Itacoatiara Pro 2022 – Megafestival de atrações neste final de semana em Niterói.

Publicado por AdrenaNews 0

Oficinas de skate com Bob Burnquist, cinema ao ar livre, passeios de balão, além de uma série de shows e apresentações artísticas fazem parte da agenda de atrações gratuitas deste fim de semana do Itacoatiara Pro 2022.

Bob Burnquist em ação. Foto: Divulgação

“O megafestival de esportes e música que agita a cidade de Niterói até o dia 26.  Traz Neste feriadão mais de uma dezena de shows, oficinas de DJ, skate, circo, e até passeio de balão na Praia de São Francisco dentro da programação do Itacoatiara Pro. E o que é melhor: tudo gratuito”. Ressalta Daniela Fromer, coordenadora geral do festival.

“Estamos na 10⁰ edição do Itacoatiara Pro, superando todas as expectativas de crescimento deste evento que virou o maior festival de esportes ao ar livre do Brasil. São ao todo sete modalidades esportivas e centenas de atletas envolvidos. Nesta semana ainda teremos as provas de Parapente. Na próxima, teremos as competições de Surfe entre os dias 21 e 22, e depois, nos dias 25 e 26, as provas de Vela e Skate, com um campeonato de melhor manobra organizado pelo lendário Bob Burnquist”. Ressalta Giuliano Lara, idealizador do festival Itacoatiara Pro, junto com o produtor executivo Bill Aquino e Daniela Fromer, coordenadora geral do evento.

As atrações acontecem nas praias da cidade e na Praça Rádio Amador, em São Francisco, onde vai ser instalado o Espaço Funarte, com pista de skate, telão e palco para os shows e apresentações. O skatista Bob Burnquist comandará no local oficinas de skate para crianças e adolescentes de sexta a domingo, a partir das 15h. Sábado e domingo haverá também oficina com o DJ Machintal. Artistas da Escola Nacional de Circo fazem apresentações e ainda promoverão oficinas no domingo.

Bob Burnquist em ação. Foto: Divulgação

Itacoatiara Pro Surf 2022:

Dentro da programação do megafestival será aberta, nesta sexta-feira (17/06), a janela do Itacoatiara Pro Surf, com mais de 24 atletas convidados – especialistas em ondas grandes – em busca da melhor manobra. Outras atrações esportivas e culturais também agitam a cidade a partir desta sexta-feira seguindo a programação do megafestival (confira tudo abaixo).

SNI em ação. Foto: Divulgação

Itacoatiara Pro Skate:

“O Itacoatiara Pro Skate vem com formato inovador, preconizando a melhor manobra, misturando muita arte e cultura com o esporte”  adianta Bob, que performará oficinas do esporte nos dias 17, 18 e 19, a partir das 15h, na Praça Rádio Amador, divisa entre as praias de São Francisco e Charitas. As provas de skate vem sob a curadoria do multicampeão Bob Burnquist, recordista de medalhas dos X-Games e atual campeão da Megarampa.

Bob Burnquist em ação. Foto: Divulgação

Parapente e Vela completam calendário esportivo do Itacoatiara Pro:

Uma série de outras provas e campeonatos acontecem ainda ao longo do mês em diversos pontos de Niterói, nas modalidades Parapente (17 e 18) e Vela (25 e 26)

Parapente em ação. Foto: Divulgação

Chileno conquista título do Itacoatiara Pro IBC World Contest etapa do Circuito Mundial de Bodyboard

O chileno Alan Munoz conquistou o título do Itacoatiara Pro IBC World Contest que terminou nesta quarta-feira (15/06), em Niterói (RJ), depois de vencer nas semifinais o brasileiro Sérgio Machado e nas finais o sul africano Tristan Roberts. O evento fez parte do Itacoatiara Pro 2022, megafestival de esportes e música que movimenta a cidade de Niterói até o dia 26.

Alan Muñoz em ação. Foto: Divulgação

“Muito feliz em vencer esta etapa do mundial aqui em Itacoatiara, uma das praias mais bonitas e com as melhores ondas do circuito. Agradeço muito a minha família e amigos que sempre me incentivaram” . Destacou o atleta profissional chileno, TOP 3 do ranking mundial.

Pódio com os finalistas. Foto: Divulgação

“Decidi fazer a inscrição somente no último dia e foi um super presente poder chegar até as finais. Agradeço a minha família, em especial a minha companheira por me ajudar a chegar até aqui. Estou muito feliz pois vou ser pai e foi uma benção participar desse grande evento”. Ressaltou Sérgio Machado, atleta de 31 anos, logo após o término da bateria na tarde desta quarta-feira.

Bodyboarder em ação. Foto: Divulgação

A etapa do mundial reuniu dezenas de atletas de diversas nacionalidades, sendo parte integrante do Itacoatiara Pro 2022 – considerado o maior festival de esportes ao ar livre do Brasil, que vem sendo realizado de 1⁰ a 26 de junho na cidade de Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com a vitória nesta etapa do mundial o chileno Alan Muñoz manteve a posição de TOP 3 do Circuito Mundial de Bodyboard. A próxima etapa do campeonato internacional acontece no Havaí, no próximo mês de julho, seguidas de etapas no México, Austrália, Nova Zelândia, Africa do Sul, Portugal e França.

“Eventos como este, além de colocar nosso país e nossa cidade em posição de destaque promovem a prática esportiva, reforçam as questões ambiental e cultural e ajudam a fomentar o setor de turismo e a economia” –, destaca Axel Grael, prefeito de Niterói.

Resultados Finais Itacoatiara Pro – Mundial de Bodyboard – IBC World Contest 2022

Campeão: Alan Munoz (Chile)

Vice Campeão: Tristan Roberts (Africa do Sul)

3⁰ lugar: Sérgio Machado (Brasil) e Tanner Macdaniel (Havaí)

Semifinais:

Tanner Macdaniel (Havaí) x Tristan Roberts (Africa do Sul)

Sérgio Machado (Brasil) x Alan Munoz (Chile)

Final:

Alan Munoz (Chile) x Tristan Roberts (Africa do Sul)

Programação Musical e Cultural:

Na cena musical, destaque para as apresentações da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, Orquestra da Fundec e Orquestra da Grota e os shows de Andre Frateschi, Instinto Coletivo, Chacal do Sax, DJ Tamy, DJ Lary, DJ Machintal. Bandas da cidade como Bicho Solto, Skafun e Engenho Roots, completam a agenda de atrações do megafestival neste fim de semana.

Niterói vai receber apresentações de três orquestras maravilhosas com o apoio da Funarte, da secretaria estadual de Cultura e da organização do festival. A orquestra juvenil Chiquinha Gonzaga é formada toda por mulheres e se apresenta nesta sexta-feira. Já a banda sinfônica da Fundec é composta por jovens da rede pública de ensino de Duque de Caxias e se apresentará no sábado. E a Orquestra da Grota, que é da própria cidade de Niterói, finaliza os concertos no domingo. Serão apresentações magistrais, um programa imperdível – ressalta o professor e maestro Marcelo Jardim, vice-diretor da escola de Música da UFRJ.

Confira as principais atrações gratuitas do Itacoatiara Pro 2022, no feriadão de 17 a 19/06:

DIA 17/06 (Praça do Rádio Amador):

13h – Passeio de Balão
14h – Apresentação Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga
15h/18h – Oficina com Bob Burnquist / Instituto Skate Cuida
16h – Apresentação Chacal do Sax
17h – Show Lary
18h – Cinema ao Ar Livre
19h – Show DJ Tamy
21h – Show Instinto Coletivo (Toca o Rappa)

DIA 18/06 (Praça do Rádio Amador):

14h – Vôo de balão SGA Toyota
14h – Orquestra da Fundec
15h/18h – Oficina com Bob Burnquist / Instituto Skate Cuida
15h/16h – Oficina de DJ
16h – Show DJ Machintal
18h – Show Engenho Roots
19h – Cinema ao Ar Livre
21h – Show Andre Frateschi (sucessos nacionais)

DIA 19/06 (Praça do Rádio Amador):

14h – Apresentação Orquestra da Grota
14h – Oficina de Circo
15h/18h – Oficina com Bob Burnquist / Instituto Skate Cuida
15h/16h – Apresentação Circense
16h – Oficina Circense
17h – Show Bicho Solto
18h – Cinema ao Ar Livre
18h25 – Show Skafun
20h – Show Andre Frateschi (sucessos internacionais)

Toda a programação esportiva, cultural e socioambiental do Itacoatiara Pro 2022. no site
itacoatiarapro.com.br e também nas redes sociais (@itacoatiarapro) do evento.

O evento conta com o patrocínio: Grupo Petrópolis, Cerveja Petra, PredialNet, SGA Toyota e EcoPonte. O evento conta com o apoio de Prefeitura de Niterói, Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Meio Ambiente, Fundação Nacional de Arte (Funarte), Confederação Brasileira de Bodyboard (CBRASB), IBC World Bodyboarding Tour, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Puro Suco, Sulamerica Paradiso, Rádio Mix, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro (FEVERJ), Instituto Skate Cuida, Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), Associação de Surf de Niterói (ASN), Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ), Arte em Circuito, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Clube de Canoa Polinésia em Itaipu.

Reportagem: Claudio da Matta – Itacoatiara Pro

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas