CBSurf Rip Curl Grom Search 2022 – Definidos os campeões da etapa inicial em Vila Velha.

Publicado por AdrenaNews 0

Com presença recorde de inscritos, foram definidos neste domingo os campeões da etapa inicial do CBSurf Rip Curl Grom Search, apresentado por GoPro, na Praia do Buraco, em Vila Velha.

Ryan Kainalo em ação. Foto: Vitor Gozzer

Alguns atletas se destacaram. Entre eles dois nomes que já figuram entre as grandes promessas. O paulista Ryan Kainalo venceu a sub16 e foi o segundo na categoria acima, a sub18. O mesmo aconteceu com o paranaense Anuar Chiah, primeiro na sub14 e segundo na sub16.

Anuar Chiah em ação. Foto: Vitor Gozzer

Também venceram na abertura do ranking o pernambucano Luan Ferreira e a catarinense Kiany Hyakutake na sub18; as também paranaenses Gabriely Vasque, na sub16, e Luara Mandelli, na sub14; e os caçulas da sub12, Arthur Vilar, do Rio Grande do Norte, e Carol Bastides, de São Paulo.

Carol Bastides em ação. Foto: Vitor Gozzer

Cada vencedor ganhou relógio medidores de maré Rip Curl, kits com produtos da marca, acessórios da GoPro e protetor solar Brazinco, além de um bloco de prancha, que todos os surfistas decidiram doar para a associação de surf local. No total, a etapa contou com 240 competidores de 15 estados, recorde de participação em etapa do brasileiro de base. Foram três dias de grandes disputas, culminando com finais de altíssimo nível técnico.

O circuito terá três etapas e além dos campeões nacionais, definirá as vagas para o ISA World Junior Championship, o mundial da nova geração. “Um evento que entra para a história das categorias de base do surf brasileiro”, enfatizou o presidente da Confederação Brasileira de Surfe (CBSurf), Flávio “Teco” Padaratz. “Tivemos três dias de altas ondas e a possibilidade de ver um show de surf dessa nova geração. Recorde de delegações e atletas inscritos. Nós assumimos com o objetivo de levar campeonatos para todas as regiões, dando oportunidade a todos. Vila Velha vai estar presente nosso calendário por um bom tempo”, ressaltou o presidente.

O diretor de relações institucionais da CBSurf, Geraldo Cavalcante, enfatizou o acerto na definição de Vila Velha como sede da abertura do Circuito. “O evento foi um sucesso total. Fomos muito bem recebidos pelo munícipio. Muita acertada a vinda, a praia é muito propícia para o surf de base, com excelentes ondas e tivemos uma estrutura que nunca houve neste Circuito e será daqui para cima”, falou Geraldinho.

Estrutura. Foto: Vitor Gozzer

O prefeito de Vila Velha, Arnaldo Bordo, presente no dia decisivo (assim como esteve na abertura oficial), destacou a importância da Cidade e do Estado participando do CBSurf Rip Curl Grom Search. “Vila Velha quer ser anfitriã de eventos desse nível e vamos dar todo o suporte necessário. Foram dias de muito surf e creio que também conseguimos mostrar um pouco do Espírito Santo. Já iniciamos as conversas para trazer novas competições”, anunciou.

Quem também comemorou o sucesso da etapa foi o gerente de marketing da Rip Curl e um dos organizadores do evento, Fernando Gonzalez. Segundo ele, o número de participantes confirma a relevância desse evento para o surf e para quem quer buscar uma carreira profissional. “Foi uma experiência excelente. Conseguimos, em parceria com a CBSurf, proporcionar um evento de alto nível, estrutura exemplar, além de transmissão ao vivo pela Internet”, falou.

Os surfistas festejaram muito as suas conquistas nessa abertura do Circuito. “Foram resultados muito importantes para começar bem o circuito e estou na disputa pela vaga para o ISA”, disse Ryan Kainalo, contando uma particularidade: “Eu competi o ISA desse ano com a mesma prancha que competi em Vila Velha com ótimo resultado. Dá para ver que ela está muito boa”.

O vencedor da sub18, Luan Ferreira, como a maioria estreou nas ondas capixabas e ficou feliz com o desempenho. “Gostei muito da onda aqui da Praia do Buraco e espero voltar. Saio do Espírito Santo com meu objetivo conquistado e vamos para a próxima”, relatou.

Anuar foi outro que esteve pela primeira vez no Espírito Santo e ficou feliz. “Minhas baterias foram muito disputadas e eu estou muito feliz com meus resultados. Tem altas ondas e a galera é muito vibe”, contou o paranaense. Já Arthur Vilar, que junto com Carol Bastides, tem o apoio do campeão mundial e olímpico Italo Ferreira, vibrou com a virada de resultado. “Estava pedindo muito a Deus a onda da virada e veio. Comemorei demais e até levei um banho de areia dos meus amigos. Altas ondas aqui, minha primeira vez e curti bastante”, afirmou.

Luara Mandelli, dona da maior nota do evento, 9,10, e a maior somatória, 16,93, de 20 possíveis, enalteceu a grande performance. “Foi um dia especial. Esse é o circuito mais importante do Brasil. Em 2020 eu fui vice-campeã na sub14 e agora quero muito conquistar esse título. Tive muitas baterias, disputei três categorias, chegando também na semi da sub18 e da sub16. Fiz uma onda muito boa, que me valeu 9,10, e tudo isso só me dá mais fôlego para buscar melhores resultados nas próximas etapas”, exaltou.

Sua conterrânea Gabriely celebrou o primeiro lugar: “Foi um evento muito divertido. Todos os envolvidos estão de parabéns. Feliz de abrir o ano assim e levar a vitória para casa”.

A equipe paulista saiu na frente na etapa inicial do CBSurf Rip Curl Grom Search, apresentado por GoPro, que teve as baterias decisivas neste domingo (24), na Praia do Buraco, em Vila Velha/ES. Apesar de ter apenas duas vitórias individuais, das oito categorias em disputa, os paulistas tiveram maior participação – 12 atletas – nas finais e em apenas uma disputa não houve atleta do time primeiro colocado. Os paranaenses, com uma vitória a mais, ficaram com o segundo lugar, seguido de catarinenses e cariocas.

Equipes em comemorações. Foto: Vitor Gozzer

SÁBADO: O sábado (23) foi longo e de muito surf no segundo dia do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search, apresentado por GoPro. Com o cronograma cheio, a direção técnica do evento decidiu pelo sistema double heats, utilizando a estrutura secundária – montada próxima ao palanque principal – para dar agilidade nas disputas de todas as categorias masculinas e femininas.

Laura Raupp em ação. Foto: Vitor Gozzer

Sorte do grande público que marcou presença na Praia do Buraco e teve oportunidade de acompanhar desempenhos impecáveis dentro d’água, como Ryan Kainalo, de 16 anos, uma das grandes promessas do surf brasileiro. “Apesar de estar mais focado nos eventos da divisão de acesso do circuito mundial, esse é um campeonato importante, pois quero garantir a vaga para o ISA Games”, disse o atleta.

A catarinense Laura Raupp, de 16 anos, também acumula títulos importantes no currículo, inclusive em etapas da WSL (Liga Mundial de Surfe), mas sabe que terá um caminho duro até o lugar mais alto do pódio. “Quero chegar na elite, claro! Já até venci a etapa da divisão de acesso da Praia Mole (SC), mas também vou brigar com todas as forças pelo título do brasileiro de base”, afirmou.

Anfitriões – Com pouco mais de um ano e meio de surfe, e nove de idade, o atleta local Kaleb Henrique não conseguia esconder a felicidade. “É o campeonato mais importante da minha vida até o momento e eu estou muito feliz por ter conquistado a vaga para competir com os melhores do Brasil”, vibrou.

Técnico e coordenador de surfe da equipe capixaba, Anderson Rangel ressaltou a importância de fazer parte do calendário da CBSurf. “Esse intercâmbio entre atletas é fundamental para a evolução, claro! Mas receber um evento desse porte também dá oportunidade de mostrar o potencial de nossas ondas, movimentar a economia local, ou seja, coloca nosso Estado em evidência”, destacou.

Além do show de surf nas ondas, o CBSurf Rip Curl Grom Search, apresentado por GoPro, mostrou ser “Muito mais que um Campeonato de Surf”. Muitas brincadeiras foram realizadas nas areias para os participantes. Altinha, frescobol, pipas customizadas, distribuição de brindes e uma gincana irada, que rendeu um prêmio mais do que especial, uma câmera GoPro Hero 10 novinha, pra quem encontrou o “tesouro enterrado” nas areias da praia do Buraco, foram algumas das atividades que movimentaram o segundo dia do evento.

SEXTA-FEIRA: Com altas ondas e sol, as disputas pelos títulos brasileiros de surf de base tiveram início nesta sexta-feira (22), na Praia do Buraco, em Vila Velha, no Espírito Santo, na etapa de abertura do CBSurf Rip Curl Grom Search, apresentado por GoPro. Logo cedo, representantes das 15 federações estaduais presentes, se reuniram em frente ao palanque para a cerimônia de abertura.

Ondas em ação. Foto: Vitor Gozzer

Um momento sempre aguardando nos eventos oficiais da Confederação Brasileira de Surf, que foi prestigiada pelo prefeito de Vila Velha, Arnaldo Borgo Filho. Cada equipe levou a bandeira de seu estado. “Essa confraternização das equipes, envolvendo os atletas, é importante. Reforça o espírito do surf, de união, camaradagem. Começamos muito bem, com boas ondas, nível técnico alto, participação de atletas de 15 estados.

Apresentações das Equipes. Foto: Vitor Gozzer

RESULTADOS DA ETAPA INICIAL:

SUB18 MASCULINA:

1 Luan Ferreira – PE
2 Ryan Kainalo – SP
3 Samuel Joquinha – RN
4 Murilo Coura – SP

SUB18 FEMININA:

1 Kiany Hyakutake – SC
2 Laura Raupp – SC
3 Nairê Marquez – SP
4 Sophia Gonçalves – SP

SUB16 MASCULINA:

1 Ryan Kainalo – SP
2 Anuar Chiah – PR
3 Guilherme Lemos – PR
4 Rayan Fadul – BA

SUB16 FEMININA:

1 Gabriely Vasque – PR
2 Aysha Rato – RJ
3 Sophia Gonçalves – SP
4 Laura Raupp – SC

SUB14 MASCULINA:

1 Anuar Chiah – PR
2 Yuri Gabriel – SC
3 Kalani Robles – SP
4 Pedro Henrique – SP

SUB14 FEMININA:

1 Luara Mandelli – PR
2 Maria Eduarda – BA
3 Maria Beatriz – SP
4 Maria Clara – RN

SUB12 MASCULINA:

1 Arthur Vilar – RN
2 Nicolas Silva – CE
3 Michel Demétrio – SC
4 Bernardo Brizola – RN

SUB12 FEMININA:

1 Carol Bastides – SP
2 Kyara Antunes – SC
3 Manu Medeiros – SP
4 Paula Stefani – SP

EQUIPES:

1 São Paulo
2 Paraná
3 Santa Catarina
4 Rio de Janeiro

Os resultados completos da etapa estão disponíveis no hotsite da Rip Curl, o ripcurl.com.br/gromsearch22, que fez a transmissão ao vivo de todas as baterias.

O Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search apresentado pela GoPro, com patrocínios da Surfland Brasil, FuWax, Silverbay, Brazinco e DNTBras. Apoio da Federação de Surf do Espírito Santo, Prefeitura de Vila Velha e Governo do Estado do Espírito Santo, com divulgação da FMA Notícias, outra grande parceira de décadas do Circuito Rip Curl Grom Search.

Reportagem: Fábio Maradei – FMA Notícias

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas