CBSk e ONG Social Skate, promoveram diálogos online com lideranças de todo o Brasil.

Publicado por AdrenaNews 0

A Confederação Brasileira de Skate e a ONG Social Skate promoveram em 2020, varias ações neste período de pandemia. Em dezembro ocorreu um diálogo online que reuniu lideranças do movimento Skate Social no País.

Desde julho, 46 projetos que trabalham o skate como ferramenta de inclusão social já foram cadastrados no mapeamento que vem sendo realizado. Assim, o encontro abriu espaço para que as iniciativas pudessem compartilhar suas trajetórias e desafios.

“É a primeira vez que a gente consegue juntar essa galera que faz por onde e por muitos. Esperamos muitos encontros para que, quando tudo isso passar, a gente possa conhecer todo mundo pessoalmente. Eu, Testinha, sonho com esse grupo que vai crescer cada vez mais”, comemora Sandro Testinha, da ONG Social Skate

“A proposta do encontro era dar continuidade ao processo de mapeamento dos projetos. Então, a ideia é que a gente pudesse estreitar laços e trabalhar em rede. Unindo e trocando conhecimento do nosso projeto (ONG Social Skate) com os projetos que estão espalhados pelo Brasil”, destaca a pedagoga Leila Vieira, da ONG Social Skate.

Em uma primeira iniciativa conjunta desde que o mapeamento teve início, CBSk e ONG Social Skate enviaram um total de 28 mil máscaras e cerca de 50 litros de álcool em gel para grande parte dos projetos cadastrados, além de entidades filiadas à CBSk, skatistas e colaboradores da Confederação.

“Depois da pandemia ficou mais complicado. Ao invés da gente atender 50 alunos por dia, passamos a atender turmas de 10 alunos por dia. Tivemos o apoio da CBSk com a máscara e isso ajudou pra caramba. A gente está atuando no skateboard e tentando fazer o skate acontecer na cidade”, comentou Rodrigo Riccó, do projeto Skate Cidadão, de São Carlos (SP), no encontro desta quarta.

Além do envio das máscaras, conteúdos relativos às iniciativas também vêm sendo divulgados nas redes sociais da CBSk. Já em outubro, Confederação e ONG lançaram a cartilha Descomplica, material didático que oferece informação estruturada para os projetos. O conteúdo foi desenvolvido pela pedagoga Leila Vieira, da ONG Social Skate a partir das próprias demandas levantadas pelas iniciativas.

Cartilha Descomplica (Clique aqui para baixar!)

Sandro Testinha em ação. Foto: Divulgação – ONG Social Skate

“Através daquela postagem do mapeamento dos projetos sociais do Brasil, o projeto também deu aquela alavancada. Aquele meteoro que explodiu e foi aquela grande base”, destacou David de Paula, do projeto Radical com Cristo, de Ribeirão das Neves (MG).

“Estamos de braços abertos. Nosso objetivo é olhar a ferramenta que a gente tem em mãos, abraçar uma ideia e criar oportunidades. Temos que transformar a vida de cada pessoa que tem contato com o skate”, completa Lauro Netto, diretor da CBSk.

Reportagem: Rafael Miramoto – CBSk

Edição: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72