Circuito Surf Talentos Oceano – Definidos os 09 campeões da temporada 2021.

Publicado por AdrenaNews 0

A terceira etapa do Mini Kalzone e Silverbay apresenta Circuito Surf Talentos Oceano aconteceu neste último final de semana em Balneário Camboriú(SC), e definiu os campeões das nove categorias em disputa da temporada 2021.

Anuar Chiah em ação. Foto: Marcio David Photo

Após começar na praia do Campeche (Florianópolis), e descer até o litoral sul nos Molhes da Barra (Laguna), a última etapa do Mini Kalzone e Silverbay apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2021 foi decidido nesse final de semana (11 e 12 de dezembro) em Balneário Camboriú(SC). A competição teve status Prime, e valeu importantes 10.000 pontos para os rankings FECASURF Amador e Surf Talentos Oceano.

Foi o primeiro evento oficial que a praia Central da badalada cidade do litoral norte catarinense sediou, após a conclusão do projeto de alargamento das areias realizadas neste ano. As ondas estavam pequenas e rápidas durante a prova, com uma nova formação que aos poucos está se ajustando a atual bancada.

A nova bancada de areia da praia Central de Balneário Camboriú funcionando, após o alargamento de sua faixa de areia. Foto: Marcio David Photo

“A nova praia Central ficou alucinante. Esperamos em breve trazer outros eventos de alto nível como esse. Obrigado ao Prefeito Fabrício pela nova praia e para a Swell Eventos e Fecasurf pelo campeonato” declarou Didi Olegário, árbitro da Federação Catarinense de Surf.

Finais de sábado(11/12):

Os títulos da etapa e do circuito começaram a ser decididos no sábado (11/12) com a definição de cinco categorias. A Feminino Sub-18 abriu as finais com a paranaense Gabriely Vasque(PR) vencendo a prova. Laura Raupp terminou na terceira colocação, que confirmou com mais um pódio, mais um título na temporada, que está sendo excelente para a surfista de Florianópolis.

Gabriely Vasque em ação. Foto: Marcio David Photo

A final da Sub-14 Feminino marcou a segunda vitória de Gabriely Vasque neste final de semana, que lhe valeu também o título do circuito 2021 da categoria. Na final Sub-16 Masculina o catarinense Ryan Martins venceu a etapa e ficou com o título do circuito, após derrotar os surfistas Yuri Barros(2º), Gabriel Ogasahara(3º) e Noah Machado(4º) numa bateria muito disputada entre os quatro.

Ryan Martins em ação. Foto: Marcio David Photo

A segunda vitória de Ryan no evento aconteceu na Sub-14 Masculino. O garoto do Santinho(Fpólis) dominou as ações do início ao fim da bateria, colocando seus oponentes praticamente em uma combinação de notas. Com esse resultado Ryan Martins sagrou-se campeão 2021 do Circuito Surf Talentos na categoria Masculino Sub-14.

A Sub-18 Masculino premiou o excelente surfista Lucas Haag com a primeira colocação dessa etapa, mostrando que o local da praia do Matadeiro(Fpólis) vem motivado para 2022. Mesmo não chegando a final, Luiz Mendes finalizou o circuito Surf Talentos Oceano 2021 como o número 1 da categoria Masculino Sub-18.

Lucas Haag em ação. Foto: Marcio David Photo

Finais de Domingo(12/12):

Os títulos das categorias de base foram realizados nesse domingo de praia lotada e muito sol em Balneário Camboriú(SC). A categoria Misto Sub-8 foi a grande novidade do circuito neste ano, e pela primeira vez conheceria o campeão de uma temporada do Surf Talentos Oceano. O carismático Henrique Cavilha venceu a etapa, mas quem escreveu seu nome na inédita galeria de campeões do circuito foi o surfista de Navegantes(SC) Gustavo Furtuoso.

Henrique Cavilha em ação. Foto: Marcio David Photo

Cauã Demski venceu novamente a Sub-10 Mista e confirmou o título que já estava encaminhado nas etapas anteriores, quando também venceu.

Cauã Demski em ação. Foto: Marcio David Photo

Entre as meninas da Feminino Sub-12 a vitória foi de Valentina Zanone, que pela primeira vez sentiu o gosto de vencer uma etapa do Surf Talentos Oceano. A campeã do circuito foi Luiza Rosa Teixeira, que chegou a final e terminou na quarta colocação.

Valentina Zanone em ação. Foto: Marcio David Photo

Na última bateria do circuito 2021, Anuar Chiah foi soberano na final da Masculino Sub-12 e venceu a etapa e o ranking da categoria, mostrando o porquê é considerado como uma das novas promessas do surf brasileiro.

Prêmio “Best Wave” do evento e premiações:

Na melhor performance da competição, Yuri Gabryel estabeleceu a maior nota do evento (9.15 pts), quando aplicou uma combinação de três manobras fortes numa esquerda, e conquistou o prêmio “Best Wave Surf Talentos Oceano – Etapa Balneário Camboriú”. O garoto local da praia do Campeche recebeu de prêmio um rack trabalhado em madeira para cinco pranchas produzido pela Longbrothers, uma das marcas apoiadoras do circuito.

Os campeões de todas as categoria ganharam uma prancha sob medida da LoneLines Surfboards, além de belos troféus e kits de premiações com roupas e acessórios da Oceano, além de outros brindes alucinantes das marcas e empresas que patrocinaram e apoiaram o circuito deste ano .

O “manager” da Swell Eventos Fred Leite estava satisfeito com o saldo positivo de mais uma temporada do circuito Surf Talentos Oceano finalizada com sucesso. “Só tenho a agradecer a todos que apoiaram cada etapa que realizamos neste ano, pois se não fosse eles, nada disso teria acontecido. O Surf Talentos hoje é uma realidade, e se tornou referência nas competições realizadas exclusivamente para as categorias de base. Ano que vem tem mais!” encerrou Fred.

O QUE FOI REALIZADO DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NO EVENTO:

Por Reinaldo Langer Jaeger

A organização do Circuito Surf Talentos Oceano 2021 desenvolveu o ‘Espaço da Consciência’ junto à estrutura do evento, que acolhe ações socioambientais e esportivas, com o objetivo de utilizar o evento como ferramenta de conscientização e educação socioambiental.

1- DE ONDE VEM A AREIA DA PRAIA E COMO ELA INTERFERE NO TIPO DE ONDA A SER SURFADA: A ‘Caruso Soluções Ambientais Inovadoras’ é a empresa responsável pela execução dos 21 programas de monitoramento ambiental da obra de Recuperação da Faixa de Areia da Praia Central de Balneário Camboriú. A empresa apresentou durante o evento a atividade “De onde vem a areia da praia e como ela interfere no tipo de onda a ser surfada”, que consiste na exposição a diferentes tipos de areia (fina, média, grossa) utilizando uma lupa microscópica, permitindo que o espectador observasse as diferenças da composição e do tamanho do grão encontradas em diferentes praias de Balneário Camboriú. Também foi abordada a origem da areia da praia e como o tamanho do grão influencia na classificação das praias e no estilo de onda que encontramos nela.

A nova bancada de areia da praia Central de Balneário Camboriú funcionando, após o alargamento de sua faixa de areia. Foto: Marcio David Photo

2- DISTRIBUIÇÃO DE COPOS, CANUDOS E SACOLAS REUTILIZÁVEIS: A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) é uma entidade autárquica municipal, que atua na prestação de serviços públicos relativos ao saneamento básico e infraestrutura. A EMASA apoiou o evento, disponibilizando copos, canudos e sacolas reutilizáveis durante a realização do evento, incentivando a redução no uso de descartáveis por meio do Programa de Incentivo à Separação de Resíduos RECICLABC.

3- PRODUÇÃO DE VÍDEO SOBRE O ALARGAMENTO DA PRAIA E A RELAÇÃO DA OBRA COM O SURF: Durante o evento foram colhidos depoimentos para a produção de um vídeo para explicar os aspectos socioambientais da obra de alargamento e a relação do dos efeitos com o surf. Os entrevistados foram: (1) Nathalia, Oceanógrafa da empresa Caruso; (2) Bilo Wetter, uma das lendas do surf de BC, multicampeão, que possui uma escola de surf na praia Central há 24 anos; (3) Anuar Chiah, atleta competidor do Circuito Surf Talentos, campeão da categoria Sub12 nesta etapa.

4- QUIZ OCEANO SURFWEAR: Ao longo da competição foi realizada a tradicional atividade “QUIZ OCEANO”, que é um jogo de perguntas-respostas, onde a primeira criança que responder corretamente à pergunta, ganha brindes da Oceano Surfwear. Esta atividade é muito aguardada pelos atletas, e possui uma ótima adesão/participação.

5- PLANTIO DE NEUTRALIZAÇÃO: O Circuito Surf Talentos Oceano possui uma Certificação Ambiental externa chamada ‘Selo CarbonOk’, atestando que ele inventariou todas as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) geradas diretamente e indiretamente pelo evento, e tem as neutralizado por meio de plantio de árvores nativas. Desta maneira o evento não contribui para a problemática do Aquecimento Global. A ação de plantio foi realizada, pelo Projeto Keep The Ocean Blue. Na ação é trabalhada a educação ambiental dos envolvidos, com pautas como Aquecimento Global, aprisionamento de carbono, Serviços Ecossistêmicos, características da Mata Atlântica, descrição de espécies nativas, método de plantio e a atuação ambiental dos surfistas e simpatizantes. O Projeto também distribuiu lápis fabricado com madeira certificada, que tem na sua ponta sementes de Figueira Branca, para serem plantadas após o término da vida útil do lápis. Desta maneira, será desperta a experiência do plantio e potencializada a compensação dos gases de efeito estufa emitidos.

Keep the Ocean Blue em ação. Foto: Marcio David Photo

6- DISPONIBILIZAÇÃO DE ‘BALANCE BOARD’: O Circuito Surf Talentos também busca aprimorar a técnica esportiva destes atletas de ponta da nova safra de surfistas brasileiros. Nas etapas são convidados profissionais de educação física que trabalham com treinamentos específicos para a prática do surf, com o objetivo de instruir atletas, treinadores e pais sobre boas práticas no esporte. A empresa Longbrothers disponibilizou um balance board de fabricação própria para as pessoas presentes no evento treinarem e se divertirem. Também orientou as pessoas de como utilizar o equipamento.

Resultados da 3ª etapa do Mini Kalzone e Silverbay apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2021:

CATEGORIA MASC SUB 18:

1 Lucas Haag Machado
2 Murilo Brandt
3 Yuri Barros
4 Noah Machado

CATEGORIA MASC SUB 16:

1 Ryan Martins
2 Yuri Barros
3 Gabriel Ogasahara
4 Noah Machado

CATEGORIA MASC SUB 14:

1 Ryan Martins
2 Anuar Chiah
3 Antonio Vitorino
4 Cristopher Lopes

CATEGORIA FEM SUB 18:

1 Gabriely Vasque
2 Isabele Nalu
3 Laura Maciel Raupp
4 Carolina Marcondes Soa

CATEGORIA FEM SUB 14:

1 Gabriely Vasque
2 Alma Corgiolu
3 Isabele Nalu
4 Maria Amelia Autuori

CAMPEÕES DE DOMINGO

CATEGORIA MASC SUB 8:

1 Henrique Cavilha
2 Gustavo Furtuoso
3 Guilherme Goulart
4 Tom Toledo

CATEGORIA MASC SUB10:

1 Cauã Demski
2 Luca Messenger
3 Gustavo Wollner Pires
4 Gabriel Chiah

CATEGORIA MASC SUB 12:

1 Anuar Chiah
2 Yuri Gabryel
3 Michel Demetrio
4 Caua Demski

CATEGORIA FEM SUB 12:

1 Valentina Zanoni
2 Vitoria Valenzano
3 Kyara Antunes
4 Luiza Rosa Teixeira

CAMPEÕES DO RANKING SURF TALENTOS OCEANO 2021:

MASC SUB 18 – Luiz Mendes
FEM SUB 18 – Laura Raupp
MASC SUB SUB 16 – Ryan Martins
MASC SUB 14 – Ryan Martins
FEM SUB 14 – Gabriely Vasque
CATEGORIA MASC SUB 8 – Gustavo Furtuoso
CATEGORIA MASC SUB 10 – Cauã Demski
CATEGORIA MASC SUB 12 – Anuar Chiah
CATEGORIA FEM SUB 12 – Luiza Rosa Teixeira

A 3ª etapa do Mini Kalzone e Silverbay apresentam Circuito Surf Talentos Oceano 2021 tem a realização e produção da Swell Eventos. Patrocínio: Oceano Surf Wear, Mini Kalzone, Silverbay, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, e Sibon Chaters. Apoio: Lord Surfwear, Kbral Auto Peças, Eco Local Brasil, Lonelines Surfboards, Clube Candeias, Açaí Paradise, Longbrothers, Caruso Soluções Ambientais Inovadoras, Surf Evolution Fitness, Ecolocal Brasil e DZ Wave. Divulgação: Waves. Realização: Swell Eventos, Associação de Surf de Balneário Camboriú (ASBC), Homologação: Federação Catarinense de Surf (FECASURF).

Reportagem: João Lopes – Prime.Press07

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas