Itacoatiara Pro – Fim de semana, com muito Skate, Vela, Parapente, Música e Artes em Niterói.

Publicado por AdrenaNews 0

O último final de semana foram de competições esportivas do Itacoatiara Pro, reunindo centenas de atletas de diversas categorias nas modalidades Skate, Vela e Parapente, na cidade de Niterói, Região Metropolitana do Rio.

Hugo Montezuma em ação. Foto: André Cyriaco

Considerado o maior festival de esportes ao ar livre do Brasil, o evento contou ainda com shows do roqueiro Supla e DJs Pachu e Machintal, além de um passeio ciclístico na manhã de domingo.

Ciclistas em ação. Foto: Divulgação

As provas aconteceram em diversos pontos da cidade. O Itacoatiara Pro Parapente, evento chancelado pela Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), teve como grande campeão o atleta Andre Pacheco. Já as competições de Vela, chanceladas pela Federação Estadual da modalidade (FEVERJ) e com apoio do tradicional Clube Naval Charitas de onde partiram as regatas, premiaram competidores em diversas categorias (confira os resultados abaixo).

Atletas em ação. Foto: Divulgação

“Niterói tem vocação para o esporte e estamos levando esses eventos para todas as partes da cidade: o Horto do Fonseca, o Caramujo, as praias oceânicas, o skatepark de São Francisco e o Parque da Cidade. O Itacoatiara Pro reuniu grandes atletas do Brasil, projetando a imagem da cidade, gerando renda e estimulando a garotada a usar seus talentos no esporte”, destacou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

O produtor executivo do festival, Bill Aquino, também destacou o grande legado do Itacoatiara Pro para a imagem, economia e turismo da cidade. “Trouxemos o melhor da produção e produtores do Brasil e ao mesmo tempo prestigiamos as empresas e fornecedores locais, gerando centenas de postos de trabalho, movimentando diversos setores como turismo, transportes e hotelaria, fortalecendo toda uma cadeia produtiva, neste megafestival que reuniu milhares de atletas e amantes dos esportes na cidade. Trouxemos também nomes de peso do esporte como o ícone mundial Bob Burnquist e artistas renomados como Nando Reis, Marcelo D2, Supla, além de grandes nomes da cena esportiva e das artes locais” – ressaltou o produtor.

Bill Aquino destacou ainda a presença do artista Binho Ribeiro – reconhecido internacionalmente – que se uniu a artistas locais nesta última semana para juntos revitalizarem todo o muro do skatepark de São Francisco. “Eles fizeram inclusive uma bela homenagem através da arte do grafite, ao saudoso ator Paulo Gustavo, natural de Niterói, que, junto com tudo isso, ficará de legado do Itacoatiara Pro para a cidade e à sua população”. Completou o produtor executivo.

Itacoatiara Pro Skate com Bob Burnquist e convidados agitou o SkatePark da cidade: Com formato diferenciado, as competições de skate atraíram público que lotou as arquibancadas e o entorno do skatepark Carlos Alberto Parizzi, na Praia de São Francisco, no sábado e domingo. O evento contou com a presença do prefeito e do secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, entre outras autoridades.

“O resultado do Itacoatiara Pro foi além das nossas expectativas. Por ser o primeiro festival desse porte, depois de ficarmos dois anos sem competições, retomar com um megaevento foi muito especial. Se não foi o maior evento deste ano no Brasil, foi um dos melhores. Niterói teve 26 dias de um megafestival diversificado. Esse evento é o primeiro de outros que virão. O Itacoatiara Pro está incluído no calendário da cidade”, ressaltou o secretário.

O evento no skatepark reuniu alguns dos melhores skatistas do país, incluindo o multicampeão Bob Burnquist, que organizou o campeonato com a curadoria do Instituto Skate Cuida (ISC) em parceria com a Burnkit, CemporcentoSkate e a plataforma Shapeshift. Além das competições, uma série de shows, oficinas e ações de grafitagem com artistas renomados completaram a lista de atrações ao público.

Bob Burnquist, organizador das oficinas e do campeonato. Foto: Divulgação

A grande final do Itacoatiara Pro Skate aconteceu no domingo à tarde. Conquistaram o campeonato, a atleta Ana Caroline Mayer, de Maricá (RJ), que ficou em primeiro lugar no feminino, e Marlon Silva, natural do Rio Grande do Sul, grande campeão no masculino.

“O Marlon e a Ana Caroline se destacaram durante toda a competição, acertando manobras bem difíceis. Meus parabéns a ambos que estão recebendo além do troféu físico e da premiação em dinheiro, troféus NFTs que estarão entrando na carteira digital deles através da plataforma ShapeShift” Afirmou Bob Burnquist, durante a cerimônia de premiação.

Confira os campeões das provas e competições realizadas neste final de semana:

Itacoatiara Pro Parapente:

Campeão – André Pacheco

Itacoatiara Pro Skate:

Campeão (masculino) – Marlon Silva

Campeão (feminino) – Ana Caroline Mayer

Itacoatiara Pro Vela:

Classe Optimist / Escola de Vela
Campeão – Arthur Pacífico

Classe Optimist / Estreantes
Campeã – Julia Cavalcanti

Classe Optimist / Veteranos
Campeão – Fernando Mendonça

Classe ILCA-7
Campeão – Ricardo Chebar

Classe ILCA-6
Campeão – Felipe Lima

Classe ILCA-4
Campeão – Eduardo Guimarães

Classe Dingue
Campeão – Igor Lima

Toda a programação esportiva, cultural e socioambiental do Itacoatiara Pro 2022. no site
itacoatiarapro.com.br e também nas redes sociais (@itacoatiarapro) do evento.

Idealizado por Bob Burnquist e o Instituto Skate Cuida (ISC), em parceria com a Cemporcento Skate, Burnkit e a plataforma ShapeShift, o evento é aberto ao público e terá competições de melhor manobra, Jam Session, além de muita arte e música na programação.

O evento conta com o patrocínio: Grupo Petrópolis, Cerveja Petra, PredialNet, SGA Toyota e EcoPonte. O evento conta com o apoio de Prefeitura de Niterói, Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Meio Ambiente, Fundação Nacional de Arte (Funarte), Confederação Brasileira de Bodyboard (CBRASB), IBC World Bodyboarding Tour, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Puro Suco, Sulamerica Paradiso, Rádio Mix, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro (FEVERJ), Instituto Skate Cuida (ISC), Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), Associação de Surf de Niterói (ASN), Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ), Arte em Circuito, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Clube de Canoa Polinésia em Itaipu.

Reportagem: Claudio da Matta – Itacoatiara Pro

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas