Circuito Surf Talentos Oceano 2021 – Atividades socioambientais realizadas em Laguna

Publicado por AdrenaNews 0

Durante este fim de semana além das disputas nas ondas dos molhes de Laguna, várias atividades socioambientais aconteceram durante etapa do Circuito Mini Kalzone e Silverbay apresentam Circuito Surf Talentos Oceano 2021.

Atividades Socioambientais em ação. Foto: Marcio David Photo

Este é um dos maiores circuitos de categoria de base do surf brasileiro, e não poderia deixar de ser executado com uma enorme responsabilidade socioambiental, principalmente por estarmos trabalhando com os novos surfistas competidores que representarão o Brasil nos próximos anos, sendo formadores de opinião para toda uma geração.

Atividades Socioambientais em ação. Foto: Marcio David Photo

Desta maneira, o Circuito Surf Talentos Oceano serve como ferramenta para contribuir com a formação cidadã destes jovens e do público local da praia que recebe o evento. Este circuito foi um dos primeiros a possuir um Sistema de Gestão Socioambiental (SGA) próprio e completo, realizado por um profissional tecnicamente e legalmente habilitado, que emite Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e personaliza um Plano de Gestão específico para cada etapa, levando em consideração as características da praia e as pautas trabalhadas pela associação de surf local no período do evento.

Atividades Socioambientais em ação. Foto: Marcio David Photo

Foram convidados diversos grupos de crianças e adolescentes do município para participar das ações, como o Projeto Protetores Ambientais (PROA) da Polícia Militar Ambiental de Laguna, o Projeto Navegar (da Secretaria Municipal de Educação e Esportes), a ACUSTRA (Associação Cultural, Social e Terapêutica da Região da AMUREL) e as crianças trabalhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, além de alunos e professores do Centro de Educação Superior da Região Sul da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

PROJETO KEEP THE OCEAN BLUE:

Como responsabilidade socioambiental, a Oceano Surfwear (patrocinadora do Circuito) financia o Projeto Keep The Ocean Blue, que atua com limpeza de praias e palestras em escolas. O Projeto também participa das etapas do circuito Surf Talentos, principalmente com ações de conscientização e educação ambiental, junto com a ONG Eco Local Brasil. “Nesses 40 anos, a Oceano Surfwear é muito grata por tudo que o oceano proporcionou na história da marca. Se não fosse ele, não existiria o surf e todo o contexto que envolve o esporte que amamos, e por isso devemos cuidar bem de todo esse ecossistema. Essa é uma das bandeiras da marca em 2021. Obrigado Oceano por existir!”, encerrou Affonso, proprietário da Marca.

ANTES MESMO DA COMPETIÇÃO INICIAR, A PAUTA SOCIOAMBIENTAL JÁ ESTARÁ SENDO TRABALHADA:

O Circuito Surf Talentos Oceano possui uma Certificação Ambiental externa chamada ‘Selo CarbonOk’, atestando que ele inventariou todas as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) geradas diretamente e indiretamente pelo evento e tem as neutralizado por meio de plantio de árvores. Desta maneira o evento não contribui com a problemática do Aquecimento Global.

Atividades Socioambientais em ação. Foto: Marcio David Photo

Mudas nativas são plantadas em Unidades de Conservação ou Áreas de Preservação Permanente (APPs) dos municípios que recebem o evento, tendo garantida assim a sua sobrevivência ao longo dos anos (e consequente aprisionamento do carbono em sua estrutura), já que elas não poderão ser cortadas no futuro.

Para esta ação em Laguna o evento fechou uma parceria com o Centro de Educação Superior da Região Sul da UDESC (CERES), que está envolvendo a equipe do Laboratório de Botânica e do Herbário Anita Garibaldi (LABOT), ambos coordenados pelo Professor Christian da Silva, além da equipe do projeto de extensão Plantando Alegria, coordenada pelo Professor Miklos M. Bajay, que recebeu como doação da empresa Molduras Santa Luzia diversas mudas de árvores nativas, que as utilizará para realizar os plantios da ação.

Na ação será trabalhada a educação ambiental dos envolvidos, com pautas como Aquecimento Global, aprisionamento de carbono, Serviços Ecossistêmicos, características da Mata Atlântica, descrição de espécies nativas, método de plantio e a atuação ambiental dos surfistas e simpatizantes. A área de plantio foi escolhida em parceria entre a Associação de Surf de Laguna(ASL), a Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC) e a Fundação Lagunense de Meio Ambiente (FLAMA), e será no Morro da Glória, uma APP criada na zona central da cidade por legislação municipal em 11 de julho do ano 2000.

Serão convidadas todas as crianças e jovens dos projetos do município, que se integrarão com atletas competidores e com toda a organização do evento: Swell Eventos, Associação de Surf de Laguna (ASL), Prefeitura Municipal de Laguna, Federação Catarinense de Surf (FECASURF), Keep The Ocean Blue. Todos os participantes ganharão do Projeto Keep The Ocean Blue um lápis fabricado com madeira certificada, que tem na sua ponta sementes de Figueira Branca, para serem plantadas após o término da vida útil do lápis.

DURANTE O EVENTO SEGUE A PEGADA SOCIOAMBIENTAL:

A organização do Circuito Surf Talentos Oceano 2021 desenvolveu o ‘Espaço da Consciência’ junto à estrutura do evento, que visa acolher ações socioambientais e esportivas, com o objetivo de utilizar o evento como ferramenta de conscientização e educação socioambiental.

No caso de Laguna, a ASL atua há anos na conservação das dunas frontais do canto dos Molhes e pediu um foco especial do evento para esta pauta. Para atender a expectativa da ASL, o evento está fechando mais uma parceria com a UDESC-Laguna, que realizará uma exposição sobre a importância e a biodiversidade das dunas frontais.

Serão apresentados dados de projetos de pesquisa coordenados pelo Professor Christian da Silva, doutor em Botânica: (1) Levantamento florístico das formações de restinga da praia do Mar Grosso, Laguna-SC; (2) Análise de impacto da espécie exótica invasora Casuarina equisetifolia L. em uma área de restinga no Cabo de Santa Marta, Laguna-SC.

A exposição também contará com a participação do Professor Guilherme Cherem Schwarz Pierri, doutor em Geodinâmica e Geofísica com enfoque em Diâmica Costeira, que fornecerá informações sobre dinâmica sedimentar praial. Estas pautas da UDESC serão expostas em banners e em uma espécie de ‘museu’ durante todo o evento (sábado e domingo). Também haverá exposições da ONG Eco Local Brasil e do Projeto Keep The Ocean Blue.

SÁBADO DE AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PRÁTICAS:

No sábado pela manhã, a partir das 9:30 hs, a ONG Eco Local Brasil e o Projeto Keep The Ocean Blue ocorreu comandando uma ação de limpeza de praia e de cercamento de dunas frontais junto à estrutura do evento, na área próxima à sede da ASL.

As dunas foram indicadas pela ASL. Além das melhorias ambientais do ecossistema, a ação terá caráter educativo, tendo em vista que serão abordados e verbalizados temas como resíduos sólidos, coleta
seletiva, reciclagem, dinâmica praial, importância das dunas frontais, vegetação fixadora de dunas e vegetação de restinga.

As ações de limpeza de praia possuem a Certificação ‘Consciência Circular’, que atesta pela transformação de todos os resíduos coletados em produtos, que são utilizados nas próximas etapas do Circuito. Neste caso as crianças participantes estarão ganhando brindes (chaveiros, chave de quilhas, etc) feitos por meio da reuzinagem dos resíduos coletados na ação de limpeza de praia da primeira etapa de 2021, realizada na praia do Campeche (Florianópolis/SC).

Os 300 metros de cordas que serão utilizadas para o cercamento das dunas frontais são provenientes de apreensão de redes de pesca ilegais e foram doados pela Polícia Militar Ambiental do Norte de SC (Joinville/SC) para a ONG Eco Local Brasil, que está cedendo o material para o evento. A Secretaria Municipal de Obras possivelmente contribuirá com os mourões.

SISTEMA DE GESTÃO SANITÁRIA:

Estamos ainda no meio de uma pandemia mundial, com regras e controle mais rígidos para eventos. Desta maneira, o SGA do Circuito incorporou o Sistema de Gestão Sanitária dos eventos, garantindo assim o cumprimento da legislação vigente e a prevenção da saúde das pessoas.

A Swell Eventos foi uma das pioneiras na elaboração de um Sistema de Gestão Sanitária relacionada ao Covid para os eventos de surf, que serviu como base para as Federações Estaduais desenvolverem o seu. Assim, todos os eventos terão a autorização das autoridades sanitárias e cumprirão uma série de regras, como aferimento da temperatura dos participantes, o uso de máscaras, disponibilização de álcool gel, conscientização e educação sanitária, ambientes arejados, higienização de lycras de competição, etc.

Em relação à higienização das lycras de competição, o Sistema de Gerenciamento de Resíduos Líquidos (SGRL) é feito com produto biodegradável de certificação ambiental auditável (Selo Safer Choice, da Agência de Proteção Ambiental dos EUA).

ATIVIDADES RECREACIONAIS E ESPORTIVAS:

O Circuito Surf Talentos também busca aprimorar a técnica esportiva destes atletas de ponta da nova safra de surfistas brasileiros. Nas etapas são convidados profissionais de educação física que trabalham com treinamentos específicos para a prática do surf, com o objetivo de instruir atletas, treinadores e pais sobre boas práticas no esporte.

Atividades Esporte-recreativas em ação. Foto: Marcio David Photo

Por ser uma modalidade que depende de fatores ambientais, no surf acaba sendo mais complexo o processo de evolução técnica e física. Neste sentido, treinamentos funcionais estão ficando cada vez mais específicos. Seguindo esta tendência, uma empresa de SC tem se destacado pelo seu alto grau de inovação ao desenvolver equipamentos que possibilitam treinamentos funcionais direcionados aos boardsports.

O Circuito Surf Talentos trará a ‘Surf Evolution’ para Laguna, que oferece uma linha completa de equipamentos para o treinamento de iniciantes e praticantes avançados nos boardsports, com seis aparelhos completamente inovadores. O evento também disponibilizará equipamentos de futmesa e cama elástica para criançada brincar, integrar e manter o aquecimento pra competição.

CONVIDADOS PARA AS AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DO EVENTO:

Participam da organização das ações a Swell Eventos; a UDESC-Laguna (CERES); a ASL; A Secretaria Municipal de Turismo e Lazer; a Secretaria Municipal de Obras; a Fundação Lagunense de Meio Ambiente; o Projeto keep The Ocean Blue; a ONG Eco Local Brasil; a Surf Evolution.

Configuram como convidados das ações o Projeto Protetores Ambientais (PROA) da Polícia Militar Ambiental de Laguna; o Projeto Navegar (da Secretaria Municipal de Educação e Esportes); a ACUSTRA (Associação Cultural, Social e Terapêutica da Região da AMUREL) e as crianças trabalhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

Reportagem: Reinaldo Langer Jaeger – Coordenação de Gestão Socioambiental

Edição: Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72