mag72

Guarita Eco Festival de Surf 2020 – Primeira etapa do Circuito Estadual Gaúcho.

Publicado por AdrenaNews 95 views0

O surfista Iuri Silva sagrou-se campeão da categoria Open, a mais difícil, do Guarita Eco Festival de Surf, realizado neste final de semana (11 e 12/01) na praia da Guarita, em Torres (RS).

Iuri Silva em ação. Foto: Torrica Photosurf Club

Ao todo foram 101 atletas divididos em oito categorias em buscaram os pontos para o ranking da Liga Rio-Grandense de Surf, nessa que foi a primeira etapa do circuito estadual e do circuito de Verão. A bateria final da categoria Open foi emocionante. O segundo colocado, Gustavo Borges somou ao todo 12,85 pontos sem suas duas melhores ondas surfadas na bateria. O terceiro colocado foi Emerson Peres com 9,55 pontos, seguido por José Luiz Mello com 5,75. Para ser o grande campeão Iuri Silva, surfista criado na praia da Guarita e Salva-vidas civil na praia da Guarita, somou ao todo 13,65 e mostrou quem manda nas ondas do “pico”.

Na categoria Júnior o vencedor foi Micael Dimitry com 11,25 pontos, seguido por Kaique Garcia (10,90), Quesllon Elz (7,40), e Gabriel Castro (5,75).

Micael Dimitry em ação. Foto: Torrica Photosurf Club

Entre os atletas Mirins o destaque foi Kaique Gracia com 7,25 pontos. O segundo colocado foi Micael Dimitry (7,00), o terceiro foi Victor Midon (6,90) e Victor Cabral (3,45).

Kaike Garcia em ação. Foto: Torrica Photosurf Club

O atleta Gabriel Behn conquistou o primeiro lugar na categoria Iniciantes com 8,85 pontos. O seguindo colocado foi Victor Midon (5,15), seguido por Nicollas Caetano (4,50) e Luigi Wengrover (4,15).

Gabriel Behml em ação. Foto: Torrica Photosurf Club

Os atletas mais “experientes” disputam a categoria Máster, e o grande campeão foi Maurício Nunes com 15 pontos. O segundo colocado foi Emerson Peres (11,10), o terceiro foi Laurence de Rose (6,50) que retornou as competições após anos afastado, enquanto o quarto lugar ficou nas mãos de Nezilmo Pereira (5,40).

Maurício Nunes em ação. Foto: Torrica Photosurf Club

A categoria Local/Interna foi uma homenagem ao surfista Uilson Brocca In Memorian. O campeão foi Jonathan Peres com 9,65 pontos. O segundo foi João Pereira (8,65), o terceiro foi Diego Silva (6,30) e o quarto colocado foi Leonardo Ramos (6,00).

Jonathan Peres em ação. Foto: Torrica Photosurf Club

A grande campeã da categoria Feminina foi Yasmin Dias com 14,50 pontos. A segunda colocada foi Clarisse Gomes com 4,00 pontos e a terceira foi Sara Monteiro com 2,50 pontos.

Yasmin Dias em ação. Foto: Torrica Photosurf Club

Os surfistas da categoria Petiz não têm pontuação atribuída por participarem de uma bateria de apresentação com o objetivo de iniciar crianças no esporte. Os vencedores são Lorenzo Souza, Lucas Clezar, Pedro Sommer, Davi Ferreira, Antonio Dessimon, Arthur Ramon e Lucca Wengrover.

O Evento contou com a presença de um excelente público. Foto: Torrica Photosurf Club

A Prefeitura Municipal de Torres, em parceria com a Liga Rio-Grandense de Surf (LRS), realizou a primeira etapa do chamado Circuito de Verão, válida como primeira etapa do Gaúcho de Surf. O mais tradicional “pico” do Surf no Rio Grande do Sul, a praia da Guarita, foi o palco de muito surf e música. Sim, música. Durante a noite do sábado (11) a banda Aruêra, comemorando 20 anos de estrada, e os paulistas da banda Maneva, embalaram a comunidade de Torres e seus visitantes ao som do reggae music de maior destaque no cenário nacional no momento. Milhares de pessoas acompanharam a programação.

Os 101 atletas inscritos disputaram 49 baterias e surfaram ao todo 1040 ondas computadas em notas individuais. O Guarita Eco Festival de Surf trouxe novidades, além de reunir a elite do Surf Amador no Rio Grande do Sul convidou dois importantes parceiros para desenvolverem atividades junto ao evento, O Praia Limpa e o Pampa Barrels. O Projeto Praia Limpa realizou uma gincana de limpeza de beira de praia, enquanto o Pampa Barrels premiou o surfista que obteve a melhor nota (score) do evento, Maurício Nunes (15 pontos no somatório e 8,50 na nota de melhor onda).

Pódio Categoria Petiz. Foto: Torrica Photosurf Club

Pódio Categoria Local. Foto: Torrica Photosurf Club

Pódio Categoria Iniciantes. Foto: Torrica Photosurf Club

Pódio Categoria Júnior. Foto: Torrica Photosurf Club

Pódio Categoria Máster. Foto: Torrica Photosurf Club

Pódio Categoria Open. Foto: Torrica Photosurf Club

Pódio Categoria Feminina. Foto: Torrica Photosurf Club

Conforto para os participantes: A ULBRA, através de seus cursos da área da Saúde, trouxe o conforto da massagem e atendimento de fisioterapia para os participantes e o público na beira de praia. A Universidade tem como tradição apoiar as competições de surf em Torres e outras praias do Rio Grande do Sul.

O Circuito de Verão tem a previsão de cinco etapas em Torres, e após realizadas todas as competições os campeões do circuito serão reconhecidos e premiados em uma grande festa. Os pontos dos eventos também contarão para o circuito Gaúcho de Surf.

O Guarita Eco Festival de Surf contou como patrocinadores a TrenchTown Surfboards; Planeta Surf; De Lucca Surf Skate Shop; Ivo Rizzo Construtora e Incorporadora. Os apoios foram da Specialle Pizzaria; CeluService; ULBRA; Surfeeling Surf Style Skateboards; Yázigi; Infinity Imobiliária; Licenciar Consultoria Ambiental; Tony Ferraz Surfboards; Projeto Praia Limpa; Oyo Portal Hotel; Da Rocha Laboratórios; Al Capone Cervejaria Local; e Restaurante Girardi. Contou ainda com a colaboração da Associação dos Surfistas de Torres (AST) e da FGSurf. A cobertura oficial foi dos sites Surfguru e Waves. A Supervisão Técnica foi realizada pela AGA. A realização é uma parceria da Prefeitura Municipal de Torres e Liga Rio-Grandense de Surf (LRS).

Reportagem: Gabriel de Mello – LRS

Edição: Edson Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72