Itacoatiara Pro 2022 – Niterói, recebe o maior festival de esportes ao ar livre do Brasil – Assistam ao vídeo!

Publicado por AdrenaNews 0

A cidade de Niterói recebe, o Itacoatiara Pro 2022, com uma série de eventos de bodyboard, surf, canoa, mountain bike downhill, vela, parapente, skate, shows, exposições culturais e ações socioambientais. Acessem ao link abaixo com o vídeo-teaser.

Dudu Pedra em ação. Foto: Tony D’Andrea

ASSISTAM AO VÍDEO-TEASER, CLICANDO NO PLAYER ABAIXO:

Itacoatiara Bodyboard Pro 2022 – Teaser:

Confira clicando aqui a toda a programação esportiva, cultural e socioambiental do Itacoatiara Pro 2022.

No que promete ser o maior festival de esportes ao ar livre do Brasil, segundo os organizadores do Itacoatiara Pro 2022. Além do campeonato mundial de Bodyboard, que vai atrair competidores de mais de 20 nacionalidades, será disputada uma etapa já tradicional do circuito brasileiro na modalidade e uma competição de Surfe exclusiva para convidados especialistas nas ondas grandes e tubulares de Itacoatiara.

SNI em ação. Foto: Tony D’Andrea

O megafestival, que se estende até o dia 26, reunirá ainda centenas de atletas nas diversas praias, parques e equipamentos esportivos da cidade, disputando provas nas seguintes modalidades: Canoa (Va’a), Mountain Bike Downhill, Vela, Parapente e Skate – que contará com competições em formatos inéditos e especiais, organizadas pelo grande campeão mundial, Bob Burnquist.

Bob Burnquist em ação. Foto: Divulgação – Itacoatiara Pro

Mountain Bike Downhill: As competições de Mountain Bike Downhill, vai rolar nos dias 11 e 12 de junho no Parque da Cidade, como etapa do Campeonato Estadual. O palco da prova será a pista “Waimea”, considerada uma das melhores do Brasil. As categorias disputadas serão: Elite, Sub 30, Junior, Juvenil, Infanto-Juvenil, Master (A1, A2, B1, B2, C1, C2, D), no masculino, e Elite e Junior feminino. As inscrições poderão ser feitas no dia 11 de junho, na secretaria do evento, localizada ao lado do gate de largada.

Canoa (Va’a): Dia 5 de junho, a praia de Itaipu recebe o Itacoatiara Pro V1, competição de VAÁ que vai percorrer 15 km pelas praias de Itaipu, Piratinga e Camboinhas. Com disputas nas categorias JR, Open, Master 40 e Master 50, no masculino e feminino, a modalidade que virou febre nas águas niteroienses e estreia no festival em grande estilo.

Vela: Vela é mais uma modalidade confirmada no Itacoatiara Pro. O campeonato acontecerá nos dias 25 e 26 de junho, nas águas da Baía de Guanabara, enseada de São Francisco. As regatas englobam as classes: Optimist, Dingue e ILCA. Se você é fã do esporte, venha assistir é só chegar.

Parapente: O Parque da Cidade, um dos pontos turísticos mais incríveis de Niterói, vai ser o cenário da prova de Parapente que acontece em junho dentro do Itacoatiara Pro. Centena de atletas de todo o Brasil se reunirão numa disputa de permanência e pouso, que acontece em um alvo determinado na Praia de Charitas.

Itacoatiara Pro Surf: Claro que o surf não poderia ficar de fora do Itacoatiara Pro. De 17 a 22 de junho vai rolar o Itacoatiara Pro Surf na praia de Itacoatiara. A competição vai contar com surfistas renomados, que foram convidados especialmente para o evento. E você está convocado para assistir as competições nesse paraíso com a gente. Vai ser um espetáculo com muita emoção e adrenalina.

“Após dois anos de pandemia, o Itacoatiara Pro volta enorme e repleto de sinergias. Com o apoio da Prefeitura de Niterói, Funarte, entre outras importantes instituições, marcas e atletas incentivadores, vamos promover o maior evento de esportes ao ar livre do Brasil, junto com o Mundial de Bodyboard, que já faz parte do calendário de eventos da cidade há dez anos. Vamos reunir ao todo sete modalidades esportivas, centenas de atletas e diversas celebridades neste grande festival com muita arte, entretenimento, além de ações socioambientais, relevantes para a população niteroiense”, ressalta Bill Aquino, empresário e produtor executivo do Itacoatiara Pro 2022.

Conhecida pela vocação natural para os esportes e representando um grande celeiro de atletas campeões olímpicos ligados à náutica e modalidades radicais como o bodyboard e o surfe de ondas grandes, Niterói reunirá pela primeira vez tantas competições esportivas num curto espaço de tempo. As premiações dos eventos internacionais chegam a R$ 150 mil.

Parapente será uma das atrações. Foto: Divulgação – Itacoatiara Pro

Itacoatiara Pro World Festival: Com fama internacional pelas suas ondas grandes, pesadas e tubulares, a Praia de Itacoatiara vai receber mais de uma centena de competidores do Brasil e do mundo durante o IBC Itacoatiara Pro World Contest, etapa cinco estrelas do circuito mundial de bodyboard, que será transmitida ao vivo pela internet para mais de 125 países. O Itacoatiara Pro nasceu em 2012 como um campeonato mundial e hoje se transformou no maior festival de esportes ao ar livre do Brasil. E como toda a árvore se sustenta sobre suas raízes, o bodyboard continua sendo uma das nossas principais atrações, englobando os dois maiores e mais importantes eventos do calendário nacional e mundial com o IBC Itacoatiara Pro World Contest e o Itacoatiara Pro Série Brasil Cbrasb.

“Só os melhores atletas profissionais do mundo são qualificados para competir nessas etapas, que buscam as condições de ondas mais radicais do planeta. Basta dizer que outras como essa acontecem em El Gringo, no Chile, e Fronton, nas Ilhas Canárias”, explica Giuliano Lara, idealizador e produtor do Itacoatiara Pro desde 2012, acrescentando que no período a cidade também sediará uma etapa do circuito brasileiro, o Itacoatiara Pro Série Brasil. “Além dos mais de 100 atletas de 20 nacionalidades inscritos para o mundial, vamos receber outros 250 competidores profissionais e amadores, homens e mulheres, de onze estados brasileiros para a prova”, completa Giuliano.

Giuliano Lara em ação. Foto: Stil

Outro destaque na agenda de competições no mar é o Itacoatiara Pro Surf que deverá ocorrer em um dia com ondas grandes e perfeitas na janela que vai de 17 a 22 de junho, reunindo atletas big riders locais e convidados reconhecidos internacionalmente como o local, Ricardo Tatuí e pela performance em ondas gigantes como os brasileiros Gabriel Sampaio e o havaiano-brasilerio, Kalani Lattanzi.

Ricardo Tatuí em ação. Foto: Aporé de Paula

“Serão 26 dias de muito esporte, adrenalina e entretenimento para um público de centenas de milhares de pessoas. O Itacoatiara Pro será o maior festival de esportes ao ar livre do Brasil e, além das competições, contará com intensa programação social e cultural, como cinema ao ar livre, oficinas de grafite, música e artes plásticas, além de palestras e atividades de educação ambiental”, ressalta Daniela Fromer, coordenadora geral do evento.

Ações socioambientais e de iniciação nos esportes para alunos da rede pública: Durante o Itacoatiara Pro 2022 também serão promovidas ações socioambientais, de iniciação esportiva e capacitação, capitaneadas por astros do esporte como o skatista Bob Burnquist. “Vamos trazer a experiência do Instituto Skate Cuida na realização de aulas teóricas e práticas no esporte, promoção de oficinas de aprendizado com temas que passam pela arte, educação, sustentabilidade e cidadania”, adianta Bob Burnquist, maior recordista de medalhas dos X-Games, 10 vezes campeão mundial e recordista de vitórias da Megarrampa.

Bob Burnquist, visitou as três principais pistas de skate da cidade no início do ano – a de São Francisco, a do Horto do Fonseca e a do Morro do Caramujo – para a organização das competições, vai anunciar um projeto social que inclui a curadoria para a construção de uma pista de skate (modalidade street) no Caramujo, em parceria com a prefeitura. Bob e o Instituto Skate Cuida (ISC) são os responsáveis pela curadoria das provas, que acontecerão no Skate Park Carlos Alberto Parizzi, em São Francisco, nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho e receberá grandes nomes do skate profissional brasileiro.

Campeões renomados do bodyboard que participam das competições como o big rider local de Itacoatiara Dudu Pedra, a capixaba Neymara Carvalho, o baiano Uri Valadão, o sul-africano, Iain Campbel, e feras do surfe de ondas gigantes como Gabriel Sampaio e Kalani Lattanzi também vão ministrar aulas de iniciação esportiva nas modalidades nos intervalos entre as provas, em dias de mar baixo.

Kalani Lattanzi em ação. Foto: Arquivo Pessoal – Facebook

“O Itacoatiara Pro já era um momento especial para a cidade por toda a tradição que o bodyboard tem em Niterói. Agora, com esse formato, que já vi na Austrália e Califórnia, é sensacional”, diz Gabriel Sampaio. “Tenho conversado com atletas de diversas partes do mundo e eles estão entusiasmadíssimos para competir em Itacoatiara, não só pelas ondas, mas pelo clima e beleza da praia”, completa Dudu Pedra.

Entre os dias 5 e 8 de junho, quando se comemora o Dia Mundial dos Oceanos, estão programadas ações conjuntas de coleta de lixo nas praias da cidade, campanhas de conscientização, além de uma ação de doação de equipamentos e placas de sinalização para o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) e para a Reserva Extrativista de Itaipu (RESEX), numa parceria inédita entre a organização do Itacoatiara Pro 2022, a Secretaria de Meio Ambiente de Niterói e o INEA.

Oficinas e palestras: Dentro da programação do megafestival acontecem ainda diversas oficinas e palestras. No dia 14, alunos da rede municipal poderão assistir a palestra Vou de Canoa com a remadora Luiz Perin, no Museu de Arqueologia de Itaipu, sobre temas ligados ao mar, ecologia e sustentabilidade, seguido também de aulas de iniciação esportiva com a especialista na modalidade conhecida como Va’a (Canoa). Exposições da cultura do Grafite e workshop com o artista Binho Ribeiro – reconhecido internacionalmente – bem como oficinas de música com DJs renomados, completam a programação sociocultural do megafestival.

Alunos da rede municipal participarão de diversas atividades. Foto: Divulgação – Itacoatiara Pro

Para o prefeito de Niterói, Axel Grael, o evento é mais um grande marco para a cidade de Niterói por sua natural vocação de sediar campeonatos e competições esportivas ao ar livre. “Sugeri aos organizadores que englobassem na agenda modalidades como o Mountain Bike Downhill e a Vela e também ações sociais e de conscientização ambiental. Eventos como este promovem a prática esportiva, reforçam as questões ambiental e cultural e ajudam a fomentar o setor de turismo e a economia do município”, destaca, Axel Grael.

Shows:Durante os fins de semana ao longo de junho, Niterói receberá também mais de 20 atrações musicais gratuitas, com presenças já confirmadas de grandes astros e bandas nacionais como Nando e Sebastião Reis, Oriente, Marcelo D2, Vitor Kley, Brothers of Brazil (Supla e João), André Frateschi (vocalista da Legião Urbana, com a super banda do Rock In Rio – Rock Street Band).

Além dos artistas nacionais, duas atrações internacionais com as bandas inglesas Curved Air e Renaissance (rock progressivo). Completam o megafestival, nomes de peso do Hip Hop, como Dj Machintal, DJ Tamy e o Dj Malrboro, além de artistas e grupos da cena musical da cidade.

A banda inglesa Renaissance é uma das atrações internacionais. Foto: Divulgação – Itacoatiara Pro

Confira clicando aqui a toda a programação esportiva, cultural e socioambiental do Itacoatiara Pro 2022.

O evento conta com o patrocinio: Grupo Petrópolis, Cerveja Petra, PredialNet, SGA Toyota e EcoPonte. O evento conta com o apoio de Prefeitura de Niterói , Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Meio Ambiente, Fundação Nacional de Arte (Funarte), Confederação Brasileira de Bodyboard (CBRASB), IBC World Bodyboarding Tour, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Puro Suco, Sulamerica Paradiso, Radio Mix, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro (FEVERJ), Instituto Skate Cuida, Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), Associação de Surf de Niterói (ASN), Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ), Arte em Circuito, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Clube de Canoa Oolinésia em Itaipu

Reportagem: Claudio da Matta – Itacoatiara Pro

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas