CBSurf Pro Maresias Maceió 2022 – Começou uma nova era, para o surf competição brasileiro.

Publicado por AdrenaNews 0

O CBSurf Pro Maresias Maceió 2022 começou na belíssima Alagoas depois de três horas de espera. As condições estavam extremas no início da manhã, com muito vento e ondas quebrando para todos os lados.

Alex Ribeiro em ação. Foto Pablo Jacinto – CBSurf

O dia amanheceu em Maceió com muita chuva e um vento maral forte que prejudicava bastante a formação das ondas. O ex-surfista profissional e diretor de prova Otávio Lima, comprometido com as melhores condições para os atletas, esperou o vento diminuir e quando a primeira bateria foi pra água às 11:15h, o sol saiu e as condições do mar estavam bem melhores.

Estrutura do evento. Foto Pablo Jacinto

A primeira bateria foi para água no Pontal da Barra, na belíssima Maceió, por volta das 11:15h, composta pelos catarinenses Tayrom Silva e Niccolas Padaratz, além do surfista local Denisson Santos, que acabou eliminado sem conseguir se encontrar em um mar que estava em transformação.

Niccolas Padaratz em ação. Foto Pablo Jacinto

“Eu estava um pouco ansioso pra saber se ia rolar ou não o campeonato, mas quando a minha bateria foi pra água, deu tudo certo! Acabei pegando a primeira onda do campeonato, consegui passar a bateria e estou amarradão” disse Tayron.

Tayrom Silva passou na primeira colocação, seguido por Niccolas Padaratz. A onda do dia foi surfada pelo potiguar Lysandro Leandro, na 15º bateria, em uma direita onde ele encaixou duas batidas com inversão de direção, por isso, o potiguar foi recompensado pelos juízes com 7.17 pontos. Além da melhor onda, Lysandro foi responsável também pelo maior somatório do dia, alcançando 12.50 pontos. A categoria feminina estreiam à partir de quinta-feira, com a presença da consagrada Silvana Lima e das promessas Laura Raupp e Tainá Hinckel.

Tayrom Silva em ação. Foto Pablo Jacinto

Nesta terça-feira será o dia de nomes consagrados entrarem na água, o Campeão Mundial de 2015 Adriano de Souza está escalado na 4ª bateria do 2º round, nesta mesma bateria está também o ex-WCT Willian Cardoso, surfista campeão da etapa de Uluwatu em 2018, essa bateria certamente será uma das mais disputadas do round. Ian Gouveia, surfista semifinalista da etapa de Pipeline 2017, no Havaí, é outro ex-membro do circuito mundial que competirá amanhã em Maceió. Ian está na 9ª bateria do round 2.

Será um longo dia de competição, com início previsto para às 8h; O dia inicia com as baterias restantes do round 1, são 8 no total, na sequencia entram as baterias do round 2, a previsão de finalização está para as 17h. Neste segundo dia de competições o público pode acompanhar o show do surfe brasileiro na praia, ou através do YouTube da Confederação Brasileira de surf.

A Caravana do Surfe:

Inaugurando um dos sonhos da nova gestão, além de sonhar concretamente em valorizar os atletas, em primeiro lugar, trabalhar de mãos dadas com as Federações Estaduais, atender adequadamente todas as categorias que fazem parte da CBSurf, com campeonatos, circuitos e premiações cada vez melhores, desde o final de 2020, quando ainda em campanha, esse grupo de elite formado por mais de trinta profissionais com três a quatro décadas de experiência, sonhou em oferecer situações práticas educacionais voltadas para a orientação e a capacitação de todo o ambiente ao redor do surfe! Em Alagoas, a CBSurf inaugura o projeto A Caravana do Surfe, que começa com as seguintes ações:

1. Curso para qualificação de juízes, com: Jordão Baillo
2. Curso para capacitação de instrutores de Escolas de Surfe, com: Karina Abras
3. Palestra sobre necessidades jurídicas para aberturas de Clubes, Associações e Federações, com: Geraldo Cavalcanti
4. Palestra sobre o projeto Escolas de Surfe Social, com: Jojó de Olivença

Jordão Baillo em ação. Foto: Arquivo Pessoal

Com iniciativas dentro e fora d’água, o mais disputado circuito nacional da última década vai começar na próxima segunda-feira, dia 06 de junho. As ações serão transmitidas ao vivo pelo Canal do YouTube da CBSurf. De Alagoas, o CBSurf PRO 2022 segue para outros estados do Nordeste, Sudeste e Sul do país e, junto com a Taça Brasil (circuito da divisão de acesso), definirá os 64 homens e 32 mulheres que se classificarão para a elite do surfe brasileiro em 2023, o Dream Tour. Uma nova era está nascendo no surfe brasileiro.

O CBSurf Pro 2022, é apresentado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), em parceria com a Dream Factory e apoio da Maresia, Fu-Wax, Silverbay, Federação de Surfe do Estado de Alagoas (FESEA) e Prefeitura Municipal de Maceió.

Reportagem: Marcos Oliveira – Comunicação CBSurf

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas