Curso e Reciclagem CBSk Loterias CAIXA de Arbitragem – Os Cursos alcançaram representantes das 5 regiões do Brasil

Publicado por AdrenaNews 0

A Confederação Brasileira de Skate e a direção da Loterias CAIXA, celebraram o sucesso dos cursos promovidos em São Paulo e Brasília, que alcançaram representantes das 5 regiões do Brasil.

Curso e Reciclagem CBSk Loterias CAIXA de Arbitragem. Foto: Divulgação

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) promoveu, em Brasília (DF), nos dias  02 e 03 de Abril, promoveu a segunda e a última parte do Curso e Reciclagem CBSk Loterias CAIXA de Arbitragem. Realizada de forma presencial, a segunda etapa do curso contou com simulações e exercícios práticos de arbitragem (como uso de tablet, sistema de notas online etc) voltados aos profissionais que ainda não integram o quadro de árbitros da CBSk.

Curso e Reciclagem CBSk Loterias CAIXA de Arbitragem. Foto: Divulgação

O evento contou com um total de 18 participantes que representaram os estados do Amapá, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pará e Piauí. Os trabalhos foram realizados no Núcleo Bandeirante – sábado no auditório do Hotel Laguna Plaza e domingo na pista de skate.

Curso e Reciclagem CBSk Loterias CAIXA de Arbitragem. Foto: Divulgação

“Fechamos mais um capítulo importante dentre tantos que temos construído graças ao apoio da CAIXA. O curso presencial alcançou representantes das 5 regiões brasileiras. Sinal de que nossa estratégia de realizar a segunda fase com uma turma em São Paulo e outra em Brasília deu certo. Conseguimos facilitar o acesso ao curso para profissionais de 11 estados, além do Distrito Federal. Seguimos ainda mais motivados com a intenção de repetir o curso anualmente”, destaca Eduardo Musa, presidente da CBSk.

Curso e Reciclagem CBSk Loterias CAIXA de Arbitragem. Foto: Divulgação

“Nós ficamos maravilhados com a troca de experiências, com a qualidade técnica das informações prestadas pelo corpo de técnicos da CBSk, pelo formato idealizado, porque oportunizou muitas pessoas terem contato com o conhecimento teórico antes mesmo de ir para a prática”, destaca Carla Mata, do Piauí. “Ficamos muito satisfeitos com tudo que a gente viu lá, o que a gente apreendeu. Um evento bem organizado e que a gente pôde estar em confraternização com irmãos do Norte, da região Nordeste e também do Centro-Oeste. Só temos mesmo a agradecer e dizer que nos próximos eventos a Federação Piauiense de Skateboard estará mandando a equipe que ainda precisa de qualificação, mas que de já vamos estar replicando o conteúdo apreendido nesses dias”, completa Carla Mata.

Curso e Reciclagem CBSk Loterias CAIXA de Arbitragem. Foto: Divulgação

“Foi muito irado participar do Curso de Arbitragem CBSk 2022. Tive a oportunidade de aprender muito a respeito do universo do skate e parte do skate brasileiro. Foi uma boa troca de experiência entre skatistas de diversas regiões do Brasil. Entender um pouco mais do que acontece, a importância de cada função da parte de organização, arbitragem e desenvolvimento de eventos de skate, fazer novas amizades e andar de skate nas simulações de campeonatos com skatistas que me inspiram foi demais!”, comenta André Willian, skatista profissional do Distrito Federal.

No final de semana dos dias 26 e 27 de março, o CEU Butantã, em São Paulo (SP), já havia recebido a etapa prática com foco nos estados do Sul e Sudeste. Foram 22 participantes que representaram os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A etapa na capital paulista contou com 22 participantes que representaram os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Curso e Reciclagem CBSk Loterias CAIXA de Arbitragem. Foto: Divulgação

O evento na capital paulista foi prestigiado por Rodrigo Hideki Hori Takahashi, superintendente nacional das Loterias CAIXA, empresa que é patrocinadora oficial da CBSk.

“Somos muito gratos à CAIXA pelo apoio ao skate como um todo e por essa parceria que tem nos permitido dar passos estruturais tão importantes. Já havíamos realizado uma primeira fase online. E agora concluímos mais uma etapa desse processo de capacitação. Dessa vez, com foco em profissionais que passarão a integrar o quadro de árbitros da CBSk. É uma satisfação imensa saber que estamos ampliando a rede de profissionais que atuam nas áreas técnicas dos eventos. Nossa intenção é manter a realização do curso com uma frequência anual, para que toda essa rede de profissionais se mantenha atualizada com os parâmetros da World Skate”, afirma Eduardo Musa, presidente da CBSk.

“No meu caso, que fui com o interesse de julgamento, aprendi muito como se portar em um evento para que você seja mais imparcial e que você saiba usar o seu conhecimento para fazer o julgamento mais justo. Hoje em dia, como as premiações estão maiores e está tendo mais essa possibilidade de viver de skate, é uma coisa muito importante que você está fazendo ali. E também para ter direitos e deveres dentro dessa competição como juiz”, destaca o skatista profissional Tiago Picomano, de Minas Gerais. “Foi bem dinâmico, bem didático, tornando o evento uma confraternização. Juntou uma galera para somar, para trocar ideias e informações para que todo mundo enriqueça no conteúdo skateboard”, completa o skatista que participou do treinamento no último final de semana.

“No último final de semana, pude ser enriquecida pelo conhecimento e dedicação dos skatistas reais, que apesar de tantas dificuldades, permaneceram. Sendo mulher e vivendo o skate há mais de 15 anos, me sinto honrada por esse momento, que sela e abre portas ao que tantas e tantos de nós ajudaram a construir. Tudo o que foi compartilhado no Curso e Reciclagem CBSk e Loterias CAIXA de Arbitragem trouxe ainda mais certeza de que o futuro dos skatistas será cada vez mais brilhante, pois esse é nosso compromisso como Árbitros, Locutores, Diretores de Prova, Head Judges, Coordenadores de Notas… Mas acima de tudo, pessoas que andam, amam, vivem e entendem o skate genuinamente!”, afirma a skatista profissional Marina Veiga, do Paraná, que acompanhou a etapa presencial do curso em São Paulo.

Na primeira fase (05 e 06/03), o curso foi ministrado de maneira online, com um total de 14 palestras. As temáticas das aulas abrangeram formatos de disputa das mais variadas modalidades do skate (Bowl, Downhill Slide, Downhill Speed, Freestyle, Park, Slalom, Street e Vertical), técnicas de computação de notas, de direção de prova, de julgamento, de locução e utilização de sistema de notas online com tablets, além de aspectos sobre a relação contratual entre árbitros e promotoras, Direito Previdenciário, história dos campeonatos de skate no Brasil, ética e o comportamento profissional. Ao longo do sábado (05) e do domingo (06), as aulas online foram acompanhadas por cerca de 100 profissionais que já vêm atuando nos eventos homologados pela Confederação ou que irão atuar em 2022.

Curso e Reciclagem CBSk Loterias CAIXA de Arbitragem. Foto: Divulgação

“É um orgulho imenso saber que o patrocínio das Loterias CAIXA esteja nos proporcionando dar mais esse passo no sentido da estruturação e profissionalização cada vez maior do skate nacional. A capacitação das pessoas que trabalham na área técnica dos campeonatos é um ponto fundamental. Temos promovido uma série de eventos ao redor do Brasil e é muito importante que as equipes técnicas estejam em sintonia e atualizadas sobre os processos de trabalho da Confederação, que têm como parâmetro as diretrizes da World Skate e a experiência acumulada ao longo desses mais de 20 anos da entidade. Muitos dos profissionais que acompanharam o curso já têm uma parceria de longa data com a CBSk, são altamente capacitados e enriqueceram ainda mais as aulas com essa troca de conhecimento”, destaca Eduardo Musa, presidente da CBSk.

Oferecido de forma gratuita, o curso teve conteúdo direcionado a profissionais que atuam como auxiliares de notas, coordenadores de notas, juízes, head judges, cronometristas, locutores, diretores de treino, diretores de largada, diretores de prova e delegados técnicos. A avaliação do curso envolveu questionário, portfólio, vídeo parte e treinamento através de simulação de competições.

As Loterias CAIXA e o Governo Federal são os patrocinadores oficiais dos cursos oferecidos pela Confederação Brasileira de Skate.

Sobre a Confederação Brasileira de Skate:

Nascida em 6 março de 1999, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) é a responsável pela regulamentação e desenvolvimento do skate no Brasil. A gestão da entidade está por trás do crescimento e do fortalecimento de uma modalidade que movimenta mais de R$ 1 bilhão anualmente no Brasil e que conta com mais de 8,5 milhões de praticantes no país. No alto rendimento, o skate tem se mostrado um dos mais vitoriosos esportes do Brasil, com três medalhas conquistas nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Reportagem: Rafael Miramoto – CBSk

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas