Circuito Grangiro 2021 – Prova de mountain bike estreia dia 14 de março em Búzios.

Publicado por AdrenaNews 0

Circuito Grangiro 2021, faz sua estreia dia 14 de março com prova de mountain bike em Búzios. Evento acontece de acordo com todos os protocolos de segurança.

Marcela Lima em ação. Foto: Divulgação Equipe Caloi

Enfrentar trilhas, diferentes tipos de terreno e ainda sobre duas rodas é bastante desafiador. Pensando nos ciclistas que gostam de aventura e adrenalina, o Circuito Grangiro, promovido pela Effect Sport e com patrocínio da Enel e da Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, faz a sua estreia com uma prova offroad em Búzios dia 14 de março.

As inscrições já estão abertas no site www.ilgrangiro.com e os participantes poderão escolher entre dois percursos diferentes: o “Esporte”, com 35 km e ganho de elevação de 676m; e o percurso “Pro”, com 60km, altimetria de 1000m e trechos mais técnicos. As duas opções serão assinadas pela Caloi equipe Caloi Henrique Avancini Racing e terão as pistas desenhadas por Ruy Avancini – Team Manager da equipe. O cenário de mar e montanha da prova será especial, o da Mata Atlântica.

Henrique Avancini, com o pai, Ruy Avancini. Foto: Alex Ferro

A arena de competição será um ambiente controlado com rígido protocolo de segurança, entre as medidas, estão: layout da arena que garanta distanciamento social, largadas faseadas, com menos atletas e em horários distintos de acordo com a faixa etária; eliminação dos espaços de convivência como estandes de marcas parceiras, área de convidados e tendas de assessorias; medição da temperatura de todos, staffs e participantes, na entrada principal da arena e delimitação de um número máximo de atletas dentro da arena ao mesmo tempo.

Isabella Ribeiro em ação. Foto: Divulgação – Arquivo Pessoal

O Grangiro chega ao calendário de provas de ciclismo já com duas etapas confirmadas para o primeiro semestre. Além da etapa MTB, em Búzios, no dia 11 de abril acontece a etapa Estrada. Os ciclistas sobem a Serra das Hortênsias, percurso que vai de Teresópolis a Itaipava, Rio de Janeiro.

Atletas em ação. Foto: Divulgação – Circuito Grangiro

“Estamos muito felizes em conseguir organizar as duas etapas do circuito. Os ciclistas podem esperar grandes desafios e percursos de tirar o fôlego. Da mesma forma, os competidores também encontrarão um ambiente seguro e com protocolos sanitários efetivos para proteger todos os envolvidos nas competições. A nossa equipe está sendo incansável na readequação da arena e dos protocolos conforme as orientações dos órgãos oficiais de saúde”, explica Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, agência que assina o Grangiro.

Além das provas, o Circuito Grangiro também desenvolve ações sociais nos locais em que organiza as competições. Comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o evento se compromete a plantar 1 mil mudas de árvores, 500 em Búzios e 500 na Serra das Hortênsias, com o apoio da Prima Ambiental, contribuindo para o reflorestamento da Mata Atlântica, o bioma mais ameaçado do Brasil. Na página de inscrição das etapas, os atletas também podem ajudar adicionando um valor simbólico para doar mais mudas à ação.

Outras causas abraçadas pelo Grangiro são a mobilidade e a geração de emprego e renda. Uma parceria com a ONG Transporte Ativo irá oferecer oficinas para jovens e adultos das cidades por onde o Circuito passar. O objetivo é fomentar o empreendedorismo no segmento do ciclismo através da preparação de novos mecânicos de bike.

Circuito Grangiro:

Etapa MTB Búzios
Data: 14 de março
Percursos: Esporte – 35km e Pro – 60 km
Inscrições abertas pelo site: www.ilgrangiro.com/

Novos protocolos de segurança:

-Layout da arena para garantir mais espaçamento entre os atletas e menos cruzamentos.
-Eliminação dos espaços de convivência como estandes de marcas parceiras, área de convidados e tendas de assessorias.
-Implementação de largadas faseadas, com menos atletas e em horários distintos de acordo com a faixa etária.
-Delimitação de um número máximo de atletas dentro da arena ao mesmo tempo.
-Medição da temperatura de todos, staffs e participantes, na entrada principal da arena.
-Distribuição de máscaras descartáveis para todos os atletas e a obrigatoriedade do uso da máscara dentro da arena.
-Todo staff de terra do evento com máscara e viseira de proteção, além de luvas (se necessário).
– Dispenser com álcool em gel nas entradas das diferentes áreas da arena.
-Staff destinado a evitar aglomerações na entrada da arena e na dispersão (pós-prova).
-Limpeza periódica de toda estrutura da arena.
-Disponibilização de lixeiras específicas para o descarte das máscaras, mantendo a preocupação com a coleta seletiva.
– Cada atleta será responsável em levar o seu próprio suporte de água (mochila de hidratação ou garrafinha) e manuseá-lo nos pontos de hidratação do evento sem contato físico do staff.
-Divulgação dos resultados online, após o término da prova para evitar aglomeração.
-Contestação após o evento em local e hora a serem divulgados.
-Premiação reservada, para apenas os três primeiros colocados da categoria geral de cada prova.
-Divulgação de um comunicado prévio para staff e atletas informando as novas normas e os procedimentos.

Reportagem: Gabriela Murad – Media Guide

Edição: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72