Fico Surf Festival 2019 – Será neste final de semana na Praia Brava

Publicado por AdrenaNews 0

A Praia Brava de Itajaí(SC) se prepara para receber três dias de entretenimento, esportes, competição e arte reunidos num mesmo evento. O Fico Surf Festival 2019 trará de volta a atmosfera dos memoráveis festivais realizados pela lendária marca de surfwear que fizeram história nos anos 80 e 90. A história da Fico teve início em 1983 e sempre esteve ligada ao surf, realizando grandes competições e apoiando atletas. Uns dos momentos marcantes da empresa foram os emblemáticos Fico Surf Festival, campeonatos que são lembrados até hoje pela geração que viveu aquela época.

Presença feminina sempre presente nas edições em Salvador. Foto: Arquivo pessoal

O empresário Raphael Levy foi o responsável pela organização do Fico Surf Festival no final dos anos 80, e estará na edição 2019 do evento, que acontecerá nesse próximo final de semana, entre os dias 13 e 15 de setembro no litoral norte catarinense. Sem dúvida o Fico Surf Festival é um dos eventos que ficaram marcados na memória de uma geração e na história do surf nacional. Foram campeonatos que contribuíram para o surgimento de ídolos e o desenvolvimento do esporte no país, numa época em que o surf começava a se organizar no Brasil.

Raphael Levy em ação. Foto: Silvia Winik

A originalidade foi uma das características marcantes nos primeiros eventos produzidos pela Fico entre 1987 e 1989, unindo diferentes modalidades na mesma competição. Esse conceito de festival reuniu os melhores atletas do país nas categorias bodyboard, skate, surf profissional e amador na praia de Stella Maris, na Bahia. Passados 30 anos desde suas primeiras edições, o Fico Surf Festival voltou a cena em 2018 no Guarujá(SP), mantendo a essência do passado, mas com uma nova dinâmica adaptada para os dias atuais. “Voltamos a realizar o evento com o apoio do grupo Lunelli, resgatando a união do surf com a família, onde o resultado é o que menos importa no final”, revelou o empresário Raphael Levy, proprietário da marca e idealizador dos festivais nos anos 80.

Público sempre presente nas edições em Salvador. Foto: Arquivo pessoal

A história da Fico teve início em 1983 e sempre esteve ligada ao surf, realizando grandes competições e apoiando atletas. Uns dos momentos marcantes da empresa foram os emblemáticos Fico Surf Festival, campeonatos que são lembrados até hoje pela geração que viveu aquela época. A primeira edição aconteceu em 1987 na praia de Stella Maris (Bahia), ano em que foi realizado o primeiro Circuito Brasileiro de Surf da recém-fundada Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional). O vencedor foi o carioca Pedro Muller, que conquistaria novamente o título desse evento em 1989, com o paulista Tinguinha Lima subindo no lugar mais alto do pódio em 88.

Estar envolvido novamente em mais uma edição do festival é como viajar no tempo, e voltar a uma época dourada do surf brasileiro. “Muito mais que uma competição, é uma festa para se curtir e reencontrar amigos. Também uma maneira de homenagear os grandes empresários responsáveis pelo primeiro circuito brasileiro de surf”, declarou Levy. Uma homenagem mais que merecida a verdadeiros visionários do esporte no Brasil. Graças ao trabalho iniciado nos anos 80 por nomes como Sidão Tenucci (OP – in memoriam), José Fernando (Ligthing Bolt – in memoriam), José Roberto (Town & Coutry- in memoriam), Ermínio Nadin (Sundek), Alfio Lagnado (Hang Loose) e o próprio Raphael Levy (Fico), o Brasil hoje chegou ao patamar de potencia número 1 do surf mundial.

Raphael Levy junto Alfio Lagnado da Hang Loose, no Festival do ano passado. Foto: Silvia Winik

A edição 2019 do Fico Surf Festival será nesse próximo final de semana em frente ao Hyke, na praia Brava de Itajaí(SC), seguindo os ideais que marcaram a trajetória da empresa nessas últimas décadas. “Acima de tudo, o surf é um estilo de vida. Além das disputas, será um evento para se curtir música boa e pensarmos sobre a sustentabilidade do planeta, uma bandeira que sempre defendi”, comentou o proprietário da marca. Para Raphael Levy, o Fico Surf Festival 2019 será um sucesso em Santa Catarina, e ele já prospecta as próximas edições do festival em outros locais do país. “Serão três dias que estaremos envolvidos num clima de festa, música, arte e competição, tudo que a marca Fico sempre acreditou que seria possível, e que hoje é uma realidade”, concluiu o empresário.

Um festival para a família:

A organização está programando diversas atrações para o festival, com a exibição de filmes, test-drive de pranchas, mini-ramp de skate e espaço para recreação, além da competição. “Queremos realizar um evento especial, um festival para a família prestigiar e curtir e não apenas para os amantes do surf”, revelou Felipe Winck, analista de marketing da Fico.

Estrutura do Fico Surf Festival:

Duas tendas e uma arquibancada serão erguidas na praia Brava de Itajaí(SC), em frente do Hike Brava. O local receberá a exposição de fotos contando a história da Fico, com uma loja exclusiva vendendo artigos da marca e a camiseta oficial do evento, além de um mini-ramp. Uma novidade será o “silk attack”. O público poderá adquirir sua camiseta e personaliza-la na hora, com as gravuras disponíveis na loja. A programação terá a apresentação de bandas e DJs da região durante os três dias de festival.

Abertura do Fico Surf Festival 2019:

O evento terá início na sexta-feira, 13 de setembro, com o credenciamento dos atletas convidados a partir das 17 horas. No meio da tarde acontecerá uma coletiva de imprensa com Raphael Levy (Fico) e personalidades presentes no evento. A festa oficial de abertura do Fico Surf Festival 2019 começará na sequência, a partir das 18 horas.

Regras para a disputa por equipes:

Um dos destaques do Fico Surf Festival 2019 será a disputa por equipes (Tag Team) no surf, com 16 times formados por atletas convidados pela organização. As baterias serão no formato “Fast Heat”, com a duração de 45 minutos ou 10 ondas. Os competidores poderão surfar três ondas, com as duas melhores notas de cada surfista entrando para o somatório do time. Ao término de cada participação, os atletas deverão sair do mar em direção aos boxes de suas equipes e bater na mão do companheiro, que automaticamente irá para a disputa da bateria em curso.
Importante: um dos integrantes de cada time poderá dobrar a pontuação de sua melhor nota no somatório final. Ele deverá levantar os dois braços assim que surfar a melhor onda, e não poderá mudar sua escolha.

Formato das equipes:

Os times serão bem diversificados, o que dará mais emoção e chances iguais para todos na competição. Serão cinco atletas por equipe, divididos nas seguintes categorias: 1 Open, 1 Master, 1 Sub18, 1 Feminino e 1 Expression Session. A equipe campeã do Fico Surf Festival 2019 receberá de premiação pranchas estilizadas (uma para cada atleta), além de troféu e kits com roupas e acessórios da Fico. A vice-campeã receberá troféu e kits da marca, com as demais finalistas recebendo medalhas. Alguns nomes já confirmaram presença para o inédito evento da praia Brava: Saulo Lyra, Bilo, Caetano Vargas, Barbara Muller, Petterson Thomaz, Marina Werneck, Mickey Bernardoni, Alan Fendrich, Wallace Vasco e Guilherme Marques.

Confira o cronograma com as atrações do Fico Surf Festival 2019 na praia Brava de Itajaí:

* Sexta-feira, 13 de setembro:

– 13:00hs: Início das atividades na estrutura do Fico Surf Festival 2019;
– 15:00hs: Coletiva de imprensa com Levy Fico, criador da marca;
-17:00hs: Abertura do credenciamento dos atletas convidados para a disputa do Tag Team, com entrega dos kits;
– 18:00hs: Festa de abertura oficial do Fico Surf Festival 2019 com a DJ. Bárbara Muller;
– 19:30hs: Eu e Minha banda.

* Sábado, 14 de setembro:

– 8:00hs: Segunda fase das disputas por equipes do Fico Surf Festival;
– 16:30hs: DJ. Glazer;
-18:00hs: James Town;
-19:45hs: Shelter Dogs.

Domingo, 15 de setembro:

– 8:00hs: Abertura do último dia de disputas por equipes do Fico Surf Festival;
-15:30hs: Final por equipes do Fico Surf Festival;
– 16:30hs: DJ. Ale;
– 18:00hs: João Coyote + Os Tatuiras;
-20:00hs: Gunabera

Reportagem: João Lopes – PrimePress07

Edição: Edson Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72