bayte, onde ele junto com Celso Alves, enviavam via fax as chaves de baterias com os resultados das etapas do Circuito Mundial, com estes envios, editava com muita criatividade os textos, a partir dai começou uma amizade e que sempre que nos encontrávamos constantemente em diversos campeonatos de surf pelo Brasil era super prazeroso.

Mano Ziul, foi um dos maiores incentivadores do Jornal Adrenalina News, com seu apoio conseguimos que um veiculo mesmo a distancia da praia mais próxima, se torna-se respeitado e considerado por toda a comunidade do surf  e pelas indicações de melhor cobertura de jornal especializado pela extinta ASP em parceria com a ABRASP, nos anos 92 e 93, conquistando o prêmio no ano de 94.

Com Sidão Tenucci da OP Brasil (In Memorian), Sergio Gadelha (Abrasp/Asp South America), Picuruta Salazar (Surfista Pro, Edson Andrade (Adrenalina News, com o prêmio de melhor cobertura do Circuito Abrasp e Asp South América na categoria Jornal Especializado), Roberto Perdigão (Abrasp/Asp South America) e Klaus Kaizer (Abrasp/Asp South America) em Recife 1995 na festa da entrega dos melhores de 1994. Foto: Nilton Santos

Mano Ziul, sempre foi um visionário como esta novidade em 2016, quando lançou junto com a  WSL, o Samsung Gear um cronometro que informava as notas para os surfistas nas baterias. Onde noticiei, com o seguinte texto: “Qual  de nós jornalista não escutou e escreveu os seguintes relatos de competidores: “Está horrível de escutar alguma coisa lá fora, mas graças a Deus, que peguei aquela última onda e virei a bateria a meu favor” Mas agora os seus problemas acabaram, surfistada ( Parafraseando e Parodiando com os Manos do Casseta e Planeta) com mais uma invenção do mestre Mano Ziul”.

Mano Ziul em ação. Foto: Arquivo Pessoal

SURF EM DEBATE:

Os apresentadores e comentarista, Klaus Kaiser, Giovanni Mancuso e Marcos Aurélio, estavam a frente da bancada do Programa “Surf em Debate”. Os programas foram ao vivo as segunda-feira as 20 horas. E registraram muitos depoimentos com Mano Ziul, entre eles selecionamos alguns que foram marcantes e ficarão para sempre na memória.

SURF E SUPERAÇÃO:

Até onde você iria para voltar ao surf? O quanto o surf pode ser sua fonte inspiradora em um momento de dificuldade? Quais são seus limites? O Surf em Debate de, 16 de novembro de 2020, o assunto foi sobre superação. Profissionais e ex-profissionais do esporte, seja dentro ou fora d’água, contam as suas experiências de como superaram problemas de saúde e usaram o seu amor ao esporte para seguir em frente.

O apresentador e comentarista, Klaus Kaiser junto com o ex-surfista profissional Giovanni Mancuso, estavam a frente da bancada do Programa “Surf em Debate” com os convidados, Taiu Bueno, que mesmo tetraplégico após um acidente surfando é pai de gêmeos, segue surfando. Figue Diel, que mesmo com deficiência visual surfa quase que diariamente, faz escaladas e é professor de Yoga. Mano Ziul, gênio brasileiro pai de toda a parte de informática do circuito mundial, que desenvolveu toda a tecnologia utilizada hoje no Circuito Mundial da WSL e que superou um câncer no cérebro e a surfista Karina Popinhak, que venceu duas duras batalhas contra o câncer de mama, segue surfando diariamente e hoje é exemplo para muitas mulheres com o mesmo problema.

SURF E SUPERAÇÃO l SURF EM DEBATE l H 16.11.20:

Mano Ziul:

Mano Ziul junto com o amigo Celso Alves foram os fundadores da Beach Byte e tiveram diversos colaboradores como Alexandre Cury, Robson Machado e hoje em dia muitos “funcionários” e parceiros, inclusive gringos, que colaboraram para a evolução deste processo de computação do julgamento e dos webcasts. O grande salto foi o momento em que Mano vislumbrou a possibilidade (já aliada à internet), de fazer a transmissão dos eventos de surf ao vivo pela web. O início desta era ocorreu em 1998 e os avanços tecnológicos foram constantes. Mano superou um câncer no cérebro e hoje segue com parceiro de tecnologia para a WSL.

HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO NO SURF:

Mano Ziul, Celso Alves, Robson Machado, Alexandre Cury, Mauricio Buchecha e Thiago Rebello entre outros contam, num papo super descontraído, um pedaço desta história pra lá de interessante. São causos curiosos e muito engraçados – os caras literalmente arriscaram a vida em alguns momentos.

O verdadeiro “Brazilian Storm” iniciou bem antes do que vocês pensam. Surf em Debate recebeu os brasileiros que inventaram o sistema de notas bem como todo o universo tecnológico da WSL. Cada vez que vocês acessam o site da entidade para assistir uma transmissão ao vivo, um Heat Recap, um vídeo contando alguma história, lembrem que foi tudo desenvolvido e até hoje é gerenciado por esta turma de brasileiros. Bem antes de Adriano de Souza, Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo e cia. dominarem o Circuito, ele já estava dominado há um bom tempo por esta turma aí.

Histórias hilárias, tragicômicas, como chuvas torrenciais, sol e calor escaldantes, tempestades de areia nos computadores, resgate da equipe com bote inflável no meio do mar, cochilos em aviões que despertavam em outros países onde já deveriam terem desembarcados. A história sobre como dois niteroienses mudaram para sempre a história do surfe mundial através da informatização, o que chamamos de os verdadeiros primeiros, Brazilian Storm.

ASSISTAM AOS VÍDEOS NOS PLAYERS ABAIXO AOS 05 PROGRAMAS:

HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO NO SURF lEP05 l SED e VISION SURF l 04.05.21

HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO NO SURF | EP04 l SED e VISIONSURF l 05.04.21

HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO NO SURF – Cap. 03 l SED e VISIONSURF l 01.03.21:

HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO NO SURF CAP. 02 l SED l 08.02.21:

HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO NO SURF – CAP. 02 l SED l 04.01.21:

HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO NO SURF I SURF EM DEBATE I 14.12.20

Surf em Debate: “Surf em Debate” foi um programa diferente sobre surf, um programa de debates, opiniões fortes com os assuntos atuais do nosso esporte. Além de Klaus Kaiser, Marcos Aurélio e Giovanni Mancuso, “Surf em Debate” contou também com os produtores, Gustavo Pibernat e Pietro Ceratti.

Reportagem: Edson “Adrena” Andrade

Edição: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas