CBSk comemora a aprovação de 19 atletas no programa olímpico do Governo Federal.

Publicado por AdrenaNews 0

O Governo Federal anunciou, nesta sexta-feira, a primeira lista de aprovados no programa olímpico para o Bolsa Pódio, que vai até os Jogos de Paris 2024.

Isabelly Avila em ação. Foto: Pablo Vaz

No total, 19 skatistas das modalidades olímpicas Park e Street aparecem na relação, incluindo os 12 nomes que representaram o Brasil nos Jogos de Tóquio. O skate é, ao lado do atletismo, a modalidade do programa olímpico com maior número de aprovados.

Murilo Peres em ação. Foto: Julio Detefon

Durante todo o processo de análise, participaram Governo Federal, Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Confederação Brasileira de Skate (CBSk). A aprovação final ficou a cargo do Governo Federal. Aos 14 anos, Rayssa Leal é a mais jovem contemplada na relação do Bolsa Pódio, considerando todas as modalidades olímpicas.

Rayssa Leal em ação. Foto: Julio Detefon

“Todos os nomes que indicamos foram aprovados para essa que é a principal categoria de bolsas do Governo Federal. E ainda estamos no topo das modalidades com maior número de contemplados. Essa é mais uma grande vitória para o skate brasileiro pensando no ciclo Paris 2024. Uma notícia que chega junto com a confirmação do COI de que estaremos em Los Angeles 2028. Tudo isso só reafirma que estamos nos consolidando entre as modalidades do programa olímpico brasileiro e internacional”, destaca Eduardo Musa, presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

Luiz Francisco em ação. Foto: Julio Detefon

A Bolsa Pódio é a principal categoria do Bolsa Atleta, programa da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Dentre os pré-requisitos para solicitar inscrição, o Governo Federal leva em consideração o histórico recente do atleta nos eventos internacionais da modalidade e a perspectiva de êxito nos eventos do ciclo olímpico que se inicia.

Giovanni Vianna em ação. Foto: Julio Detefon

Confira abaixo a relação completa de aprovados:

Park:

Dora Varella
Isadora Pacheco
Luiz Francisco
Mateus Hiroshi
Murilo Peres
Pedro Barros
Pedro Quintas
Yndiara Asp

Street:

Carlos Ribeiro
Felipe Gustavo
Gabriela Mazetto
Giovanni Vianna
Isabelly Ávila
Kelvin Hoefler
Leticia Bufoni
Lucas Rabelo
Pâmela Rosa
Rayssa Leal*
Virginia Fortes Aguas

Sobre a Confederação Brasileira de Skate:

Nascida em 6 março de 1999, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) é a responsável pela regulamentação e desenvolvimento do skate no Brasil. A gestão da entidade está por trás do crescimento e do fortalecimento de uma modalidade que movimenta mais de R$ 1 bilhão anualmente no Brasil e que conta com mais de 8,5 milhões de praticantes no país. No alto rendimento, o skate tem se mostrado um dos mais vitoriosos esportes do Brasil, com três medalhas conquistas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. As Loterias CAIXA e o Governo Federal são os patrocinadores oficiais da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

Reportagem: Rafael Miramoto – Confederação Brasileira de Skate (CBSk)

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas