CBSk celebra 22º aniversário em ano histórico com entrada do Atleta de Skate no rol de profissões do Brasil.

Publicado por AdrenaNews 206 views0

CBSk celebra 22º aniversário em ano histórico da entrada do Atleta de Skate no rol de profissões do Brasil.

Skate no pé e carteira de trabalho no bolso. Foto: Divulgação

Na semana em que completa 22 anos – 6 de março – em prol do skate, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) celebra a histórica entrada da categoria Atleta de Skate na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Desde 25 de fevereiro, tornou-se possível o registro em carteira profissional (CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social) como Atleta de Skate, permitindo o recolhimento de contribuição junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e aposentadoria como skatista. A vitória é fruto de pedido realizado pela CBSk em outubro de 2020 para o Ministério do Trabalho e Emprego.

Kelvin Hoelfer em ação. Foto: Julio Detefon

“Esse aniversário será com certeza emblemático na história da CBSk. Além de uma conquista para as gerações do presente e do futuro, a entrada dos skatistas no rol de profissões do Brasil é um passo importante para continuarmos quebrando os paradigmas que a sociedade ainda possa ter sobre o skate. Ainda temos o orgulho de celebrar a entrada da modalidade nos Jogos Escolares Brasileiros e a viabilização do projeto Skate Escola, que vai beneficiar quase 4 mil crianças e adolescentes”, destaca Eduardo Musa, presidente da CBSk.

Isadora Pacheco em ação. Foto: Julio Detefon

A conquista dessa nomenclatura e código para os profissionais do skate teve início durante o mês de outubro de 2020, através de requerimentos e esclarecimentos enviados pelo diretor Jurídico da CBSk, Alexandre Costa, ao Ministério do Trabalho.

Pamela Rosa em ação. Foto: Julio Detefon

“Após a análise das justificativas e dos documentos, o Ministério aprovou o pedido e garantiu mais essa importante e inédita conquista e reconhecimento para o skate brasileiro, que agora vê a possibilidade de ter seus atletas recolhendo as prestações previdenciárias como skatistas e ainda se aposentando com essa profissão anotada em seus holerites”, comemora Alexandre Costa.

O ano de 2021 será marcado também pela entrada do skate nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) – esse ano como exibição e, em 2022, dentro das disputas. Sandro Dias será o embaixador da modalidade no evento que acontecerá no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro.

Sandro Dias. Foto: Julio Detefon

Além disso, a partir de março, o projeto Skate Escola vai levar aulas de skate para 3.840 crianças e adolescentes de seis a 17 anos. Idealizado pela CBSk, o projeto foi aprovado e viabilizado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Em um primeiro momento, terá núcleos no Distrito Federal, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Sobre a CBSk:

A CBSk nasceu em 6 de março de 1999, em Curitiba (PR), como fruto de um anseio dos próprios skatistas. Ao longo desses 22 anos, a entidade tem se afirmado na luta para estruturar e regulamentar a modalidade – criação de calendários, rankings, regulamentação de campeonatos, normatização de modalidades e categorias, acesso a benefícios públicos, exposição do skate na mídia e apoio a iniciativas sócio-educativas e culturais.
Os mais de 20 anos da entidade estão retratados no livro #SomosTodosCBSk.

A história da Confederação Brasileira de Skate. A versão digital está disponível para download gratuito no www.cbsk.com.br. Clique aqui para baixar > https://bit.ly/3oTRdPP

Reportagem: Rafael Miramoto – CBSk

Edição: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72