Circuito Banco do Brasil de Surfe – Ações de sustentabilidade neutralizaram emissões de mais de 15 mil Kgs de CO2.

Publicado por AdrenaNews 0

Em agosto Itamambuca, receberá a ultima etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe. Durante as duas primeiras etapas, ações de sustentabilidade neutralizaram emissões de mais de 15 mil Kg de CO2. Ações e atividades, estão programadas para ultima etapa em Ubatuba.

Estrutura na Praia de Stella Maris. Foto: Daniel Smorigo

A preocupação com o meio ambiente e as ações para a sua preservação são uma constante na World Surf League (WSL) e do Banco do Brasil (BB). Essa prática tem se intensificado ainda mais nas etapas da temporada 2022 do Circuito Banco do Brasil de Surfe e do WSL Qualifying Series. Nas duas das três etapas realizadas do Circuito BB, foram promovidas uma série de iniciativas de sustentabilidade e preservação, educação ambiental, gerenciamento de resíduos e compensação de carbono, que resultaram na neutralização de emissões de 15.274 kg de dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, é um composto químico gasoso que provoca graves desequilíbrios no efeito estufa do planeta Terra.

Em condições normais, esse gás não apresenta cheiro ou sabor, sendo de difícil detecção. Desse total, 5.419 kg de CO2e se refere à etapa de abertura realizada na praia de Ferrugem, em Garopaba (SC), de 21 a 24/4, e 9.855 kg de CO2e de Stella Maris, em Salvador (BA), de 12 a 15/5. Na 3ª e última etapa, também não será diferente, mais ações e atividades estão programadas para Itamambuca, em Ubatuba (SP), de 25 a 28 de agosto.

Nas competições, foram coletados seletivamente e realizadas as gestões de resíduos de mais de 247.650 kg nas duas praias. Para tal, foram instalados nessas praias pontos de coleta, com residuários devidamente sinalizados e monitoramento de equipes. Também foram feitas constantes limpezas na faixa de areia e dadas as devidas orientações ao público, oferecendo sacolas compostáveis para acondicionamento dos resíduos. Todos os resíduos gerados durante as etapas foram separados em Rejeito / Recicláveis / Compostáveis, seguindo as melhores práticas do conceito LIXO ZERO, destinando adequadamente para cooperativas locais de reciclagem.

Estruturas com pontos de coletas. Foto: Daniel Smorigo

Paralelamente, em parceria com instituições da cidade-sede do evento, aconteceram os plantios de mudas da vegetação nativa local. Em Garopaba, em parceria com Gaia Village, (Projeto ambiental com foco em sustentabilidade, que se desenvolve a partir de área primitiva) , foi feito junto às crianças o plantio de mudas, com a participação do Projeto Ser Humano Surf.

Plantio de mudas no Gaia Village em Garopaba. Foto: Alan Pedro – Prefeitura de Garopaba

Já em Stella Maris, em parceria com a Unidunas (Universidade Livre das Dunas – reserva mundial da biosfera pela Unesco), ocorreu o plantio de 50 mudas na restinga na praia, junto com a Associação de Surf e Ecologia de Stella Maris, com as crianças e voluntários do Banco do Brasil e da Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos (ASESM) ; além do plantio de mais 450 mudas no Parque das Dunas para o enriquecimento ambiental. Por todas essas ações de gestão de resíduos e socioambientais, a WSL recebeu pela empresa Neutralize Carbono certificados e selos de neutralização das emissões de gases de efeito estufa, nas duas etapas realizadas.

Plantio de mudas na restinga da praia de Stella Maris . Foto: Daniel Smorigo

Em 2022, o Banco do Brasil foi reconhecido, novamente, como o banco mais sustentável do planeta pelo ranking das 100 Corporações Mais Sustentáveis do Mundo 2021 – Global 100, da Corporate Knights, mantendo a posição de liderança alcançada em 2021. No primeiro trimestre, o BB atingiu o valor de R$ 289,4 bilhões em operações de créditos sustentáveis. Com crescimento de 10,8% em 12 meses, o montante equivale a quase um terço de toda a carteira de crédito do Banco.

“Todos os esforços foram despendidos para a realização de ações que tiveram repercussões bem positivas nas etapas em Garopaba e Salvador. O mesmo acontecerá na etapa final, em Ubatuba. Esse é um compromisso que a WSL tem com o meio ambiente no Brasil e no mundo. A sustentabilidade está entre os nossos atributos mais fortes, ao lado de lifestyle saudável”, afirma Ivan Martinho, CEO da WSL Latin America.

Calendário do Circuito Banco do Brasil de Surfe:

Etapa 1: 21 a 24/abril – Praia da Ferrugem, Garopaba (SC)
Etapa 2: 12 a 15/maio – Praia de Stella Maris, Salvador (BA)
Etapa 3: 25 a 28/agosto – Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)

SOBRE O CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURF: “Investir no surf é remar junto” é o lema do Circuito Banco do Brasil de Surfe, que está sendo realizado com patrocínio do Banco do Brasil e BB Asset ManagementEssa é a segunda de três etapas regionais do Circuito Banco do Brasil de Surfe. Tem como principal objetivo incentivar gerações futuras do surfe nacional e como princípio a igualdade na premiação para homens e mulheres, instituída pela WSL desde a temporada 2019. Os atletas campeões dos rankings masculino e feminino ganharão um convite (wildcard) especial para participar da única etapa do Challenger Series no país em 2022, o Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil, de 1 a 8 de novembro, no Rio de Janeiro.

A primeira etapa foi no litoral catarinense, em abril, e, depois Bahia,  a próxima será no litoral norte paulista, em Ubatuba (Praia de Itamambuca – de 25 a 28 de agosto), onde acontece a grande final. Por meio do Circuito Banco do Brasil de Surfe, a WSL começa a oferecer mais oportunidades para a nova geração do surfe nacional. Além do almejado troféu, os campeões dos rankings masculino e feminino (computando os resultados das três etapas), ganharão um convite (Wildcard) especial para participar da etapa do Challenger Series (circuito de acesso para a elite mundial do esporte), o Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil, no mês de novembro. Todos os eventos acontecem com o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres.

SOBRE A GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS DO BANCO DO BRASIL: Tem como propósito prover inteligência em fundos de investimento para melhorar a vida das pessoas e, neste sentido, reforça o compromisso de disseminar e contribuir fortemente com a educação em investimentos. É líder da indústria de fundos de investimento brasileira, com patrimônio líquido sob gestão de R$ 1,464 trilhão em recursos e 20,98% de participação de mercado, conforme ranking de Gestores de Fundos de Investimento da Anbima, de março de 2022. Sua excelência em gestão é atestada por duas renomadas agências de rating – Fitch Rating e Moody´s.

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: Estabelecida em 1976, a World Surf League (WSL) é a casa do melhor surf do mundo. Uma empresa global de esportes, mídia e entretenimento, a WSL supervisiona circuitos e competições internacionais, tem uma divisão de estúdios de mídia que cria mais de 500 horas de conteúdo ao vivo e sob demanda, por meio da afiliada WaveCo, empresa que criou a melhor onda artificial de alto desempenho do mundo.

Com sede em Santa Monica, Califórnia, a WSL possui escritórios regionais na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e EMEA. A WSL coroa anualmente os campeões mundiais de surf profissional masculino e feminino. A divisão global de Circuitos supervisiona e opera mais de 180 competições globais a cada ano do Championship Tour e dos níveis de desenvolvimento, como o Challenger Series, Qualifying Series e Junior Series, bem como os circuitos de Longboard e Big Wave.

Lançado em 2019, o WSL Studios é um produtor independente de projetos de televisão sem roteiros, incluindo documentários e séries, que fornecem acesso sem precedentes a atletas, eventos e locais globalmente. Os eventos e o conteúdo da WSL, são distribuídos na televisão linear para mais de 743 milhões de lares no mundo inteiro e em plataformas de mídia digital e social, incluindo o WorldSurfLeague.com. A afiliada WaveCo inclui as instalações do Surf Ranch Lemoore e a utilização e licenciamento do Kelly Slater Wave System. A WSL é dedicada a mudar o mundo por meio do poder inspirador do surfe, criando eventos, experiências e histórias autênticas, afim de motivar a sempre crescente comunidade global para viver com propósito, originalidade e entusiasmo.

TRANSMISSÃO AO VIVO: O Circuito Banco do Brasil de Surfe, terá transmissão ao vivo pelo TikTok, no WorldSurfLeague.com, pelo WSL app, pelo YouTube da WSL 

Mais informações sobre o surfe mundial no www.worldsurfleague.com e notícias em português no www.wsllatinamerica.com 

O Circuito Banco do Brasil de Surfe conta com patrocínio do Banco do Brasil e BB Asset Management.

Reportagem: Mercia Suzuki – Casa do Bom Conteúdo

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas