Euro Cup of Surfing 2020 – Boas Ondas no Primeiro Dia em Ribeira d’Ilhas pelo MEO Portugal Cup of Surfing 2020 – Vejam o Vídeo

Publicado por AdrenaNews 97 views0

A Euro Cup of Surfing 2020 retornou nesta terça-feira com as baterias da primeira rodada do MEO Portugal Cup of Surfing 2020, nas boas ondas de três a quatro pés no famoso point break de Ribeira d’Ilhas em Ericeira.

Ribeira d’Ilhas em ação. Foto: Damien Poullenot – WSL

Um belo dia de competição desenrolou-se com atuações de destaque de alguns dos melhores surfistas do mundo, de volta a Portugal pela primeira vez neste ano. A competição terminou após o primeiro round masculino e feminino concluídos e a próxima chamada será feita na manhã desta quarta-feira em Portugal.

Jadson André em ação. Foto: Damien Poullenot – WSL

O surfista marroquino Ramzi Boukhiam, foi um dos destaques deste primeiro dia de disputa vencendo o brazuca, Jadson André e o Italiano, Leonardo Fioravanti. “Gosto muito de Portugal, venho aqui desde criança e tenho muitos bons amigos aqui”, afirmou Boukhiam. “Eu sempre treinei um pouco aqui, então estou feliz por encontrar algumas boas ondas nesta manhã e estou com ótimas pranchas, que funcionam muito bem nestas ondas.”

Ramzi Boukhiam em ação. Foto: Damien Poullenot – WSL

Após duas vitórias consecutivas no Brasil e na França, Ítalo Ferreira, continuou acumulando vitórias. No primeiro dia de competição em Portugal, o Vice-campeão mundial de juniores em 2014 nesta mesma praia, Ferreira teve hoje a chance de uma revanche contra o português, Vasco Ribeiro, que conquistou o título mundial de juniores daquele ano, vencendo-o na primeira rodada desta manhã.

Ítalo Ferreira em ação. Foto: Damien Poullenot – WSL

“Estou muito mais forte agora, era tão magro naquela época …”, brincou Ferreira sobre a batalha de 2014. “Foi uma bateria boa para a primeira rodada, tem muitos surfistas fortes neste evento. Estou muito feliz por estar de volta a Portugal, é um dos meus lugares favoritos no mundo, adoro a comida daqui e surfar nestas ondas.”

No feminino, a israelense Anat Lelior teve um desempenho sólido na bateria de abertura do dia, avançando em primeiro lugar, assegurando a sua vaga nas quartas de final. Outro destaque, ficou por conta da camisa amarela do Lider Board Jeep, a francesa Johanne Defay na segunda bateria. A Número 8º do Mundo, Defay, estava com dificuldades, mas faltando alguns minutos para o termino da bateria conseguiu uma virada radical surfando uma boa onda que lhe rendeu, um impressionante 8,27 virando a disputa e conquistando também sua vaga nas quartas de final.

Johanne Defay em ação. Foto: Damien Poullenot – WSL

“Foi um pouco complicado para mim esta manhã”, admitiu Defay. “Eu meio que estraguei tudo no início com a estratégia de prioridade, então sempre tive a terceira prioridade no momento da entrada das séries e nunca pude realmente escolher as ondas certas. Com apenas alguns minutos restantes, descobri que precisava tentar algo diferente, então remei e finalmente peguei aquela onda com uma boa formação.”

A ex-competidora do Tour, Pauline Ado foi outra que conquistou a sua vaga direta para as quartas. A também francesa conseguiu a melhor média totalizando um sólido 15,00 pontos com um ataque de front-side nas paredes limpas de Ribeira d’Ilhas.

Pauline Ado em ação. Foto: Damien Poullenot – WSL

“É muito divertido estar de volta aqui”, disse Ado. “Acho que o primeiro campeonato que competi aqui foi quando ainda era júnior e tinha 14 anos, então tenho ótimas lembranças desse lugar. Eu tentei me conter porque eu queria ir em todas as ondas, mas você tem que pensar estrategicamente e escolher suas ondas com cuidado. Minhas metas permanecem inalteradas, embora tenham sido adiadas por um ano. Quero voltar a Elite e tentar me classificar para as Olimpíadas, então estou ansiosa para a próxima temporada.”

Uma das surfistas provavelmente com menor experiência em Ericeira, é a israelense Anat Lelior, que não se intimidou nas longas direitas ao construir sua classificação na primeira bateria do dia. A surfista israelense admitiu surfar ondas abaixo da média nos intervalos das competições na praia próxima a sua casa e estava animada para competir em um local de alto desempenho como as ondas de Ribeira d’Ilhas.

Anat Lelior em ação. Foto: Damien Poullenot – WSL

“Cheguei hoje aqui e estava ainda escuro e quando as primeiras luzes apareceram as condições estavam lindas”, disse Lelior. “Eu não surfo um point break há muito tempo, então ser capaz de fazer isso em uma bateria com apenas três outras garotas estou me sentindo abençoada. Estes eventos são uma grande oportunidade para nós, que não competimos há muito tempo, é muito bom poder fazer o que amamos de novo, estou muito feliz por estar aqui em Portugal e surfar estas ondas divertidas.”

MEO PORTUGAL CUP OF SURFING MEN’S QUARTAS DE FINAL:

QF 1: Ramzi Boukhiam (MAR) vs. TBD
QF 2: Italo Ferreira (BRA) vs. TBD
QF 3: Maxime Huscenot (FRA) vs. TBD
QF 4: Aritz Aranburu (ESP) vs. TBD

MEO PORTUGAL CUP OF SURFING WOMEN’S QUARTAS DE FINAL:

QF 1: Anat Lelior (ISR) vs. TBD
QF 2: Johanne Defay (FRA) vs. TBD
QF 3: Pauline Ado (FRA) vs. TBD
QF 4: Teresa Bonvalot (PRT) vs. TBD

MEO PORTUGAL CUP OF SURFING MEN’S RD2 HEATS:

Heat 1: Jadson Andre (BRA) vs. Vasco Ribeiro (PRT)
Heat 2: Henrique Pyrrait (PRT) vs. Leonardo Fioravanti (ITA)
Heat 3: Kanoa Igarashi (JPN) vs. Gatien Delahaye (FRA)
Heat 4: Frederico Morais (PRT) vs. Afonso Antunes (PRT)

MEO PORTUGAL CUP OF SURFING WOMEN’S RD2 HEATS:

Heat 1: Rachel Presti (DEU) vs. Camila Cardoso (PRT)
Heat 2: Carolina Mendes (PRT) vs. Ariane Ochoa (EUK)
Heat 3: Yolanda Hopkins (PRT) vs. Francisca Veselko (PRT)
Heat 4: Nadia Erostarbe (EUK) vs. Mafalda Lopes (PRT)

MEO PORTUGAL CUP OF SURFING MEN’S RD1 RESULTADOS:

Heat 1: Ramzi Boukhiam (MAR) 14.84, Jadson Andre (BRA) 10.97, Leonardo Fioravanti (ITA) 10.33
Heat 2: Italo Ferreira (BRA) 14.67, Henrique Pyrrait (PRT) 10.67, Vasco Ribeiro (PRT) 9.23
Heat 3: Maxime Huscenot (FRA) 12.50, Kanoa Igarashi (JPN) 12.37, Afonso Antunes (PRT) 8.84
Heat 4: Aritz Aranburu (ESP) 12.47, Frederico Morais (PRT) 12.27, Gatien Delahaye (FRA) 8.73

MEO PORTUGAL CUP OF SURFING WOMEN’S RD1 RESULTADOS:

Heat 1: Anat Lelior (ISR) 13.24, Rachel Presti (DEU) 11.67, Ariane Ochoa (EUK) 6.27
Heat 2: Johanne Defay (FRA) 13.27, Carolina Mendes (PRT) 12.07, Camilla Cardoso (PRT) 5.67
Heat 3: Pauline Ado (FRA) 15.00, Yolanda Hopkins (PRT) 9.93, Mafalda Lopes (PRT) 9.07
Heat 4: Teresa Bonvalot (PRT) 11.46, Nadia Erostarbe (EUK) 10.77, Francisca Veselko (PRT) 7.44

ASSISTAM O VÍDEO NO PLAYER ABAIXO:

Assista Ao Vivo EM PORTUGUÊS MEO Portugal Cup of Surfing:

A próxima chamada será por volta de 7h30 da manhã em Ribeira d’Ilhas. Este evento está sendo transmitido AO VIVO no worldsurfleague.com, no aplicativo WSL e na Fuel TV.

O MEO Portugal Cup of Surfing 2020 tem o apoio de: MEO, Tourism of Portugal, Portuguese Waves, Jeep, EDP, Hertz, Buondi, Oceano Azul Foundation, com Fuel TV como a emissora oficial da Fuel TV.

SOBRE A WSL – A World Surf League (WSL), criada em 1976, é a principal plataforma do surf e dos surfistas no mundo inteiro. A WSL está dedicada a mudar o mundo através do poder inspirador do surf, criando eventos, experiências e narrativas autênticas para inspirar a comunidade global a viver um lifestyle com dedicação, originalidade e entusiasmo. A World Surf League é uma organização global e sua sede principal é em Santa Monica, Estados Unidos, com escritórios regionais para a América do Norte, América Latina, Europa, África, Ásia, Australasia e Hawaii. A WSL tem uma profunda apreciação pela rica herança do surf, promovendo progressão, inovação e performance nos níveis mais altos do esporte. A WSL é composta por Circuitos e Eventos, celebrando os melhores surfistas do mundo em todas as modalidades, realizando anualmente mais de 180 campeonatos globais para coroar os campeões mundiais em todas as divisões; pela WSL WaveCO, onde a inovação encontra experiências inéditas; e pela WSL Studios, que oferece as melhores narrativas através das competições, lifestyle e conservação.

Para obter mais informações, visite: worldsurfleague.com

Os  Eventos fazem parte da WSL Countdown 2020, uma série de torneios regionais de pré-temporada nos EUA, Brasil, Austrália, França e Portugal, que trazem toda ação do surfe competitivo aos fãs do esporte durante o atual período restrito de viagens internacionais. Depois do Brasil, o WSL Countdown, continua na Austrália e na Europa em Portugal e em Outubro nos Estados Unidos.

Mais informações sobre eventos regionais – incluindo o CS, QS, Big Wave, Longboard, Pro Junior – serão disponibilizadas nas páginas de eventos regionais no WorldSurfLeague.com.

Para mais informações, visite o worldsurfleague.com/2021

Reportagem: Nicolas Leroy – WSL Europa

Edição: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72