mag72

Jojó de Olivença – Campeão no Surf e no Social.

Publicado por AdrenaNews 464 views0

Das vitórias nas ondas à ajuda a centenas de crianças carentes, esta é só uma parte da história de um dos grandes nomes do surf no Brasil.

Jojó de Olivença em ação. Foto: Divulgação

Nascido em 20 de julho de 1967, em Ipiaú, no interior da Bahia, Jocélio de Jesus cresceu na estância hidro-mineral de Olivença, daí veio o nome pelo qual ficou conhecido no cenário do surfe: Jojó de Olivença. De origem humilde, a paixão pelo mar e pelas ondas, começou quando ainda era adolescente. Jojó permaneceu estudando e passou a cuidar de carros e vender cocada e bolo de tapioca, já que o custo de novas pranchas e manutenção eram altos. Foi com a ajuda de amigos e turistas que ganhou seu primeiro equipamento para se dedicar aos treinos no esporte pelo qual se apaixonou e em que marcou seu nome.

Não demorou muito para chamar a atenção de empresários e da imprensa. Jojó superou diversos desafios, como o preconceito por ser pobre e a falta de recursos, para se sagrar bicampeão brasileiro de surfe, em 1988 e 1992, pela ABRASP. Chegando ao ápice da carreira internacional quando integrou o grupo da elite do surf mundial da extinta ASP, como Top 16 do Circuito Mundial e o Titulo de “Estreante do ano” em seu ano de estreia.

Jojó de Olivença em ação. Foto: Arquivo Revista Fluir

Além dos títulos brasileiros colecionou vários outros entre eles de Campeão paulista profissional e Campeão baiano profissional. Jojó encerrou sua carreira profissional em 2008, mas não parou de competir nas categorias Masters, competindo em eventos nacionais e internacionais.

Jojó de Olivença em ação. Foto: Divulgação

Foi após o primeiro título brasileiro que Jocélio, decidiu se mudar para o Guarujá, onde reside até hoje e criou o Projeto Ondas. O Projeto Ondas trabalha o desenvolvimento integral de crianças em estado de vulnerabilidade através do surf educacional. Além da prática esportiva, o projeto conta com apoio escolar de matemática e português, educação ambiental, inclusão digital e ensinamento de valores cívico e moral, buscando ampliar caminhos para crianças e suas famílias..

Jojó de Olivença e Crianças em ação. Foto: Divulgação

Atualmente o projeto atende cerca de 70 crianças e adolescentes, mas mais de 500 já passaram pelas mãos da equipe.”
Por fim, acrescentar antes das formas de ajudar o Projeto:

No momento, através do Projeto Ondas, Jojó está dedicado ao atendimento de famílias em situação de risco e vulnerabilidade no Guarujá impactadas pelo coronavírus, distribuindo alimentos, produtos de higiene e limpeza, gás, medicamentos, brinquedos e apostilas para famílias do Guarujá. Para contribuir, o Projeto Ondas disponibiliza

Crianças em ação. Foto: Divulgação

Muitas delas deram continuidade a seus estudos em universidades, estão empregados ou realizando atividades sociais que beneficiam e ajudam a transformar a realidade e o meio onde residem. Jojó de Olivença se prepara para, em breve, lançar seu próximo projeto. Um clube de relacionamento inédito que contará com a participação de diversos surfistas de todo o país.

Crianças em ação. Foto: Divulgação

Jojó de Olivença se prepara para, em breve, lançar seu próximo projeto: um clube de surf solidário inédito que contará com a participação de diversos surfistas de todo o país. Todo o valor arrecadado será destinado a proteção, desenvolvimento e inclusão social de crianças em estado de vulnerabilidade socioeconômica. Em troca, os associados ganham benefícios exclusivos, como equipamentos personalizados de surf, surftrips e convites para eventos.

Para contribuir, o Projeto Ondas disponibiliza diversas formas em seu site

Acesse: www.projetoondas.org.br/rema-nessa

Vantagens Surf Club Ondas:

1- Surf Club Ondas, nossa comunidade solidária de surf, na qual você ajuda e ganha benefícios incríveis em troca

2- Doação livre, com doações de qualquer valor você contribui para a manutenção dos nossos projetos

3- Lei de incentivo ao Esporte e FUMCAD, você pode contribuir como pessoa física ou pessoa jurídica direcionando parte do seu imposto de renda para nossos projetos

4- Parcerias empresariais através de ações e projetos customizados que atendam às necessidades da empresa e da organização.

5- Transferência bancária, rápido e fácil:

 

Mais informações acesse o site: https://www.projetoondas.org.br/

diversas formas em seu site www.projetoondas.org.br/rema-nessa

Para doar: PROJETO ONDAS
CNPJ 08.996.310/0001-10
Banco Bradesco
Agência 525
Conta Corrente 82992-7

Reportagem: Rogério Amador e Lucas Leite

Edição: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72