CBSk divulgou skatistas eleitos para o Comitê de Freestyle.

Publicado por AdrenaNews 209 views0

A Confederação Brasileira de Skate, divulgou os skatistas profissionais eleitos para o Comitê de Freestyle para um mandato de 12 meses.

Guilherme Jansen em ação. Foto: Piu

O mandato vai de março de 2021 a fevereiro de 2022. Como três candidatos ficaram empatados em quinto lugar no período de votação (6 a 9 de março), uma segunda rodada foi aberta de 11 a 14 de março pelo filiadocbsk.com.br.

Para esse novo período de votação, todos os candidatos iniciaram com quantidade zerada de votos. Como houve novo empate no 5º lugar, essa vaga do Comitê foi destinada ao candidato mais velho dentre os empatados. A sistemática tem como base – análoga à eleição presidencial – o inciso 2º do artigo 13 do estatuto da CBSk.

Brownzinho Mendes em ação. Foto: Allison de Carvalho

Confira a seguir a lista completa de votos por candidato. Estão eleitos os cinco primeiros da modalidade.

Freestyle:

Guilherme Jansen Lacerda Das Mercês – Carioca – 7 votos
Alexandre Mendes de Andrade – Brownzinho – 6
Luís Felipe Simas de Lima – Banana – 6
Rogério Antigo – 4
Sebastião Cesar de Carvalho Paiva – Cabeleira (Nascimento – 22/07/1971) – 3
Matheus Navarro Fernandes de Oliveira (Nascimento – 21/07/1991) – 3
Paulo Rosin Citrangulo – Folha – 2
Celso Medeiros Barrientos – Chefe – 1

Eleição:

Para ser eleito (a), o (a) candidato (a) precisava ter no mínimo 1 voto válido. Assim, mesmo caso algum Comitê tivesse 5 ou menos candidatos (as) inscritos (as), estes não estavam automaticamente eleitos (as). Além disso, era permitido ao (à) candidato (a) atribuir 1 voto a si mesmo (a) – dentro do limite de 5 votos por eleitor (a).

Colégio eleitoral:

O colégio eleitoral foi composto por todos (as) os (as) skatistas profissionais reconhecidos (as) pela CBSk e que realizaram cadastro completo – regularizado – no filiadocbsk.com.br até 3 de março. Tanto para eleitores (as) quanto para candidatos (as), o registro regularizado no portal dependia do envio de RG ou CNH e comprovante de residência digitalizados. Obs.: quem se inscreveu no filiadocbsk.com.br entre 1º e 20 de outubro de 2020 – durante o processo eleitoral presidencial da CBSk – e teve cadastro aprovado, também foi considerado integrante do colégio eleitoral.

Solicitação de candidatura:

A solicitação de candidatura foi possível através do envio de e-mail para comunicacao@cbsk.com.br – assunto do e-mail: Eleição dos Comitês das modalidades – candidatura. No corpo do e-mail, o (a) skatista-candidato (a) necessitava informar o nome completo e a modalidade em que obteve reconhecimento como profissional ou que compete como skatista profissional. Só foram aceitas as candidaturas dos skatistas profissionais com cadastro regularizado no filiadocbsk.com.br. Além disso, o (a) skatista só pôde indicar candidatura para o Comitê de uma única modalidade.

Em quem era possível votar?

O (a) skatista só pôde votar no Comitê da própria modalidade em que se profissionalizou ou que compete como skatista profissional, escolhendo até 5 candidatos. Ao realizar login no filiadocbsk.com.br, o (a) skatista profissional precisava atualizar em seu cadastro a modalidade de profissionalização ou de disputa. Essa indicação podia ser realizada no momento da votação, sendo permitido o vínculo a somente uma modalidade.

Vagas por Comitê:

Cada Comitê pode ser composto por até 5 skatistas profissionais – assim reconhecidos (as) pela CBSk e cadastrados (as) no filiadocbsk.com.br até 3 de março.

Representatividade feminina:

No total, 10 mulheres foram eleitas. Para garantir a representatividade feminina, pelo menos uma das 5 vagas de cada Comitê foi destinada à mulher mais votada na modalidade – exceção no caso das modalidades que não têm mulheres entre os skatistas profissionais (Freestyle e Slalom).

Mandato:

Em caráter excepcional e diferente do aplicado até então (mandatos de 24 meses), os (as) eleitos (as) terão um mandato de 12 meses (março de 2021 a fevereiro de 2022), com o objetivo maior de debater com a CBSk diretrizes do skate como esporte considerando as rápidas e constantes mudanças no âmbito esportivo (categorias, normas e regras etc.).

Qual o papel dos Comitês?

Os Comitês das modalidades atuam juntamente com a diretoria da CBSk nas diretrizes da vertente esportiva do skate como órgão independente e consultivo.

Reportagem: Rafael Miramoto – CBSk

Edição: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72