CBSk e Ong Social Skate, se unem em prol de Projetos de inclusão social no Brasil – Vejam o Vídeo.

Publicado por AdrenaNews 0

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e a Ong Social Skate estão unindo forças no mapeamento das entidades e projetos nacionais que trabalham o skate como ferramenta de inclusão social.

Varias crianças já são assistidas por projetos sociais em todo o Brasil. Foto: Daniel Carvalho

“A ideia é mapear o máximo de entidades que nós conseguirmos no território brasileiro. Vamos saber quem são e quantas são. Sabendo isso, como estão essas entidades? O que podemos fazer para ajudar? Estão legalizadas? Uma vez oficializadas, entram as leis de incentivo, verbas de marketing e até doações são mais fáceis de receber. Queremos ouvir as entidades. Cada localidade tem sua realidade. Não existe fórmula mágica para o Brasil todo”, destaca Sandro Soares, o Testinha, da Ong Social Skate.

Confira mensagem de Sandro Testinha, da Ong Social Skate, no @cbskskate > https://bit.ly/2OmJda7 

Muitos desses projetos que serão mapeados já mantinham contato com Sandro Testinha, tendo a Ong Social Skate como referência. “Ficamos honrados em participar e sermos auxiliados por essa iniciativa, afinal para nós o trabalho da Ong Social Skate é um espelho a ser olhado todos os dias”, afirma Robson Menezes, do projeto Dysenvolve Skate, de Brasília (DF).

“Tenho certeza que mais essa ação da Social Skate, dessa vez junto a CBSk, irá fazer com que os setores públicos e privados, além de parte da sociedade, possam olhar de forma especial para todos os projetos de skate educacional do Brasil”, completa Miel Alves, do projeto PESS Amontada, do Ceará (CE).

A aproximação da Ong Social Skate com a CBSk já acontece há muito tempo, direta ou indiretamente. Seja pela parceria nos principais eventos organizados pela entidade, com clínicas de skate e visitas dos alunos da Ong por exemplo, ou com membros da diretoria ao longo de toda a trajetória da Ong.

Sandro “Testinha” Soares em ação. Foto: Mariana Acioli

“Pela trajetória do Testinha, a importância dele para o skate é gigantesca. Nos eventos recentes do Circuito Brasileiro, o STU, sempre convidamos ele e as crianças assistidas pela Social Skate. É um trabalho muito inspirador. Essa aproximação é sempre muito bem-vinda. Já era um desejo antigo trazê-lo para perto e essa diretoria ajudou a viabilizar isso. Com certeza temos muita força a somar e realizar juntos”, afirma Eduardo Musa, presidente da CBSk.

Testinha e o movimento Social Skate:

Ao lado da professora Leila Vieira, Sandro Testinha começou a trabalhar o Social Skate em 2000 com internos da Fundação Casa (antiga Febem). Durante 10 anos, o projeto percorreu unidades de todo o estado de São Paulo. Em 2011, nasceu a Ong Social Skate, em Poá (SP). Por meio de atividades esportivas, culturais e de lazer, a entidade promove inclusão social, educacional e cultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Galera da Ong Social Skate. Foto: Eu Sou Skatista

Mesmo antes do início da parceria com a CBSk, a inspiração e a conscientização promovidas por Testinha já vinham alcançando outros projetos.

“Somos um grupo de skatistas já com idade (+45), trabalho e família, e começamos um movimento social com esse grupo, mas depois de um Natal na Ong Social Skate entendemos que nos organizando podemos fazer muito mais pelo skate e pela nossa comunidade”, comenta Marcos “Mantega”, do projeto Itaim Skate Or Die, no Itaim Paulista, em São Paulo (SP).

“É isso. Acredito que não seja ‘só esperar’ nos darem algo, temos que construir algo juntos para que fique um legado a ser bem utilizado”, completa Luiz Bob Lee, do projeto Novos Sonhos, na Luz, em São Paulo (SP).

“O Social Skate é um movimento. E a intenção é essa. Fortalecer e organizar aqui no Brasil junto com a CBSk e chamar o mundo inteiro para conversar. Assim como o mundo já é unido no esporte, bora unir em torno do Social Skate”, explica Testinha, que há mais de 20 anos promove inclusão social por meio do skate.

A partir desse retrato sobre a realidade de cada instituição, a intenção é identificar de que forma a Confederação e a Ong podem contribuir na evolução e profissionalização dessas iniciativas. Ao longo do mês de julho, os dados das entidades estão sendo reunidos por meio de uma pesquisa on-line.(clique para visualizar > https://bit.ly/2Ooqnzj ou escreva para social.skate@cbsk.com.br).

Vejam o Vídeo Abaixo: Making Off | ONG Social Skate com Sandro Testinha

Vídeo: Eu Sou Skatista
Facebook: https://www.facebook.com/Souskatista/
Instagram: www.instagram.com/eusouskatista
Email: eusouskt@gmail.com

Reportagem: Rafael Miramoto – Confederação Brasileira de Skate – CBSk

Edição: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72