Elétron Energy apresenta: Oi Hang Loose Pro Contest 2020 – Ações Sociais na Ilha de Fernando de Noronha.

Publicado por AdrenaNews 127 views0

A passagem do Mundial de Surf pela Ilha de Fernando de Noronha também gerou uma importante ação social com os alunos da única escola de Ensino Médio local.

Como ocorreu em 2019, o empresário Álfio Lagnado, diretor da Hang Loose e criador do evento, reuniu algumas estrelas do Elétron Energy apresenta Oi Hang Loose Pro Contest, no final da tarde desta quinta-feira (13) para interagirem e contarem suas experiências com os estudantes da Escola Arquipélago.

A competição está sendo realizada na Praia da Cacimba do Padre e os organizadores aproveitaram a folga nas disputas para esse encontro, que contou com o diretor de prova, Fábio Gouveia, sem dúvida um dos grandes ídolos do esporte no Brasil, seu filho Ian Gouveia, que já representou Pernambuco no Champioship Tour; Bernardo Pigmeu, também representante pernambucano; e Jessé Mendes, outro atleta que integrou a elite mundial.

Com a quadra da escola cheia, houve apresentação de música, dos jovens da Patrulha Ecomirim e a interação entre os atletas e alunos. Álfio fez questão de lembrar de ex-alunos da escola que hoje se destacam no evento, para ilustrar como essa interação é importante, chamando Marlos Amarante, hoje presidente da Associação de Surf de Fernando de Noronha, e Thor, que tem síndrome de Down e trabalha como beach marshall, o responsável por entregar as lycras de competição aos atletas.

“O Marlos quando tinha a idade de vocês ou menos ficava brincando na praia quando começamos a fazer o evento em 2000, foi se envolvendo com a organização, com o surf, hoje é o presidente da ASFN e ajuda muito a colocar esse evento de pé. Nós sempre chamamos pessoas da ilha para aprender, evoluir e no ano passado, a Associação indicou o Thor, que por conta dele incluiu no trabalho um beijo e um abraço nos atletas e foi eleito o melhor funcionário do campeonato, não atrasando um minuto”, lembrou.

Álfio destacou a importância da participação dos jovens nos esportes e agradeceu o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio, o secretário executivo de Esportes, Diego Pérez, a Administração da Ilha, com Guilherme Rocha, e os patrocinadores Oi e Elétron Energy. “Sem eles o evento não aconteceria”, destacou.

“É muito legal ver essa garotada feliz, ver os ídolos deles, pessoas simples que cresceram e ganharam a vida com o surf. Muito bom essa referência para os jovens. Essa ação faz parte do evento e é importante”, reforçou Álfio, também citando a Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo de Pernambuco. “Nos ajudou muito a colocar o evento em pé”, falou.

Para completar a festa foram sorteados cinco kits do evento e duas pranchas, uma de Ian Gouveia, e outra de Fábio Gouveia entre os alunos da escola. “O esporte é isso. Essa integração e exemplos do passado e do presente, que trilham um caminho de esperança para um futuro diferenciado. O esporte aproxima, inspira, anima e dá esperança para tantas crianças e jovens que querem um futuro melhor. E o esporte também ensina cidadania”, completou o secretário Diego Pérez.

O encontro, também contou com a presença do empresário Álfio Lagnado, criador do evento ainda em 1986, do secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio, e do secretário executivo de Esportes, Diego Pérez, será sorteada uma prancha de surf entre os alunos.

Pelo segundo ano seguido, o Mundial de Surf é realizado na Ilha através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo de Pernambuco, que viabilizou os patrocínios da Oi e da Elétron Energy, fundamentais para viabilizar toda a complexa estrutura montada na ilha para o evento.

Esta é a 15ª vez que a etapa do Mundial de Surf é realizada na Ilha. Foram 13 edições de 2000 a 2012 e o retorno ano passado. “Há sete anos Pernambuco não recebia o Hang Loose. No ano passado voltamos a ter esse importante evento do Mundial de Surf através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte”, fala Diego Pérez.

“Pernambuco tem um grande passado no surf, um grande presente e com competições como essa, acaba tendo um estímulo enorme a um grande futuro. Traz muitos benefícios ao esporte e ao turismo”, reforça o secretário executivo de Esportes.

Para o administrador da Ilha, Guilherme Rocha, a realização do evento reforça a importância do arquipélago para a prática do surf. “Noronha entrou definitivamente para o calendário oficial do surf mundial desde o ano passado, quando conseguimos trazer novamente a competição para a ilha. O evento traz outros tipos de público para a ilha e movimenta a economia local, sem contar que é uma ótima vitrine para os atletas noronhenses”, diz Guilherme.

Fotos:

MEIO AMBIENTE – Vale destacar que além do esporte, a ilha de Fernando de Noronha tem total atenção à defesa do meio ambiente. Na ilha é proibida a entrada, o uso e a comercialização de garrafas plásticas de bebidas abaixo de 500 ml. Também não são permitidos canudos, talheres, pratos, copos e sacolas plásticas descartáveis, além de marmitas de isopor, plástico e similares descartáveis.

Outra ação importante é a coleta seletiva de resíduos, iniciada em agosto do ano passado. “Aqui no evento, buscamos contribuir com o Programa Noronha Plástico Zero, evitando resíduos e contribuindo com a disseminação do decreto, que é de grande importância para o combate aos plásticos nos oceanos e praias”, afirma Álfio Lagnado.

O Elétron Energy apresenta Oi Hang Loose Pro Contest é uma realização da World Surf League (WSL) com patrocínios da Oi e Elétron Energy, através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo de Pernambuco, tendo como proponente o Instituto Incentiva, e da Hang Loose.

Reportagem: Fabio Maradei – FMA

Edição: Edson Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72