Governo Federal reduz alíquota de importação de skates – Assembleia Geral aprova prestação de contas da CBSk

Publicado por AdrenaNews 164 views0

Governo Federal reduz alíquota de importação de skates de uso profissional de 20% para 2%. Assembleia Geral Ordinária aprova prestação de contas de 2020 da CBSk.

Imagem ilustrativa – Afonso Franco Tecidos

A lista de deliberações da 5ª Reunião Extraordinária de 2021 do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex), divulgada nesta terça-feira (20), traz a aprovação de uma Minuta de Resolução que terá impacto direto nos profissionais de skate. A novidade é a criação de destaque tarifário para skates de uso profissional, que passarão a ter uma alíquota de imposto de importação de 2%, e não mais de 20%. A conquista para o skate nacional é fruto de pedido realizado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) à Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, em janeiro de 2021.

Pamela Rosa em ação. Foto: Pedro Ramos/Min. Cidadania

“Agora, a gente vai conseguir receber materiais importados no Brasil a um preço justo, de mercado. O Brasil já é produtor de materiais de qualidade, e essa facilidade também potencializa o mercado interno de alguma maneira porque deve aprimorar e tornar a produção nacional mais competitiva. É uma vitória muito grande do skate nacional”, destaca Eduardo Musa, presidente da CBSk.

“Eu acho que foi uma grande conquista. Ando de skate há 36 anos e a gente nunca teve benefício por ser profissional em relação a equipamentos ou acessórios”, afirma Sandro Dias, o Mineirinho, dono de sete medalhas nos X Games (três ouros, duas pratas e dois bronzes) e diretor de Esportes da CBSk.

Sandro Dias em ação. Foto: Garth Milan – Red Bull

“Temos bons materiais no Brasil, mas os importados sempre foram um pouco superiores, sem desmerecer os que existem hoje no nosso país, que são muito bons. Sempre foi difícil ter acesso a equipamentos importados pela questão do imposto. Eu mesmo já levei equipamentos e parei por conta disso. Com essa redução as coisas vão ficar mais fáceis para o skate brasileiro. É um esporte que cresce rápido no nosso país. Para os profissionais, foi uma grande conquista. Estou feliz, porque sei que a decisão vai ajudar bastante o skate profissional brasileiro a continuar desempenhando em alto nível. Queria agradecer ao governo, que realmente enxergou essa necessidade para o nosso esporte e conseguiu nos ajudar. Confesso que achei que isso nunca fosse acontecer”, completa Sandro Dias, que hoje que vive em Temecula, na Califórnia (EUA).

Segundo Marcelo Magalhães, secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, a redução da alíquota de importação do skate pode representar o início de um processo que permita que novas minutas sejam aprovadas para que o mesmo ocorra com equipamentos de outras modalidades.

“Essa decisão beneficiará diretamente nossos atletas do skate, modalidade que é uma das esperanças de medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na verdade, ela trará benefícios a toda a cadeia desse esporte. O custo de importação desses equipamentos não é baixo e a alta do dólar dificulta ainda mais a importação. Os atletas do Brasil estão entre os melhores do mundo no skate, mas, para isso, precisam estar em condição de igualdade com adversários no que diz respeito ao equipamento. Esperamos que com a nova alíquota mais atletas possam ter acesso a equipamentos de primeiríssima linha e, assim, possam desenvolver ainda mais seus talentos para representar bem o Brasil nos grandes eventos mundiais”, comentou o secretário.

Assembleia Geral Ordinária aprova prestação de contas de 2020 da CBSk

A Assembleia Geral Ordinária aprovou, por videoconferência, a prestação de contas da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) referente ao ano de 2020. A aprovação aconteceu por 24 dos 27 votos que compuseram o colégio eleitoral – 22 aprovações, 2 aprovações com ressalva, 2 abstenções e 1 reprovação. Com início às 19h, a assembleia contou com a presença dos 15 representantes da Comissão de Atletas e das 14 entidades filiadas à CBSk – Santa Catarina participou como convidada, pois o novo presidente da entidade ainda não tomou posse e Minas Gerais não conseguiu apresentar, dentro do prazo estabelecido previamente (17h de 15 de abril), a procuração que daria a seu representante direito a voto e voz.

“Agradeço a confiança que foi depositada na diretoria da CBSk. Cada vez mais, temos buscado aprimorar os mecanismos de transparência da entidade e facilitar o acesso a todas essas informações, disponibilizando tudo de forma pública no site da CBSk e nos colocando à disposição para sanar dúvidas. Seguiremos trabalhando no sentido do cumprimento das nossas obrigações e para aperfeiçoar ainda mais esses processos”, destaca Eduardo Musa, presidente da CBSk.

Além da presença dos representantes das entidades filiadas e da Comissão de Atletas, a assembleia foi presidida por Eduardo Musa, teve o consultor de projetos Walter Russo Júnior cumprindo o papel de secretário e Vanessa Lopes como advogada. Durante a Assembleia Geral, foi realizada a leitura do edital de convocação, do parecer do Conselho Fiscal, que indicou a aprovação das contas, e do Relatório Anual da CBSk referente ao ano de 2020 (clique aqui para baixar).

Confira abaixo as 14 entidades filiadas e os 15 representantes da Comissão de Atletas:

Entidades filiadas:

Associação Capixaba de Skate (ACSK)
Associação de Skate da Zona Sul de São Paulo (ASZS)
Associação Feminina de Skate (AFSK)
Federação Catarinense de Skate (FCSKT)
Federação de Skate do Distrito Federal (FSKTDF)
Federação de Skate do Estado da Bahia (FESEB)
Federação de Skate do Paraná (FSP)
Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (FASERJ)
Federação Estadual de Skate do Ceará (FESK)
Federação Estadual de Skate de Minas Gerais (FESKT)
Federação Gaúcha de Skate (FGSKT)
Federação Paraense de Skate (FPSK)
Federação Paulista de Skate (FPS)
Federação Piauiense de Skateboard (FEPISK)

Representantes da Comissão de Atletas:

Alexandre Mendes de Andrade
Allan dos Santos Mesquita
Anna Beatriz Ferreira de Sá Sodré
Christie Aleixo Dias da Costa
Daniel Lara Veiga
Débora Cristina Mendes de Oliveira
Fernando Soares de Camargo Filho
Ian Albernaz Domingues Camilo Landi
José Carlos Caldeira Filho
Marina Isabella Veiga
Mário Jorge Hermani
Mauricio Santos Ribeiro
Melissa Brogni da Luz
Rogério Antigo
Rubens Cesar Zain Lutfi Ferreira Silva

Reportagem : Edson “Adrena” Andrade – Fontes: CBSk e Ministério da Cidadania

Edição: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72