CBSk distribui equipamentos de segurança para projetos inscritos no Skate Social Loterias CAIXA.

Publicado por AdrenaNews 0

O skate está em alta com novos adeptos, especialmente para iniciantes nas escolinhas sociais em todo o Brasil, a Confederação Brasileira de Skate, sabedora deste aspecto está distribuindo um total de 300 kits com capacetes, joelheiras, cotoveleiras e protetores de punho entre 30 dos mais de 100 projetos mapeados pela frente Skate Social Loterias CAIXA.

Victoria Bassi em ação. Foto: Pablo Vaz

Conhecer os equipamentos de segurança é o primeiro passo, pois é quase inevitável sofrer alguns tombos durante a prática desse esporte. O capacete é o equipamento de proteção mais relevante. Isso se deve ao fato de que a cabeça é a parte do nosso corpo que está mais sujeita a sofrer danos graves em decorrência de alguns tombos, existem até mesmo casos de morte ou perda de alguns sentidos com sequelas graves devido a pancadas nessa região do corpo.

Raicca Ventura em ação. Foto: Thiago da Luz – Divulgação STU

Os cotovelos quase sempre se chocam com o chão de maneira brusca após uma queda, é fundamental protegê-los. Como é uma região recoberta apenas por uma camada de pele, os ossos ficam mais suscetíveis a lesões usar cotoveleiras resistentes e que fiquem bem encaixadas é essencial para evitar desde pequenas escoriações até fraturas ósseas.

Projeto Escola de Skate de Urupês, São Paulo. Foto: Divulgação

Outro equipamento que não pode faltar são as joelheiras, item de proteção crucial para os skatistas, já que é comum que os joelhos sofram pancadas devido a quedas. Na verdade, elas têm duas funções. A primeira e mais importante é evitar lesões no caso dessa parte do corpo entrar em contato com o chão, assim como s protetores de punho são importantíssimos também afim de evitar lesões durante as quedas.

Projeto Escola Skate Social, Amontada, Ceará. Foto: Divulgação

Cada uma dos projetos está recebendo 10 kits. O investimento para esse suporte está sendo viabilizado por meio do patrocínio das Loterias CAIXA. Além dos kits com equipamentos de proteção, cada um dos 30 projetos está recebendo 20 coletes e 4 adesivos de rampa. Uma nova etapa ainda prevê a compra e envio de skates para essas iniciativas.

Projeto AVERA, São Vicente, São Paulo. Foto: Divulgação

“Essa é uma demanda que a CBSk detectou junto aos projetos logo nos primeiros diálogos, quando começamos o trabalho de mapeamento. Ficamos muito felizes que o patrocínio das Loterias CAIXA esteja possibilitando mais esse suporte. Esses equipamentos são muito importantes para que os projetos possam conduzir as aulas de maneira segura para as crianças”, destaca Eduardo Musa, presidente da CBSk.

Projeto Real Família, São Paulo. Foto: Divulgação

Por meio do patrocínio das Loterias CAIXA, a CBSk já havia enviado uma primeira leva de kits para esses projetos. Cada uma dessas iniciativas foi contemplada com 200 máscaras descartáveis, 5 litros de álcool em gel e 2 banners que identificam a iniciativa como projeto cadastrado pela CBSk.

Projeto SkatEscola, Teresina, Piauí. Foto: Divulgação

Buscando atender o máximo de regiões do Brasil, o critério de escolha para a definição dos 30 projetos – ainda em outubro de 2021 – levou em consideração a evidência de carência de material e uma estrutura ativa de aulas.

Projeto Futuro do Skate, Santos, São Paulo. Foto: Divulgação

Entre dezembro e janeiro, em mais uma ação de aproximação junto aos projetos, a frente Skate Social Loterias CAIXA realizou o envio de sementes de hortaliças para todas as iniciativas cadastradas. O e-mail de contato com a frente SkateSocial Loterias CAIXA é o projetos.sociais@cbsk.com.br

Projeto Manobra do Bem, Poá, São Paulo. Foto: Divulgação

Skate Escola Loterias CAIXA:

Além da frente Skate Social, a CBSk ainda trabalha com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania o projeto Skate Escola Loterias CAIXA. A iniciativa prevê aulas gratuitas de skate para crianças e adolescentes através de parceria entre Governo Federal e prefeituras.

As Loterias CAIXA e o Governo Federal são os patrocinadores oficiais dos projetos Skate Social e Skate Escola.

Reportagem: Rafael Miramoto – Confederação Brasileira de Skate (CBSk)

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas