Jogos Sul-Americanos da Juventude – 04 Atletas na estreia do skate na Argentina

Publicado por AdrenaNews 0

O Brasil terá quatro atletas presentes na estreia do skate nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, que em 2022 acontecerão em Rosário, na Argentina

Kalani Konig em ação. Foto: Julio Detefon

O evento, focado em jovens de 15 a 18 anos, acontecerá entre os dias 4 e 7 de maio no Parque da Independência, na cidade argentina. O pódio na competição é um dos critérios para solicitação de entrada no programa Bolsa Atleta do Governo Federal, o que dá ainda mais importância ao encontro.A modalidade de disputa do skate será o Street, com dois representantes brasileiros no feminino e dois no masculino: Virginia Fortes Aguas, de 16 anos, de Niterói (RJ), Giovana Moreira, de 17 anos, de Niterói (RJ), Kalani Konig, de 14 anos, de Florianópolis (SC), e Matheus Teixeira, de 17 anos, de Passo Fundo (RS).

Giovana Moreira em ação. Foto: Julio Detefon

Os critérios para escolha dos atletas tiveram como base o ranking da World Skate ou a presença na Seleção Brasileira Júnior (Sub-16) em 2021 – em ambos os casos, respeitado o limite de idade do evento (nascidos entre 01/01/2004 e 31/12/2007).

“Em 2021, fizemos nossa estreia nos Jogos Sul-Americanos Júnior com duas medalhas de ouro. Agora, partimos para os Jogos Sul-Americanos da Juventude. Temos certeza de que esses 4 nomes irão representar bem o skate brasileiro em mais esse evento. Essas competições são muito importantes para a formação e preparação desses atletas”, destaca Tatiana Lobo, gerente de Seleções da CBSk.

Virginia Fortes Aguas é skatista da Seleção Brasileira de Skate e participou de toda a corrida classificatória para os Jogos de Tóquio. Kalani Konig integra a Seleção Júnior desde sua criação, em 2020. Giovana Moreira e Matheus Teixeira integraram a Seleção Júnior em 2020 e 2021.

Virginia Fortes Aguas em ação. Foto: Julio Detefon

Nos Jogos da Juventude, além dos quatro atletas, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) será representada por Fábio Castilho, consultor técnico da Seleção Brasileira Júnior de Street. O grupo sairá do Rio de Janeiro, junto com a delegação brasileira, no dia 2 de maio.

Antes do embarque para os Jogos, os atletas serão reunidos em São Paulo entre os dias 26 de abril e 1º de maio para uma preparação específica para o Sul-Americano. O período de treinos contará com Fábio Castilho, Rogério Mancha (consultor técnico da Seleção Brasileira de Street Principal), Carlos Barreto (fisioterapeuta da seleção) e Julio Detefon (observador técnico da seleção).

Em Rosário (ARG), o dia 4 de maio será destinado aos treinos oficiais. Nos dias 5 (quinta) e 6 (sexta) acontecem as classificatórias e as semifinais, respectivamente. As finais do evento serão realizadas no dia 7 (sábado).

Matheus Teixeira em ação. Foto: Julio Detefon

Essa será apenas a terceira edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, após as edições em Lima (PER), em 2013, e Santiago (CHI), em 2017. O Brasil será representado por mais de 200 atletas no evento que reunirá 15 países e um total de 26 modalidades.

Em 2021, o skate fez sua estreia nos Jogos Pan-Americanos Júnior com dois representantes. Pâmela Rosa e Lucas Rabelo conquistaram o ouro nas disputas realizadas no Skate Park Calida, em Cali, na Colômbia.

Sobre a Confederação Brasileira de Skate:

Nascida em 6 março de 1999, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) é a responsável pela regulamentação e desenvolvimento do skate no Brasil. A gestão da entidade está por trás do crescimento e do fortalecimento de uma modalidade que movimenta mais de R$ 1 bilhão anualmente no Brasil e que conta com mais de 8,5 milhões de praticantes no país. No alto rendimento, o skate tem se mostrado um dos mais vitoriosos esportes do Brasil, com três medalhas conquistas nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

As Loterias CAIXA e o Governo Federal são os patrocinadores oficiais da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e do skate brasileiro.

Reportagem: Rafael Miramoto – CBSk

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas